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Avaliação | Porsche 911 Carrera S combina eficiência energética e esportividade

O Mecânica Online® esteve na Alemanha, atendendo convite da Bosch e aproveitou a oportunidade para avaliar alguns modelos que são destaques em desenvolvimento, tecnologia e principalmente esportividade, como é o caso do Porsche 911 Carrera S.

O modelo oferece 400 cavalos de potência (294 kW) a 7.400 RPM e sistema de injeção direta de combustível, precisando de apenas 4,5 segundos para sair da inércia e chegar aos 100 km/h. A velocidade máxima? 304 km/h. Agora, você também é nosso convidado nas principais Autobans alemães.

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Essa matéria abre o super especial de avaliações promovido pelo Mecânica Online® que inicia no dia 10 de janeiro e vai até o final do mês. A iniciativa faz parte das comemorações dos 16 anos de presença do portal na internet. Diariamente uma nova avaliação será destaque.

A Alemanha além de ser considerada o país que fabrica grande parte dos carros mais incríveis que existem, também tem o maior “playground” do mundo para testá-los: as míticas Autobahns – um conjunto de estradas que corta o país de ponta a ponta somando um total de 12.800 km.

É a quinta maior malha rodoviária do mundo, ficando atrás apenas de China, Estados Unidos, Canadá e Espanha. Elas foram idealizadas e construídas por ordem de ninguém menos do que Adolf Hitler.

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Deixando a história de lado, vamos ao que interessa: a avaliação do Porsche!

Atualmente o cliente não procura apenas potência, ele também espera recursos de eficiência nas emissões de CO2 e diferente do que muita gente pensa, o Carrera oferece a função Auto Start-Stop de série, que desliga o motor do veículo quando de uma parada, num semáforo, por exemplo.

O que mais impressiona ao ligar o modelo é o som poderoso da motorização. No visual temos ponteiras de escape duplas em aço inoxidável escovado e jantes Carrera S de 20”.

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Durante os 16 anos de Mecânica Online® já rodamos com centenas de modelos e consideramos normal as pessoas olhando para os veículos que estamos avaliando, principalmente por usarmos adesivos indicando que estamos em avaliação, mas o que esperar de dirigir um Porsche Carrera pelas ruas de Sttutgart e Munique? A mesma coisa!

Na Alemanha o Porsche também atrai olhares e nosso modelo como estava com apenas 2 mil quilômetros despertava os alemães por onde passava.

Mecânica Online® – Para muitos o futuro do automóvel esportivo começa agora com o 911. Combinar baixo consumo, eficiência energética e esportividade revelam o objetivo inconfundível de um Porsche. De série tem um botão SPORT que apimenta ainda mais a condução – maior agressividade e dinâmica do motor.

A combinação dos sistemas de gestão térmica e injeção direta de gasolina, garante o rápido aquecimento do motor e da caixa de transmissão à temperatura de serviço logo após o arranque do motor.

Quando o assunto é motorização nosso modelo é avaliação tinha motorização Boxer 3.8 litros com sistema de injeção direta de gasolina e VarioCam Plus. A potência: 294 kW (400 CV) às 7.400 rpm. E um torque máximo de 440 Nm disponibilizado às 5.600 rpm.

Com a transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK) opcional, o 911 Carrera S acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos e desenvolve uma velocidade máxima de 302 km/h.

Caso a escolha seja por uma tomada mais esportiva, o sistema Porsche Active Suspension Management (PASM), de série, e o chassis esportivo PASM opcional com rebaixamento de 20 mm garantem uma aerodinâmica ainda mais esportiva.

Toda essa potência requer elementos de segurança ainda mais importantes e no sistema de freios do 911 Carrera S as pinças são do tipo monobloco com 6 êmbolos, em vez de 4, para garantir uma distância de frenagem mais curta.

Os faróis bi xênon são de série. A título opcional, estão disponíveis o sistema Porsche Dynamic Light System (PDLS) e os faróis principais LED com Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS+).

Sem dúvidas. O 911 Carrera S conhece as suas origens. E não as renega. Com eficiência, com potência, com caráter esportivo.

No chão – A estabilidade do 911 é excepcional, assim como a distribuição de potência que garante um controle total da tração e a boa rodagem do modelo. Basta pisar no acelerador e não tempo ruim para o Carrera S.

O som vindo do motor é mais um impulso para a esportividade que toma conta de todo habitáculo.

