sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Passado, presente e futuro encontram-se nos estandes da Scania na Fenatran 2017

As novidades e soluções da Scania estão caracterizadas na Fenatran por dois estandes conectados entre si, sendo um principal, com mais de 2.000 metros quadrados, e o segundo, de 700 metros quadrados.

São três áreas distintas: Área de Soluções e Espaço Amanhã, retratadas no espaço maior, e o Espaço 60 Anos – local exclusivo que comemora as seis décadas de Scania no Brasil, completadas em 2 de julho –, em 700 metros de pura paixão pela história da marca.

- Publicidade -

Estande da Scania tem maior quantidade de caminhão por metro quadrado – O estande principal traz todas as soluções inteligentes, conectadas e sustentáveis que a Scania tem hoje para oferecer.

Em serviços, a fabricante sueca  destaca os conceitos únicos e inovadores lançados na feira (Programa de Manutenção Scania com Planos Flexíveis e Driver Services), e reforça o papel do motorista como um dos responsáveis na busca da melhoria da rentabilidade da operação, comprovando como ela pode ser a parceira ideal dos transportadores neste aspecto.

“O grande diferencial do nosso estande é o coração pulsante dos Serviços Scania conectados com os produtos. O novo jeito de trabalharmos no mercado, a partir de agora, está materializado de forma clara na Fenatran”, afirma Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil.

- Publicidade -

Já os produtos são representados por onze caminhões expostos, de todos os segmentos de atuação. Ao centro está uma grande atração, o caminhão-show Streamline R Highline 620 6×4, estilizado e preparado especialmente para a Fenatran 2017.

Os outros 10 veículos são: Streamline R Highline 510 6×4 e Streamline R Highline 450 6×2 (lançamentos com novas motorizações), o Super Rodotrem Scania R 620 V8 6×4 (lançamento para composição de 11 eixos e 91 t), P 310 8×2 (semipesado campeão de vendas da marca), Streamline G 360 6×2, R Highline 440 6×2, Streamline R 440 8×2, Streamline R Highline 480 6×4, e os fora de estrada G 480 8×4 (da nova gama para mineração Heavy Tipper) e G 480 6×4.

Tradicionalmente, a Scania também exibe seus potentes e econômicos motores na Fenatran. Na edição 2017, estão presentes três blocos: dois lançamentos, o V8 de 620 cv do Super Rodotrem de 11 eixos e o novo propulsor de 13 litros com potências de 450 cv ou 510 cv; além do motor industrial V8 a gás para geração de energia elétrica.

- Publicidade -

O Espaço Amanhã, que traz surpresas para os visitantes, fortalece como a Scania está olhando para o futuro (no Brasil e globalmente). A fabricante apresenta ao público a forma que vem trabalhando para inspirar os mercados em que atua na condução para um sistema de transporte mais sustentável, e comprova estar na vanguarda das tendências do segmento.

O segundo estande, de 700 metros quadrados, acolhe o Espaço 60 anos. Ele conta com atividades diferenciadas, com prêmios para os visitantes, e transforma o espaço em uma verdadeira viagem no tempo ao contar a história da marca, sua herança e contribuição ao Setor do Transporte Rodoviário de Cargas. À disposição do público, há uma divisão exclusiva de caminhões laranjas, os famosos “jacarés”. A área expõe nove veículos históricos: L 71 (importado em 1957), L 75 (representante da primeira linha de caminhões da marca produzidos no Brasil), L 76, L 110 S, LK 140 V8, L 111 S, T 112 HW, T 113 H, da icônica Série 3, e o T 124, da Série 4, lançada em 1998.

“A Scania sempre valoriza sua história. Não poderíamos deixar de destacar as conquistas, produtos e evoluções desses 60 anos de Brasil. A Fenatran é o local ideal para celebrar com clientes, visitantes e fãs, que podem se emocionar conosco e sentir-se parte desta trajetória. A importância dos caminhões expostos, de várias décadas de sucesso, é reconhecida pelos clientes e motoristas, nossos grandes parceiros nessa jornada”, conclui Barral.

Conheça os caminhões e motores Scania no estande principal da Fenatran:

Streamline R Highline 510 6×4 – Lançamento na feira, tem motor de 13 litros e 510 cavalos, com pico de potência a 1.900 rpm e torque máximo de 2.550 Nm, já entre 1.000 e 1.300 rpm. Outra grande vantagem desta nova linha de motores é a economia de combustível. Devido à nova tecnologia de alta pressão de injeção, oferece até 5% de redução em relação à atual versão.

Streamline R Highline 450 6×2 – A outra nova potência que compõe a expansão da gama rodoviária de 13 litros é a motorização de 450 cavalos, que atinge a potência máxima a 1.900 rpm e desenvolve torque de 2.350 Nm já disponível entre 1.000 e 1.300 rpm. O modelo também oferece a melhoria de até 5% na economia de combustível, característica principal desta nova linha de motores.

Super Rodotrem Scania R 620 V8 6×4 – Lançamento na Fenatran, o veículo faz parte da gama V8, e traz a inédita configuração de 11 eixos e capacidade de carga para até 91 toneladas. É indicado para o segmento canavieiro, de grãos e outros.

O motor V8, de 16 litros, tem 620 cv de potência e desenvolve torque de 3.000 Nm. Para a nova configuração, chega um sistema de filtragem de ar do motor específico para a aplicação fora de estrada, instalado na traseira da cabine. Foi desenvolvida uma terceira linha de ar para permitir a frenagem simultânea em toda a composição quando o freio de estacionamento for acionado.

G 480 8×4 Heavy Tipper – Novidade no segmento de mineração, o Heavy Tipper chega ao mercado com componentes mais robustos, que proporcionam mais 25% de capacidade de carga líquida em relação aos atuais modelos.

