O PEUGEOT 3008 DKR propõe uma visão extrema do Novo SUV 3008, ressaltando seus elementos mais marcantes e suas proporções bestiais.
O carro de corrida mantém-se fiel à atitude e à postura do SUV, com uma célula preta que recobre as generosas caixas de rodas e um friso cromado realçando a linha de teto.
Vistos de frente e de trás, os dois veículos apresentam elementos semelhantes, como os faróis, a grade e a faixa transversal com garras vermelhas nas lanternas.
Do ponto de vista técnico, a Peugeot Sport fez um trabalho focado principalmente no conjunto de suspensão (amortecedores e geometria) para melhorar o comportamento do veículo nas situações adversas que o Rally Dakar reserva.
O sistema de refrigeração e o peso do carro também mudaram, porém, sua estabilidade diferenciada se mantém mesmo com o acréscimo de alguns elementos de reforço.
A partir de agora o DKR também integra um sistema de climatização que certamente será muito apreciado pelas equipes.
O motor foi outro foco importante no trabalho da equipe da Peugeot Sport, começando pela adaptação à nova regulamentação da FIA que reduziu o diâmetro do restritor de admissão de ar de 39 mm para 38 mm nos veículos a diesel com tração em duas rodas, causando perda de cerca de 20 cavalos.
Os engenheiros tentaram compensar, tanto quanto possível, este inconveniente, mas sobretudo aprimorar a facilidade de utilização do motor em baixas rotações.
Sébastien CRIQUET, designer do PEUGEOT 3008 e do PEUGEOT 3008 DKR – “Quando criamos o Novo PEUGEOT 3008, sonhávamos em ir ainda mais longe e com uma versão extrema. Quando a Peugeot Sport nos pediu para desenvolver o carro do Dakar 2017, ficamos entusiasmados com a possibilidade de interpretar como seria o 3008 nas condições da competição, algo realmente selvagem”.
“As características técnicas do carro de corrida são ditadas pelas regras da engenharia, mas fomos buscar a inspiração do seu design no trabalho que fizemos no carro de série, com alguns elementos únicos que conferem essa aparência de dinamismo e de força ao novo PEUGEOT 3008 DKR: as grandes rodas e a célula preta em Black Diamond, assim como os faróis, a grade, a faixa transversal e as garras vermelhas nas lanternas”.
Jean-Philippe IMPARATO, CEO da Peugeot – “O novo 3008 DKR simboliza a próxima etapa do engajamento esportivo da Peugeot nos ralis cross-country. A tração nas duas rodas do carro de corrida, outra característica que o DKR compartilha com sua versão gêmea para estrada, já deu provas de sua eficiência nas pistas de rali e passou a ser imitada. O Team Peugeot Total realizou uma brilhante temporada em 2016 e os progressos técnicos obtidos no novo PEUGEOT 3008 DKR devem favorecer a conquista de novos títulos”.
Bruno FAMIN, Diretor da Peugeot Sport e manager do Team Peugeot Total – “Tentamos melhorar todos os pontos que causaram problemas até agora, ao mesmo tempo em que continuamos a desenvolver o potencial do nosso conceito, especialmente em matéria de suspensões. Começamos a colher os frutos de uma experiência significativa, mas nunca se sabe o que pode nos reservar uma competição como o Dakar!”.
Dream team na linha de largada – As duplas de 2017 do Team Peugeot Total permanecem inalteradas. Stéphane PETERHANSEL / Jean Paul COTTRET, Carlos SAINZ / Lucas CRUZ, Cyril DESPRES / David CASTERA e Sébastien LOEB / Daniel ELENA estarão na largada do Dakar 2017 a bordo de quatro PEUGEOT 3008 DKR.
Durante as últimas corridas e testes sucessivos realizados na Espanha e no Marrocos, o Dream Team demonstrou ter espírito de equipe e solidariedade excepcionais.
Todos se mobilizaram para se preparar da melhor maneira possível para o Dakar 2017, que promete grandes dificuldades.
Como em 2015, o Team Peugeot Total efetuará um ensaio em condições reais devido ao Rali do Marrocos (de 3 a 7 de outubro), quando o novo PEUGEOT 3008 DKR será testado durante a corrida pela dupla Carlos SAINZ / Lucas CRUZ.
Eles estarão na companhia de Cyril DESPRES / David CASTERA, que depois de uma belíssima vitória no Silk Way Rally, vão protagonizar a última participação oficial do PEUGEOT 2008 DKR.