Nas rodovias um item muito importante é o ACC – o piloto automático inteligente, que permite uma condução segura mantendo velocidade e distância do carro à frente.

O 911 vai rapidamente do tradicional ao moderno. O design contemporâneo guarda um sistema avançado de gerenciamento do motor. Entre os vários recursos existe o controle de detonação seletiva por cilindro, de forma que a detonação nos seis cilindros é controlada de forma separada, permitindo também alterar o ponto de ignição para evitar o desgaste dos cilindros e dos êmbolos em alta rotação.

O 911 é produzido numa estrutura combinada de alumínio e aço. Quando aplicado em grandes superfícies e nos locais corretos, o alumínio, por ser mais leve, melhora os consumos e a dinâmica de condução. Tal contribuição melhora a excelente relação peso/potência de, por exemplo, 4,8 kg/kW (3,5 kg/CV) no 911 Carrera S. O coeficiente aerodinâmico é de apenas 0,29 no 911.

E por dentro? Nosso modelo não “falava português”, mas entre as várias configurações de idioma oferecidas pelo modelo, encontramos o espanhol. Ainda assim, preferimos conduzir com o inglês.

Apesar da baixa altura e dificuldade inicial para acessar o interior do veículo, quando a coisa é boa, a gente logo aprende a melhor maneira. Com o ganho na distância entre eixos, o espaço interno ficou ainda melhor, permitindo liberdade para o movimento das pernas e cabeça.

O console central é inclinado, permitindo facilidade no acesso aos comandos. O tradicional volta com a disposição dos cinco instrumentos circulares e com o velocímetro ao centro.

A função Auto Start-Stop – Para muitos veículos esportivos refletem em alto consumo de combustível. Mas o 911 Carrera vai de encontro com essa teoria, mostrando pela eficiência com a disponibilidade do sistema Auto Start-Stop.

Nos veículos com caixa de velocidades manual, este sistema desliga automaticamente o motor quando, por exemplo, desengata a marcha  num semáforo e solta o pedal da embreagem. Nos veículos com transmissão Porsche Doppel-kupplung (PDK), o motor é desligado quando aciona o freio numa situação de espera.

Os sistemas de áudio e comunicação continuam ativos apesar de o motor estar desligado e o ar condicionado automático mantém a temperatura selecionada.

Para o motorista o que realmente muda é o silêncio e a economia no consumo de combustível. Basta acionar a embreagem (transmissão manual) ou soltar os freios (PDK), que o motor liga rapidamente.

 Recuperação de energia – Outro item responsável pela redução dos consumos nos modelos 911 Carrera é o sistema de recuperação de energia elétrica, de série, em que a bateria é recarregada através do gerador, preferencialmente durante as frenagens.

Ao acelerar, a potência do gerador é limitada de acordo com as necessidades. Os sistemas elétricos são alimentados com a energia previamente acumulada.

Velejar – Para reduzir ainda mais os consumos, em determinadas situações de condução está disponível, em conjugação com a transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK), o chamado «Velejar». O motor é desacoplado para evitar o seu efeito de frenagem. O veículo aproveita a sua energia cinética de forma ideal, podendo rodar longas distâncias.

Por exemplo: pretendendo reduzir a sua velocidade de 100 km/h para 80 km/h, por exemplo, perante a aproximação de um limite de velocidade. Quando retirar o pé do acelerador, a PDK providencia o desacoplamento da velocidade engrenada e passa a velejar ao ralento. Quando acionar o pedal do acelerador ou o freio, a PDK engrena novamente a velocidade adequada – em milésimos de segundo, de forma confortável e harmoniosa.

Mais uma possibilidade de reduzir os consumos: o velejar em planos com ligeira inclinação, que permite manter a sua velocidade constante. Eficiente em viagens longas, por exemplo, em uma autoestrada.

Porsche Doppelkupplung (PDK) – A título opcional, está disponível, para todos os modelos 911 Carrera, a transmissão PDK de 7 velocidades, com modo manual e automático. Para passagens de marcha extremamente rápidas sem interrupção do torque do motor.

E tudo isso com valores de aceleração ainda melhores e um consumo menor.

As seis primeiras velocidades destinam-se à condução esportiva – a velocidade máxima é atingida na 6ª velocidade. A 7ª velocidade é longa e reduz o número de rotações, para consumos mais baixos.

A transmissão PDK é composta por duas engrenagens de comando de rotação integradas numa caixa. Duas engrenagens de comando de rotação exigem duas transmissões. Esta transmissão dupla une as duas engrenagens de comando de rotação através de dois veios de transmissão separados que correm alternadamente por união de força com o motor.

