Com a proximidade do feriado prolongado da Proclamação da República, milhares de brasileiros tomam as estradas para aproveitarem seus momentos de folga.
Para uma viagem tranquila e sem sustos, é muito importante prestar atenção aos itens de segurança dos veículos. Entre esses artigos, estão os pneus, que são o principal elo entre o veículo e o solo.
Eles influenciam diretamente todo o comportamento dinâmico de um carro e suas boas condições favorecem a segurança do motorista e dos passageiros.
Reconhecer o momento ideal para a troca deles é uma tarefa muito importante que a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, faz questão de explicar aos consumidores.
“Existem muitas variáveis que podem determinar o momento certo para realizar a troca dos pneus”, comenta José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil.
“Pode variar de acordo com o tipo de pneu (radial ou diagonal), com o volume de carga transportada, a maneira como o motorista conduz o veículo (freadas, arranque, curvas, etc), o tipo de estrada onde o veículo trafega, o clima, a manutenção correta e alguns outros fatores.”
Desta maneira, o motorista deve adotar o TWI (Indicadores de Desgaste da Banda de Rodagem) como principal indicativo a ser considerado.
Eles são ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’, interferindo na segurança e se tornando passível de autuação pelas autoridades de trânsito.
“A regra TWI só não é válida para pneus com bolhas, rasgos ou perfurações, que nestes casos devem ser substituídos imediatamente”, comenta Quadrelli.
Caso ocorra a necessidade da troca, como saber qual tipo de pneu é ideal para cada carro?
A primeira dica é checar o manual do veículo e verificar quais são as medidas e o índice de carga e velocidade do pneu do carro. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter tais informações.
Caso o pneu velho seja original, é possível verificar estas informações em suas laterais. Lá constam dois números separados por uma barra que indicam largura e altura.
A letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, por exemplo, o pneu 175/70R13 82T tem 175 mm de largura de seção, altura igual a 70% da largura de seção, é radial e é montado em rodas de aro 13 polegadas.
Se não houver letra é porque ele é diagonal. O número 82 é o índice de carga e indica que ele suporta uma carga de 475 kg.
Já a letra T é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado a velocidade de 190 km/h quando submetido à carga máxima.
Além destas orientações, é preciso que, em um mesmo eixo do veículo, os pneus sejam iguais (mesma marca, modelo e medida), pois podem ser fabricados de forma diferente e com componentes que interfiram no comportamento do veículo.
“Pneus de dimensões diferentes não devem ser montados no mesmo carro, a não ser em casos nos quais o automóvel já vem de fábrica com medidas diferentes nos 2 eixos, como ocorre com alguns modelos super-esportivos”, finaliza Quadrelli.