sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Jaguar recomeça produção do lendário D-type

A Jaguar Classic está reiniciando a produção do icônico D-type, exatos 62 anos após o último exemplar sair da linha de produção da fábrica da marca em Coventry, em 1956.

O modelo, primeiro de uma série limitada a 25 unidades, acaba de ser apresentado durante o salão Retromobile, em Paris.

- Publicidade -

Cada uma das 25 unidades do lendário carro de corrida serão meticulosamente construídas por um processo totalmente artesanal, desenvolvido pela divisão Jaguar Land Rover Classic Works, em Warwickshire.

A série limitada é o complemento de uma ambição original da empresa que, em 1955, planejou a construção de 100 unidades do modelo, das quais apenas 75 foram finalizadas.

As 25 restantes estão sendo produzidas a partir de agora, mais de seis décadas depois.

- Publicidade -

O D-type, modelo que entre 1955 e 1957 venceu três vezes uma das mais famosas corridas de todos os tempos – as 24 horas de Le Mans – traz debaixo do capô um motor XK de seis cilindros.

Essas 25 unidades serão produzidas em acordo com especificações autênticas e originais vigentes na Jaguar naquela época.

Tim Hannig, Diretor da Jaguar Land Rover Classic, disse: “O Jaguar D-type é um dos carros de competição mais emblemáticos e belos de todos os tempos, com um registro notável nas corridas de automóveis mais difíceis do mundo. E ele continua sendo tão espetacular hoje. A oportunidade de continuar a história de sucesso do D-type, ao completar sua produção planejada em Coventry, é um daqueles projetos únicos que nossos especialistas de primeira classe da Jaguar Land Rover Classic se orgulham de cumprir”.

- Publicidade -

O D-type é o terceiro veículo de continuação da Jaguar Classic, complementando os seis E-types Lightweight concluídos em 2014 e 2015, e nove XKSSs construídos em 2017 e 2018.

A produção das 25 unidades do D-TYPE é possível graças a uma pesquisa minuciosa feita pelos especialistas da Jaguar Classic, que contam com acesso exclusivo aos desenhos e registros de engenharia originais da época.

Todo esse material garante que cada novo D-type seja construído com as especificações autênticas estabelecidas pelo gerente da equipe de corrida da Jaguar na década de 1950, Lofty England, e seu time de engenheiros.

Os clientes interessados poderão, inclusive, escolher o tipo de carroceria entre a de nariz curto, feita em 1955 e a de nariz alongado, produzida em 1956.

A primeira unidade exibida a partir de hoje no Salão Retromobile em Paris é um protótipo de carroceria com nariz alongado de 1956, identificável pelo seu capô estendido.

Kev Riches, gerente de engenharia da Jaguar Classic, disse: “Recriar os nove XKSSs derivados do D-type foi extremamente satisfatório e um desafio técnico ainda maior do que os seis E-types Lightweight, que foi nossa primeira produção. Mas as lições aprendidas com o projeto do XKSS nos deram um novo incentivo para começar a produção dos 25 D-types definitivos. Cada um estará absolutamente correto, até o último detalhe, assim como o Departamento de Competições da Jaguar pretendia “.

Os preços do Jaguar D-type não foram divulgados, pois dependem da especificação de cada cliente. Dúvidas dos consumidores podem ser enviadas para info@classic.jaguar.co.uk.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn