domingo, 5 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Motor FPT 10.3L equipa nova linha de caminhões Ford Euro V na Argentina

A FPT Industrial, uma das maiores produtoras de motores industriais do mundo, é a fornecedora do motor FPT 10.3L Euro V para a Ford equipar dois dos seus modelos de caminhões Cargo na Argentina.

O propulsor, que também é produzido na planta argentina da FPT industrial, em Córdoba, é o mais leve e compacto destinado ao segmento de caminhões pesados e já está presente no Brasil com os modelos da marca.

- Publicidade - Ofertas FIAT

[box type=”info” align=”aligncenter” ]- O motor da FPT Industrial de 10,3L Euro V garante alta performance aliada a um reduzido consumo de combustível. Trata-se do mais leve motor destinado ao segmento de caminhões pesados.
– Motor equipa os novos modelos Cargo 2042 4×2 e Cargo 2842 6×2 Euro V para o mercado argentino.
– Produzido em Córdoba, o primeiro lote de motores foi entregue no segundo semestre de 2015.[/box]

O emprego de materiais nobres garantiu robustez, alta potência, maior economia de combustível e menores custos de manutenção aos equipamentos. Marco Aurélio Rangel, presidente da FPT Industrial na América Latina, ressalta que “a empresa já estava preparada para atender o mercado argentino no que diz respeito à legislação Euro V, pois a unidade de Córdoba já atendia o mercado brasileiro com motores desta família Euro V desde 2012”.

FPT 10,3L, idealizado para atender às condições mais severas de operação O propulsor que equipa os modelos Cargo 2042 4×2 e Cargo 2842 6×2 possui seis cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, injeção eletrônica e aftercooler.

- Publicidade -

Sua potência máxima é de 420 hp a 2100 rpm com torque máximo de 1900 Nm a 1050 rpm. Ideal para aplicações mais severas, o FPT 10,3L possui freio motor por descompressão (CEB), um sistema patenteado que garante potência de frenagem até 30% maior e resulta em maior segurança, maior vida útil do sistema de freios do caminhão e dos componentes do motor.

O comando do ventilador de alta velocidade é acionado por polia eletro-magnética e reduz em até 1,5% o consumo de combustível. O propulsor conta com turbina de geometria variável (VGT) com aftercooler, o que garante uma resposta rápida, principalmente nas trocas de marcha.

O resultado é a maior economia de combustível. Produzido com materiais de alta tecnologia, o FPT 10,3L tem peças mais robustas e entrega alta confiabilidade e eficiência, além de soluções técnicas que visam a redução de peso, como a tampa do comando de engrenagens em plástico e carcaça do volante em alumínio.

- Publicidade - Ofertas FIAT

As robustas unidades injetoras de alta pressão são homologadas para a legislação Euro V, têm pressão de 1800 bar, garantem uma combustão mais limpa e manutenção mais fácil. Os balancins integrados em um mesmo eixo no FPT 10,3L formam um layout compacto e trazem maior robustez.

Tudo isso proporciona redução dos custos de manutenção, preservação da integridade dos componentes, além de economia no consumo de combustível. Os motores utilizam sistema de pós-tratamento dos gases de escape (SCR) com aquecimento nas linhas de ARLA 32. A solução foi criada para evitar o congelamento das mesmas, caso o veículo transite em ambientes com baixas temperaturas.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação