A espera por um dos utilitários esporte premium mais bem-sucedidos do mercado mundial acabou. Em coletiva de imprensa realizada no Salão do Automóvel de Genebra, a Volvo Cars revelou o sucessor do XC60, o SUV médio mais vendido da Europa, com cerca de 1 milhão de unidades desde seu lançamento, há nove anos.
Atualmente, o modelo é responsável por 30% das vendas globais fabricante sueca.
“Temos uma forte herança em projetar SUVs estilosos e dinâmicos que oferecem a mais alta tecnologia da atualidade. O novo XC60 não é diferente. É o carro perfeito para um estilo de vida ativo e representa o próximo passo em nosso plano de transformação”, afirma o presidente e CEO, Håkan Samuelsson.
Nova tecnologia de conforto e segurança – O novo XC60 é um dos carros mais seguros já fabricados pela indústria automotiva. Repleto de novas tecnologias, o modelo será equipado com o inovador City Safety com Assistente de Direção.
Um novo sistema de segurança chamado Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation) utiliza o Assistente de Direção a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária, enquanto o Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System) usa essa mesma funcionalidade para reduzir o risco de colisões de mudança de faixa.
“Nós nos concentramos na construção de um carro que ofereça prazer em todos os sentidos – de uma visão dominante à frente da estrada em uma cabine bem decorada para uma viagem segura, inspirada e confiante”, diz o vice-presidente sênior de Produto e Qualidade, Henrik Green.
“Temos prestado especial atenção em tornar a vida mais fácil para os nossos clientes, fornecendo a eles elementos de conforto e serviços para deixar seu dia-a-dia livre de complicações”.
O Pilot Assist, sistema avançado de direção semiautônoma da Volvo auxilia o condutor na direção, aceleração e frenagem em pistas bem sinalizadas até 130 km/h, estará disponível como item opcional.
Desempenho – O novo XC60 vai oferecer o premiado motor híbrido T8 Twin Engine, na versão topo de gama, com 407 hp de potência máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos.
“Temos uma ampla gama de motorização. O SUV médio será lançado com o motor diesel D4 (190 hp) e D5 com tecnologia Power Pulse (235 hp). Também dispomos do T5 a gasolina (254 hp) e do T6, que com turbocompressor e supercharger, oferece 320 hp e 400 N.m de torque”, acrescenta Henrik Green.
Mas não é apenas sob o capô que o novo XC60 oferece desempenho elogiável. O novo sistema de climatização de quatro zonas CleanZone remove os poluentes e as partículas nocivas para fora da cabine para fornecer ar fresco no interior.
A oferta de serviços de infotainment e conectividade para o motorista, Sensus e o aplicativo Volvo On Call, receberam uma atualização gráfica aprimorada.
Como nos carros da série 90, a integração do smartphone com os apps CarPlay e Android Auto também estará disponível.
O Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego, também foi atualizado.
Agora o recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.
Sensação esculpida
“O XC60 não foi projetado apenas para ser visto, mas sim para proporcionar a melhor experiência ao dirigir. O exterior tem um porte atlético com uma sutil e atemporal qualidade. O interior é uma composição magistral de arquitetura bem-resolvida, materiais elegantes e tecnologia de última geração – todos esses elementos perfeitamente combinados. O XC60 oferece uma verdadeira experiência escandinava que fará com que nossos clientes se sintam especiais”, afirma Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de Design da Volvo.
O novo XC60 entrará em produção em meados de abril na fábrica de Torslanda, na Suécia.