A empresa internacional especializada em desenvolvimento de logística de Shanghai, a HouYi JunJie Logistics, modificou recentemente seu primeiro guincho-plataforma de câmbio manual – o guincho foi equipado com uma transmissão totalmente automática Allison para melhorar segurança, capacidade de arranque, aceleração, eficiência operacional e conforto ao dirigir, além de reduzir os custos de manutenção do veículo.
A HouYi JunJie Logistics alterou o chassi do caminhão FOTON BJ5089TQZ-F2 para incluir uma transmissão totalmente automática Allison 1000 Series™. Os veículos guinchos-plataformas utilizados para transportar automóveis de luxo exigem aceleração segura e suave além de excelente arranque em subidas.
A vantagem de uma transmissão Allison é que ela também oferece conforto e facilidade de manobra. Com um total de 6 marchas para frente, e uma marcha-a-ré, um torque de 500 N•m e força de entrada de 115 kW, o veículo recém equipado com a transmissão Allison atende estas exigências rigorosas.
Atualmente, a frota de rebocadores da HouYi JunJie Logistics conta com mais de 30 guinchos-plataformas com câmbio manual, usados principalmente para transportar veículos novos de luxo de porta a porta em viagens entre cidades a longa distância.
Geralmente, estes guinchos-plataformas trafegam por centenas de quilômetros em estradas com terrenos inclinados e acidentados. Cada viagem normalmente exige dois motoristas que alternam a direção por vinte e quatro horas sem parar, para completar a entrega da maneira mais eficientemente possível.
Shi Guohua tem mais de 10 anos de experiência dirigindo guinchos-plataformas manuais em longas distâncias, e como motorista do novo caminhão equipado com a transmissão Allison, já se mostra muito animado com as vantagens do novo veículo.
“Em um congestionamento, dirigir um guincho-plataforma equipado com uma Allison é especialmente fácil. O arranque e a aceleração fortes me ajudam na manutenção das velocidades mais altas e de uma operação suave ao trafegar em estradas muito íngremes”.
De acordo com Guohua, que já dirigiu mais de 4.000km nas últimas duas semanas, o veículo equipado com Allison demanda muito menos esforço para dirigir. “Sinto muito menos estresse e ainda economizo tempo e dinheiro para a empresa”.
O conversor de torque patenteado da Allison multiplica o torque do motor no arranque, proporcionando excelente capacidade de saída e aceleração. Além disso, a Continuous Power Technology™ possibilita uma transferência de força mais suave para as rodas, com cada mudança de marcha feita automaticamente no momento exato. Isto não somente melhora a eficiência, mas também garante o conforto e segurança da condução do veículo.
O Capitão da frota, Qiao Jingchao, explicou que a mudança do guincho-plataforma manual para a transmissão totalmente automática Allison se deu para concretizar o compromisso da empresa em proporcionar transporte altamente eficiente e de alta qualidade para seus clientes. É também uma medida importante para reduzir custos de manutenção, que é também uma preocupação marcante da empresa.
Uma vez que as transmissões Allison utilizam um conversor de torque ao invés de uma embreagem seca, a transmissão Allison exige menos manutenção e nenhuma substituição de embreagens, diferentemente das unidades manuais.
Isso também elimina os desgastes do sistema do trem de força causado pelas frequentes operações da embreagem. Ficam somente as rotineiras substituições do óleo e dos filtros, reduzindo amplamente os custos de manutenção incorridos devido à pouca experiência dos motoristas.
“Esperamos obter mais guinchos-plataformas equipados com as transmissões automáticas Allison no futuro”, afirmou Jingchao. “As transmissões Allison reduzem os custos de manutenção da frota para nossa meta, proporcionando serviços mais eficientes para nossos clientes.”