Outros benefícios são o aumento da disponibilidade em até 5%, redução em até 15% do custo por tonelada transportada e aumento em 30% da vida útil na operação (cerca de um ano a mais de trabalho). Com ele, a Scania cria o nicho de 40 t e 58 t de PBT.

Caminhão-show Streamline R Highline 620 6×4 – O veículo da gama V8 tem 620 cv e desenvolve o impressionante torque de 3.000 Nm, entre 1.000 e 1.400 rpm, configurações que lhe garantem o título de caminhão de maior potência e força fabricado no Brasil. Com cabine mais luxuosa e confortável, o modelo foi transformado em um caminhão-show especialmente para a Fenatran 2017.

Está equipado com assentos V8 de couro, roda de alumínio polida, faróis de xenônio, geladeira, defletor, bafômetro, air bag, Scania Retarder, Active Prediction e o sistema ADAS, que garante uma frenagem inteligente, avisando o motorista quando o caminhão chega a uma distância limite programada de um veículo à frente, e também em casos de exceder os limites das faixas laterais da rodovia, para evitar acidentes e invasão de pistas.

Streamline R 440 8×2 – Lançado em 2015, o modelo se encaixa como mais uma opção para o transporte de cargas de longas distâncias e está posicionado entre a composição chamada de “vanderleia” (de eixos espaçados) e o bitrem.

O modelo tem garantia 100% de fábrica para o quarto eixo, com todas as suas vantagens e sem nenhum tipo de adaptação, e dos tanques de combustível. O modelo tem capacidade para 54,5 t de PBTC e de 37 t de carga líquida.

Streamline G 360 6×2 – Um dos caminhões de maior destaque no mercado de entrada dos pesados e reconhecido como o mais econômico. A versão Streamline traz mais 4% de redução de consumo de combustível em comparação a um modelo similar Euro 5.

Parte da gama rodoviária de 13 litros, desenvolve torque de 1.850 Nm, entre 1.000 e 1.300 rpm. Outras vantagens do veículo são a flexibilidade em diversas operações para médias distâncias, superior rentabilidade e disponibilidade.

R Highline 440 6×2 – Campeão de emplacamentos da Scania e da indústria em 2017, o veículo tem 440 cv de potência e desenvolve eficiente torque de 2.300 Nm, já a 1.000 rpm, garantindo uma economia superior.

Equipado com a caixa automatizada de maior destaque no mercado, o Scania Opticruise, o modelo é capaz de oferecer também a melhor rentabilidade com a máxima disponibilidade.

Streamline R Highline 480 6×4 – Com motor de 13 litros, o veículo desenvolve torque de 2.400 Nm já a 1.000 rpm, gerando maior economia de combustível, características que vem destacando o modelo entre os caminhões pesados. Na versão Streamline, oferece mais 4% de redução de consumo em relação à atual linha Euro 5.

G 480 6×4 – Esse veículo off-road oferece alto torque, o que proporciona ótimo desempenho nas topografias irregulares e com constantes aclives e declives. Essa característica, além de manter a velocidade média, também permite o caminhão operar em rotações menores do motor, tendo como principal benefício um menor consumo de combustível.

P 310 8×2 – Campeão de vendas da Scania no segmento de semipesados, a configuração 8×2 é a principal versão do modelo e responsável por mais de 80% dos emplacamentos. O P 310 tem sido muito bem aceito pelo mercado, em virtude das múltiplas aplicações nas quais pode ser utilizado, como caçamba, unidade frigorífica, tanque, sider/baú, carga seca e carga viva.

Além de ter a maior capacidade volumétrica de carga da categoria (com a maior área disponível para carregamento), o veículo oferece de fábrica a caixa automatizada Opticruise, Driver Support, balança digital, quarto eixo e suspensão a ar.

Motor V8 – Os motores de alta potência e alto torque V8 são construídos com pistões na disposição em “V”, estrutura que agrega maior durabilidade dos componentes internos. Um benefício obtido em razão da acomodação das peças, que também permite uma melhor lubrificação e arrefecimento do bloco.

O V8 atende às necessidades do segmento rodoviário e está disponível na opção de 16 litros com configurações de 560 ou 620 cavalos, potências que podem oferecer desempenho, robustez e longa vida útil com economia de combustível.

A versão de 560 cv desenvolve um torque de 2.700 Nm, entre 1.000 e 1.400 rpm, e a 620 cv, torque de 3.000 Nm, também entre 1.000 e 1.400 rpm.

Novos motores 450 cv e 510 cv – Extensão da gama rodoviária, as duas novas potências chegam para ampliar a oferta da Scania ao mercado brasileiro. Os novos propulsores são de 13 litros e seis cilindros em linha.

Os novos motores foram desenvolvidos com tecnologia de alta pressão de injeção de diesel e múltiplos pontos para diminuir o consumo, os ruídos e as emissões.

Com essa evolução, o propulsor passa a ser 5% mais econômico, além de ser tornar mais silencioso do que a versão atual. Outra novidade está no novo material do bloco do motor, no qual foi introduzido um composto compactado de ferro e grafite (CGI), que duplica a resistência à fadiga.

Motor V8 a gás para geração de energia elétrica – Os propulsores de combustão interna a gás da Scania são indicados para o uso na geração de energia elétrica.

Com o sistema de fabricação modular da marca, o motor compartilha diversos componentes do propulsor V8 a diesel, que o torna, simultaneamente, eficiente e de fácil manutenção e reparo.

A linha de motores movidos a gás Scania é a melhor da categoria em geração de energia para fins específicos. Este motor pode chegar até 426 kW de potência e atender um gerador de até 477 kVA. Outras características de destaque são a alta disponibilidade e desempenho, com baixas emissões e níveis de ruído.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn