No ano de 2015 foram financiados 5.311.872 veículos em todo o Brasil. Deste total, 2.338.574 são unidades novas e 2.973.298 usadas. O número revela uma queda de 16,9% em relação a 2014. Somente no mês de dezembro foram 465,5 mil veículos comercializados por meio de crédito, o que representa crescimento de 14,9% em relação a novembro. Quando comparado a dezembro de 2014, a queda é de 25,5%.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.
“A situação econômica do Brasil em 2015 não inspirou a confiança no consumidor para a compra do veículo financiado. A queda da renda real e o aumento do desemprego foram fatores-chave para a deterioração da confiança”, afirmou Marcus Lavorato gerente de Relações Institucionais e Inteligência de Mercado na Cetip.
Do total de financiamentos em 2015, os veículos usados tiveram queda de 8% em relação ao ano anterior. Já as novas unidades apresentaram baixa de 26% com a mesma base de comparação.
Levando-se em consideração apenas o mês de dezembro, foram 198,4 mil novos veículos vendidos por meio do financiamento, alta de 17,9% em relação a novembro, e 267,1 mil unidades usadas, 12,8% superior ao mês anterior. Em relação a dezembro de 2014, novos e usados apresentam baixas de 36,8% e 14%, respectivamente.
Os financiamentos de autos leves somaram 4.172.172 de unidades em 2015, queda de 16,7% em relação a 2014, sendo 1.442.291 unidades novas (baixa de 29,3% em relação ao ano anterior) e 2.729.881, queda de 8%.
Autos leves entre quatro e oito anos chegaram a 1.450.320 de unidades financiadas, apresentando a menor queda no acumulado do ano entre todas as faixas de uso, com baixa de 3%. Já os autos leves novos, que totalizaram 1.442.291 unidades, apresentaram decréscimo de 29,3% em relação a 2014, revelando a maior queda de financiamento de carros quando comparados por tempo de uso.
O consórcio foi a modalidade que apresentou menor queda na comparação entre os acumulados de 2015 e 2014, com baixa de 2,9%. Levando em consideração apenas o mês de dezembro, os números de veículos consorciados tiveram baixa de 0,8% na comparação anual.
Os autos leves tiveram o melhor desempenho no consórcio em relação ao acumulado do ano, com alta de 3,1%. Veículos usados consorciados puxaram esta alta, com crescimento de 18%. Esses dados levam em consideração cotas de consórcio contempladas, mas não quitadas.
O prazo médio para financiamento manteve-se praticamente estável entre autos leves de todas as idades. Em 2015, unidades novas passaram de 38 meses para 37,8 meses, apresentando queda de 0,7% na comparação em 2014 e 2015. No total, levando-se em conta todas as faixas, a média de tempo de financiamentos passou de 40,5 meses para 40,6 meses para financiar autos leves.