Discreta atualização do Renault Duster busca evidenciar suas características de robustez por um preço tangível quando comparado aos seus concorrentes – O Salão do Automóvel de 2014 já previa que o segmento de SUVs estaria com os dias contados para ver novos concorrentes. Primeiro veio o Honda HR-V, depois o Jeep Renegade e essa semana chega o Peugeot 2008, sem falar que o EcoSport continua forte na briga.
A missão do Duster é se manter atrativo frente à concorrência oferecendo preço justo e mais equipamentos e qualidade nos materiais. Estivemos na apresentação realizada para a imprensa especializada e vamos ver o que realmente mudou no modelo.
Desde 2011 no mercado brasileiro, o Duster recebe sua primeira atualização, no que chamamos de metade do seu ciclo de vida. A primeira vista você pode perguntar se realmente a Renault mudou algo, mas a engenharia da marca trabalhou bem na melhoria do seu produto.
A mudança mais evidente se deu na grade, que antes era cromada, e agora é preta, além dos novos faróis, lanternas com LED, para-choques, rodas e barra do teto. Durante nossa primeira impressão constatamos melhora também no isolamento acústico e as vedações, que passaram por otimizações.
A melhora interna também entra no Duster. O painel central recebeu uma moldura em preto brilhante, o famoso “black piano”, os bancos foram revistos e redesenhados, o painel de instrumentos também é novo e a cobertura do porta-malas passa a ser rígida. O acabamento ganhou em qualidade e esmero. Os painéis de porta trazem detalhe em tecido e os bancos podem ser bicolores.
Design – As novidades na dianteira são: o novo para-choque, os novos faróis e a nova grade. O novo conjunto óptico revela imponência e dá ao mesmo tempo um toque de ousadia e sofisticação. Os faróis com máscara negra, juntamente com os faróis de neblina, dão mais força ao visual. O novo para-choque dianteiro traz acabamentos em tom cinza. Outra novidade é a colmeia na parte inferior, o que reforça ainda mais a robustez.
Já na traseira o novo para-choque, as novas lanternas e o novo puxador da tampa do porta malas, formam um conjunto robusto e moderno, além dos refletores de luzes na parte inferior, que garantem mais segurança principalmente à noite. Mas o que chama mais a atenção são as lanternas em LED, que dão um toque de modernidade e sofisticação à traseira.
Já na lateral temos as novas rodas de 16 polegadas, disponíveis nas versões Expression e Dynamique. As barras do teto com o acabamento em duas tonalidades e com a inscrição Duster, transmitem mais força ao modelo.
Para reforçar ainda mais o espírito do verdadeiro mundo SUV, o Novo Duster 2016 chega na exclusiva cor Marrom Safari. A cor foi baseada nas tendências da moda, arquitetura, decoração, produtos de design e elementos da natureza que representam o universo do modelo. O Marrom Safari, além de remeter ao contato com a natureza, traz também refinamento e status. Em todas as versões, exceto na 4X4, vários detalhes internos do carro, como os contornos nas saídas de ar, são na cor marrom. Na versão 4×4 a cor se encontra no painel central e nos bancos.
Assim como os outros produtos da gama Renault, o design do Novo Duster 2016 foi desenvolvido com a participação do Renault Design América Latina (RDAL), localizado em São Paulo, o único estúdio de desenho e estilo da marca no continente americano.
Interior em detalhes – O novo quadro de instrumentos agora possui iluminação branca com três mostradores: o conta-giros e o velocímetro, analógicos, e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo multifuncional. Ele permite ao motorista verificar o consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total e parcial na viagem.
O indicador de trocas de marchas, Gear Shift Indicator (GSI), auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente, onde sugere ao motorista quando deve reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características do propulsor.
No painel central, a moldura em Black Piano, que envolve o Media NAV, dá um toque de modernidade ao acabamento. Para a acomodação e organização de pertences, o modelo ganhou novos porta objetos nas portas, no painel e no console central.
São três diferentes tecidos conforme as versões e na versão 4X4 temos o acabamento do painel de instrumentos é sempre na cor marrom e, ainda, há a opção de bancos em couro também na tonalidade.
Na parte traseira, o amplo porta-malas de 475 Litros, o maior entre os principais concorrentes, agora é equipado com tampa rígida e dobrável, facilitando o acesso aos objetos e apoio na parte superior do compartimento.
O Novo Duster 2016 traz piloto automático com limitador e controlador de velocidade e vidros com acionamento elétrico traseiro na versão Dynamique. A lista de itens de série inclui airbags duplos, freios ABS, direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), computador de bordo com seis funções, abertura interna do tanque de combustível e novo volante ergonômico.
Mais conectividade com o Media NAV Evolution – O Media NAV que equipa o Novo Duster 2016, agora na versão Evolution, e está mais moderno e com mais recursos. Além do GPS, Bluetooth e rádio, as novidades do Duster no sistema com tela sensível ao toque de sete polegadas, integrada ao painel, inclui visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do ar-condicionado automático e as funções Eco-Coaching, que avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e o Eco-Scoring, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico.
O Media NAV Evolution oferece mais conectividade, pois permite o acesso as informações de trânsito em tempo real, com atualizações por meio da tecnologia TMC (Traffic Message Channel).
Também é possível acessar as mídias sociais, Facebook e Twiter, e consultar por meio do aplicativo Aha, via smartphone, a várias informações que facilitam o dia a dia, como opções de hotéis que constam na base de dados TripAdvisor®, opções de restaurantes da base de dados Yelp®, informações climáticas da base Custom Weather e acesso a web rádios de todo o mundo.
Para os usuários do aparelho celular iPhone, também é possível utilizar as facilidades do aplicativo SIRI, o qual capta o comando voz do motorista, permite a busca de músicas e pessoas da lista de contatos, sem tirar as mão do volante.
Mecânica Online – As motorizações 2.0 16V e 1.6 16V apresentam novidades no Novo Duster 2016, pois obtiveram evoluções em torque e potência.
O motor 2.0 16V ganhou 6cv e agora tem 148cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. Também houve ganho de 1 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 18,8 kgfm a 2.250 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,6 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 17,9 kgfm a 2.250 rpm quando abastecido com gasolina.
No motor 1.6 16V houve ganho de 1,0 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,6 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,5 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,1 kgfm a 2.500 rpm quando abastecido com gasolina.
Os motores do Duster são destaque no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), elaborado pelo Inmetro, com nota “A” em consumo de combustível em três versões, todas com câmbio manual: Dynamique 1.6 16V, Dynamique 2.0 16V e Dynamique 2.0 16V 4X4.
E para ajudar ainda mais na eficiência, o Novo Duster 2016 é equipado com a função EcoMode, que pode ser acionada por meio do botão localizado no painel. Quando acionada, a função limita a potência e o torque do motor, e reduz a potência do ar-condicionado, o que permite uma redução de 10% no consumo de combustível.
Versões – O Novo Duster 2016 é oferecido em cinco versões, duas motorizações e duas opções de câmbio: Expression 1.6 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 com câmbio automático e Dynamique 2.0 16V 4×4 com câmbio manual. Abaixo, os principais itens de série de cada versão:
• Expression 1.6 16V câmbio manual: airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, faróis máscara negra, brake light, rodas aro 16 polegadas de ferro com design standart, retrovisores na cor preta, para-choques bicolores, rádio CD MP3 double DIN + USB + Bluetooth, rodas aro 16 polegadas de aço, vidros elétricos, alarme perimétrico, assento do condutor com regulagem de altura, barras no teto. Como opcional rodas aro 16 polegadas de liga leve.
• Dynamique 1.6 16V câmbio manual e Dynamique 2.0 16V câmbio manual e câmbio automático: os mesmos equipamentos da versão Expression 1.6 16V, mais, Media NAV Evolution, faróis de neblina, para-choques na cor da carroceria, rodas aro 16 polegadas de liga leve, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, computador de bordo, tomada 12V no compartimento traseiro e vidros do motorista com comando one touch Como opcional bancos em couro, piloto automático e câmera de ré.
• Dynamique 2.0 16V 4×4 câmbio manual: os mesmos equipamentos da versão Expression 2.0 16V, mais, bancos em couro (opcionais), para-choques bicolores, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor cinza escuro. Como opcional bancos em couro, piloto automático e câmera de ré.
Pós-venda – O Novo Duster 2016 tem garantia de fábrica de três anos ou 100 mil quilômetros rodados, prevalecendo o que ocorrer primeiro. O plano de manutenção do modelo prevê revisões periódicas a serem feitas em intervalos de 10.000 quilômetros ou a cada ano de uso.
A rede de concessionárias Renault, que conta hoje com 294 pontos, oferece para os proprietários o programa “Revisão com Preço Fechado” e o “Pacote de Preço Fechado de Peças”, que reúne os principais itens de desgaste e manutenção. Esses dois serviços permitem aos clientes saberem de forma antecipada quanto gastarão para a realização de reparos, já que os preços sugeridos dos dois pacotes incluem os valores de peças e mão de obra.
Os proprietários do Novo Duster 2016 também contam com o apoio do Renault Assistance, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas por dia. Caso necessário, o Renault Assistance envia um técnico para realizar pequenos reparos no local e, quando for o caso, providencia a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima. O serviço é oferecido gratuitamente por 24 meses após a compra.
Preços e conteúdo – A versão de entrada é a Expression 1.6 (R$ 62.990), que tem airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, travas e vidros elétricos, volante com regulagem de altura, rodas de 16 polegadas de aço, sistema de som com Bluetooth, alarme, assento do motorista com regulagem de altura e barras no teto.
Já a Dynamique, que engloba as versões 1.6 manual (R$ 67.990), 2.0 manual (R$ 72.990) e 2.0 automático (R$ 75.990), traz a mais o sistema de entretenimento Media NAV Evolution, faróis de neblina, para-choques na cor da carroceria, rodas de 16 polegadas de liga leve, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, computador de bordo e vidro do motorista do tipo “um toque”.
A versão Dynamique 2.0 4×4 manual (R$ 78.490) ainda tem de série para-choques bicolores e rodas de 16 polegadas de liga leve na cor cinza-escuro.
O Novo Duster 2016 chega às concessionárias em meados deste mês, com garantia de três anos ou 100 mil quilômetros rodados. A expectativa da Renault é vender 45 mil unidades por ano, sendo 75% desse montante respondendo pela motorização 1.6 e o restante a 2.0. A participação da versão 4×4 nesse mix deve ser de 6%. Desde o seu lançamento, já foram vendidas 150 mil unidades do Duster no Brasil.
Teste On e Off-Road – A Renault resolveu mostrar na prática tudo que é capaz de fazer o Duster. Através de um circuito fora de estrada foi possível testar os atributos da versão 4×4. Os bons ângulos de ataque e de saída, a altura em relação ao solo, a suspensão traseira multilink e a primeira marcha 30% mais curta que a da versão 4×2 agradam bastante. Outro ponto positivo dessa versão é a opção de tração integral sob demanda, que melhora a estabilidade também em estradas pavimentadas.
O modelo exige mais da habilidade do motorista, pois faltam recursos de tecnologia como assistentes de descida ou mesmo subida em rampas e bloqueio do diferencial. Ainda assim, considerando sua boa relação custo x benefícios, o Renault Duster é um modelo a ser considerado em qualquer comparativo.