sábado, 7 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Competição premia melhor equipe de Serviços da rede Scania

É do Rio Grande do Sul a melhor equipe de serviços da rede Scania no Brasil.

Pela segunda vez consecutiva, a Btec da Casa Brasdiesel, de Ijuí, levou a melhor na final nacional do Top Team, competição mundial realizada pela Scania para valorizar e incentivar a capacitação dos profissionais de serviços da rede de concessionárias.

- Publicidade -

A decisão 2017-2018 foi realizada no Centro de Capacitação da Scania em São Bernardo do Campo, SP.

Com a vitória, a Btec será a representante do Brasil na final regional, que será realizada nos dias 15 e 16 de junho, também em São Bernardo do Campo.

Os dois primeiros colocados dos oito países concorrentes (Brasil, Chile, Argentina, México, Uruguai, Peru, África do Sul e Quênia) estarão classificados para a final internacional nos dias 6 e 7 de dezembro, na Suécia, que será decidida entre 12 equipes.

- Publicidade -

A final nacional contou com 10 equipes, formadas por 48 participantes.

Eles realizaram provas práticas e teóricas, simulações de um dia na concessionária, tudo sob a pressão do relógio.

Dez juízes da Scania avaliaram o diagnóstico dado pelos finalistas, a reparação, metodologia de trabalho escolhida, o grau de segurança executado e o tempo gasto com os veículos.

- Publicidade -

Todo o processo foi coordenado pela Scania Academy, responsável pelos treinamentos da marca.

No total, o Top Team 2017-2018 recebeu a inscrição de 209 equipes de 100% das concessões Scania do território brasileiro.

Desta forma, a Btec, formada por André Luís Decker, Carlos Alberto Fösch, Felipe Daniel Fogaça, Marcelo Bueno, Neilson Goi Freitag e por Carlos Eduardo Pimentel Leite, o treinador, venceu mais de mil outros participantes.

Com 34 times, a P.B. Lopes foi a que mais inscreveu competidores.

O 2º lugar ficou com a equipe Rio Preto Top Line, da Casa Escandinavia, de São José do Rio Preto, SP, e o 3º lugar com a Power Diesel, também da Brasdiesel.

Os demais competidores foram os Maragatos da Suvesa (Pelotas-RS), Top Service e Power Team da P.B.Lopes (Londrina-PR), Griffin Tec da Brasdiesel (Caxias do Sul-RS), Equipe Meville da Casa Scania Mecânica (Joinville-SC) e The Strongests da Itaipu (Contagem-MG).

“A Brasdiesel foi o destaque da edição 2017-2018 ao classificar três equipes entre as 10 finalistas, e a ocupar o primeiro e o terceiro lugares no pódio”, afirma Fabio Souza, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

“O Top Team é mais do que apenas uma competição, pois representa uma filosofia de trabalho que enriquece os profissionais. Cada vez mais completo e acirrado, nos permite ter uma rede de concessionárias pronta para enfrentar qualquer desafio para atender o cliente.”

Segundo Claudio Padilha, gerente geral de pós-venda, o segredo da Brasdiesel foi um trabalho intenso para somar técnica, dedicação, união e preparação psicológica.

“Nossas equipes se prepararam tecnicamente por meses no centro de treinamento em Caxias do Sul, durante e após o expediente. É gratificante saber que iremos aumentar ainda mais nossa entrega de qualidade ao cliente.”

“A Btec fez história ao se tornar por duas vezes a melhor equipe de serviços da Rede Scania. É a primeira bicampeã nacional. Um time muito forte que em 2015 foi classificado para a final mundial, na Suécia, ficando na terceira colocação, a melhor de uma concessionária brasileira”, comemora Padilha.

“A Brasdiesel vem aumentando a agilidade, a qualidade e a assertividade dos profissionais da oficina. Comprovamos na prática o que o cliente está reconhecendo. Em 2017, na comparação com 2016, aumentamos em 15% a venda geral de serviços em Ijuí e de 21% na filial de Caxias do Sul. Em 2018, já incrementamos em 36% o faturamento da mão de obra das duas oficinas.”

André Luís Decker revela que o bicampeonato nasceu de uma promessa quando a equipe ficou em terceiro lugar na final mundial de 2015.

“Prometemos que voltaríamos para a Suécia para tentar melhorar nossa posição. Vamos com tudo para nos classificar na final regional”, diz.

“Nos dedicamos demais para sermos bicampeões. A união, o desenvolvimento pessoal e técnico e o engajamento foram decisivos. Percebemos no dia a dia a nossa evolução e isto nos traz mais confiança. Saber que estamos oferecendo mais qualidade ao cliente nos motiva muito”, completa Decker.

Em 2015, na final nacional, a equipe fez 138 pontos. Desta vez, chegou a 171,5 de 250 possíveis.

Além do terceiro lugar nacional, a Power Diesel, da Brasdiesel, teve outro fator para comemorar.

A integrante Daiane Lima dos Santos entrou para a história da competição: se tornou a primeira mulher finalista do torneio nacional.

E logo na sua primeira participação subiu ao pódio.

Top Team: ferramenta de evolução – De acordo com Fabio Souza, durante os dois anos da competição houve um constante incentivo não só para a qualificação da mão de obra da rede, mas de valorização da profissão.

“Imediatamente após cada Top Team nossos clientes passam a receber serviços ainda mais qualificados, eficientes e customizados”, comenta o diretor de Serviços da Scania.

“Nosso compromisso é de entregar ao cliente o máximo desempenho, rentabilidade e disponibilidade do veículo. O Top Team é uma das ferramentas para que essa meta seja alcançada.”

Para Souza, a edição 2017-2018 pavimenta um novo momento para os Serviços Scania.

“Estamos revolucionando o jeito de oferecer serviços no Brasil nos últimos anos. Para isso, precisamos de uma rede em constante atualização. O cliente já percebeu nossos diferenciais. Em 2017, crescemos 10% na venda de serviços e em 2018, outros 14%. No ano passado, houve 30% de aumento na comercialização de programas de manutenção, e neste ano o índice subiu para mais de 60%”, salienta.

A partir de 2016, a Scania reposicionou os programas de manutenção, concluiu um processo de padronização global da rede, que vem reduzindo em 75% o tempo total do veículo parado na oficina, e, em 2017 lançou os serviços conectados e o inédito programa de manutenção com planos flexíveis que economiza até 16% e o cliente só paga o que rodou.

Final nacional 2017-2018 – Os 10 times finalistas foram definidos a partir de duas provas teóricas, em que responderam a 100 questões do dia a dia de uma concessionária e de conhecimentos técnicos dos produtos da marca, realizadas no final do ano passado.

Na final nacional, as equipes passaram por provas em uma estação teórica e quatro em estações práticas.

A prova escrita continha questões de oficina e conhecimentos dos produtos Scania e na parte dinâmica situações ligadas ao trabalho diário de uma concessionária.

Cada estação valia 50 pontos, num total possível de 250 pontos.

Os times tiveram 20 minutos para preparar sua estratégia e outros 20 minutos para resolver cada fase.

Regulamento – Foram autorizados a participar do Top Team todos os profissionais das áreas de serviços das Casas Scania, com exceção aos supervisores, chefes e gerentes.

As concessionárias puderam inscrever quantos times desejassem desde que eles possuíssem de três a cinco membros.

Também foi designado um técnico/coordenador que acompanhasse os colegas nas finais.

O período de inscrição foi de setembro a outubro de 2017.

Histórico – O Top Team nasceu na Suécia em 1996. Na primeira edição, participaram os cinco países nórdicos Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e Islândia.

Em 2003, a competição contou com representantes de 17 países europeus.

Em 2005, o número de países subiu para 21.

O ano de 2011, registrou 44 representantes, e marcou a estreia do Brasil no evento, que chegou até a final internacional com a equipe da Codema (Guarulhos – SP).

Em 2012-2013 a vencedora nacional foi a Battistella, de São José dos Pinhais, PR.

Nas últimas edições (2014-2015) e (2017-2018), a vitória foi da Btec da Brasdiesel, do Rio Grande do Sul.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008