Deste modo, o fluxo de força do motor desloca-se por uma engrenagem de comando de rotação e uma embreagem, encontrando-se a velocidade seguinte previamente acionada na segunda engrenagem de comando de rotação. Nas passagens de mudanças, uma embreagem é aberta enquanto a outra é fechada ao mesmo tempo. As passagens de mudanças ocorrem assim em milésimos de segundo.

O efeito sente-se de imediato. A sensação da condução é ainda mais esportiva e dinâmica, conferindo uma agilidade ainda superior. Conforme o programa de mudança de velocidades (botão SPORT ativado ou desativado), a passagem ocorre de «extremamente confortável» até «extremamente esportiva».

A direção com assistência elétrica também tem função na economia de comsbutível. Como normalmente um veículo anda 90% do tempo na direta reta, com a manutenção constante da direção do veículo, em apenas 10% do tempo acontece o acionamento da direção, reduzindo de forma sensível o consumo de energia elétrica para seu consumo, ou anteriormente, sistema hidráulico para esse acionamento.

O freio de estacionamento também é elétrico e pode ser ativado ou desativado de forma manual. Estando o freio ativo, basta o motorista acelerar o modelo que automaticamente o “freio de mão” é liberado. A função «hold» também facilita em situações de aclives ou declives.

Ao arrancar em subidas acentuadas, por exemplo, o sistema mantém automaticamente a pressão dos freios nas quatro rodas por alguns segundos, evitando que o veículo deslize no sentido contrário;

Em interessante quando avaliamos veículos e encontramos o que há de mais recente em tecnologias. No caso dos airbags o sistema varia o nível de acionamento em função da gravidade do acidente. A primeira etapa é acionada quando sistema interpreta que o acidente foi de menor gravidade, não sendo totalmente inflado e reduzindo assim, a carga sobre os ocupantes.

Sensores no túnel central do modelo e também mais dois sensores complementares na área dos faróis detectam e avaliam quando uma colisão acontece e sua precisão.

Piloto automático adaptável com o PAS (Porsche Active Safe) – Este sistema encontra-se disponível, a título opcional, e permite controlar a velocidade em função da distância do veículo da frente.

Um sensor radar monitoriza uma área até 200 m da faixa de rodagem à sua frente. Quando ajusta uma determinada velocidade e se aproxima de um automóvel que circula à sua frente a uma velocidade inferior, o sensor radar detecta esse automóvel.

O sistema reduz então a velocidade do seu automóvel através da desaceleração ou de uma frenagem adequada à situação até ao máximo de 3,5 m/s2, até que fique à distância previamente definida.

O seu automóvel passa a circular à velocidade do automóvel à sua frente. Caso este continue a reduzir, o sistema continua a reduzir a velocidade – até à imobilização.

Se detectar uma redução da distância, o sistema coloca os freios em alerta para aumentar a segurança.

As operações de frenagem mais fortes têm, no entanto, de ser realizadas pelo próprio condutor. Caso a sua faixa de rodagem volte a ficar livre, o automóvel acelera até retomar a velocidade inicialmente ajustada.

No caso de uma aproximação demasiado rápida ao veículo da frente, o Porsche Active Safe (PAS) avisa-o por meio de um sinal acústico e óptico. Para além disso, é desencadeado um breve impulso de frenagem e, eventualmente, é chamado a intervir – nesse caso, uma frenagem iniciada pelo condutor é reforçada dentro de determinados limites do sistema.

A sensação de dirigir pela primeira vez um Porsche foi muito interessante, ainda mais na Alemanha e com suas vias que permitem uma condição rápida e ao mesmo tempo segura.

Não era de esperar que os alemães ficassem tão encantados pelo novo Porsche 911 Carrera S, despertando interações pelo centro de Munique quando estávamos passeando.

Partindo de 110 mil euros, até mesmo na Alemanha o Porsche é um veículo caro, por isso mesmo, tão desejado e admirado por onde passa.

Gostaria de agradecer a Bosch pela oportunidade e convite, como também ao representante da Porsche no Brasil, que realizou o contato com a empresa na Alemanha para disponibilidade do modelo, que foi escolhido aqui no Brasil.

A atenção e receptividade dos alemães no centro de imprensa da Porsche, em Sttutgart, foi excelente. Explicando todos os detalhes do modelo e disponibilizando todas as informações para o melhor aproveitamento do teste com o modelo.

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