Em 2010, uma nova linha de modelos da Audi fez sua estreia na forma do A1.
E agora a segunda geração do compacto de sucesso está saindo da linha de montagem.
Seu design dinâmico caracteriza o novo A1 Sportback. É o companheiro ideal no ambiente urbano e também muito adequado para viagens mais longas.
Com seus sistemas de infotainment e assistência ao motorista derivados de modelos mais luxuosos, o A1 Sportback está agora fortemente conectado com o mundo digital.
Novas linhas de acabamento fornecem ampla oportunidade para personalização. O carro será lançado no mercado europeu em outubro deste ano.
Design externo marcante, com genes do esportivo Ur-quattro – O A1 Sportback cresceu significativamente em comprimento – com 56 milímetros adicionais, agora mede 4,03 metros.
Sua largura permaneceu quase a mesma, com 1,74 metro. A nova geração do modelo tem apenas 1,43 metro de altura.
Sua ampla largura e balanços curtos resultam em um visual tenso e esportivo. A grade Singleframe e as entradas laterais de ar dominam a dianteira.
Abaixo da borda do capô há três fendas planas – uma homenagem ao Sport quattro, ícone de rally da marca de 1984.
O novo A1 Sportback também enfatiza uma semelhança com os Audi Ur-quattro e Sport quattro quando visto de lado: a coluna C larga e inclinada parece “empurrar” o carro para a frente mesmo quando parado.
Todas as linhas nas laterais, desde a borda da janela até a soleira, inclinam-se para cima em direção à parte traseira em forma de cunha.
As rodas destacadas e a linha de ombros baixa proporcionam ao A1 Sportback um sólido posicionamento na estrada.
Com a versão S line, a Audi enfatizou ainda mais o caráter esportivo por meio de vários recursos, que incluem, por exemplo, entradas de ar maiores, frisos adicionais nas soleiras, uma fenda central alongada abaixo do capô com duas aletas e aerofólio traseiro maior.
Equipada com o motor top de linha, a versão também é reconhecível por meio de seus escapamentos duplos.
A versão Edition, baseada na linha de equipamentos S line e disponível para o lançamento do modelo no mercado, é particularmente distinta, mostrando a linguagem de design da A1 com inúmeros contrastes.
Grandes rodas de 18 polegadas de bronze – brancas ou pretas, dependendo do acabamento externo – entregam detalhes surpreendentes.
Uma chapa com as argolas do logo da Audi na lateral do carro também estão disponíveis na cor das rodas.
Assim como no lendário Sport quattro, os faróis de LED e lanternas também de LED têm acabamento escurecido.
As argolas na grade Singleframe e a designação do modelo na parte traseira são da cor preta.
Diversas combinações: as linhas de equipamentos – Um novo recurso do A1 Sportback é a estrutura de linhas modulares.
Isso proporciona um grau particularmente alto de flexibilidade.
Pela primeira vez, os clientes podem combinar acabamentos externos e internos como quiserem.
Dependendo da linha do equipamento – básico, intermediário ou S line – os acessórios no exterior estão disponíveis em várias configurações.
Com as linhas “Interior advanced”, “Interior design selection” e “Interior S line”, a Audi também oferece inúmeras possibilidades aos clientes de selecionar cores e materiais na cabine.
Novo visual: o design interno – “O interior mais esportivo da classe compacta”, esse era o objetivo do time de design.
O interior é, portanto, focado no motorista, com seu design emotivo e personalizável.
Todos os controles e a tela MMI sensível ao toque são fortemente voltados para o motorista, ressaltando o cockpit.
O display e a faixa de ventilação do lado do passageiro dianteiro estão integrados com material preto brilhante.
O pacote de iluminação ambiente opcional dá vida ao design interno no escuro, se desejado, por meio de luzes de LED em 30 cores selecionáveis.
Mais espaço e conforto: o conceito de espaço – O novo A1 Sportback é muito mais espaçoso – tornando a vida muito mais confortável para o condutor e os passageiros.
Apesar das dimensões externas compactas e da linha de teto esportiva, adultos no banco traseiro ainda desfrutam de bastante espaço para a cabeça e as pernas.
A capacidade do porta-malas aumentou em 65 litros, chegando a 335 litros; com os bancos traseiros rebatidos, esse valor aumenta para 1.090 litros.
Totalmente digital: operação e exibição – O A1 Sportback foi adaptado para o futuro digital.
Até mesmo a versão básica vem de fábrica com um painel de instrumentos totalmente digital com tela de 10,25 polegadas de alta resolução e volante multifuncional.
O Audi virtual cockpit é opcional e conta com uma ampla gama de funções, apresentando informações abrangentes no campo de visão direto do motorista.
Totalmente conectado e sempre atualizado: Infotainment e Audi connect – O conceito de Infotainment no novo A1 Sportback é proveniente de modelos de topo da marca.
O rádio MMI é de série – pode ser operado por meio dos botões multifuncionais no volante e no visor no painel de instrumentos totalmente digital.
Na configuração superior, o MMI Navigation Plus oferece uma tela MMI sensível ao toque de 10,1 polegadas, que combina perfeitamente com a área com visual preto brilhante.
Em conjunto com o Audi connect, o MMI Navigation Plus oferece aos motoristas do A1 Sportback diversas funções, como orientação de rota alternativa – calculando o percurso na nuvem, levando em conta toda a situação do tráfego.
O Audi smartphone interface garante que os ocupantes a bordo do A1 Sportback estejam sempre conectados.
O sistema integra smartphones iOS e Android usando Apple CarPlay e Android Auto em uma plataforma no MMI programada especificamente para eles, e oferece duas entradas USB.
Segurança em primeiro lugar: os sistemas de assistência ao motorista – Os sistemas de assistência ao motorista do A1 Sportback também são herdados dos modelos maiores.
Eles mantêm o compacto a uma distância pré-determinada do carro à frente, facilitam a manutenção da pista e ajudam o motorista na hora de estacionar.
O aviso de saída de faixa ajuda o motorista a manter o carro na pista em velocidades a partir de 65 km/h.
Também de série é o limitador de velocidade, que evita de forma confiável que o carro exceda uma velocidade máxima selecionada.
Outro recurso é o Audi Pre sense dianteiro.
O sensor de radar reconhece situações críticas envolvendo outros veículos, pedestres atravessando ou ciclistas à frente do veículo.
O sistema então dá um sinal acústico e visual para avisar o motorista.
O assistente de velocidade adaptativa, que também tem um radar como base, mantém a distância desejada do veículo à frente.
O novo A1 Sportback oferece vários sistemas para facilitar o estacionamento.
Pela primeira vez, o carro oferece uma câmara de ré, além do sensor de estacionamento traseiro.
Os sensores ultrassônicos frontais do sistema reconhecem objetos em frente ao carro e emitem avisos acústicos e visuais.
Já o park assist estaciona o modelo em vagas paralelas e horizontais.
Ajuste esportivo e equilibrado: a suspensão – O design dos eixos do novo A1 Sportback proporciona uma condução ágil e uma experiência esportiva e equilibrada.
Além da suspensão básica, há uma opção mais firme.
Pacotes dinâmicos, configurados individualmente para cada versão do motor, oferecem opções de equipamentos para dar ao A1 Sportback um acabamento ainda mais esportivo.
Para o motor a gasolina de entrada, o pacote “Base” inclui suspensão esportiva, pinças de freio vermelhas e discos de freio maiores.
A Audi oferece ainda o pacote “Performance” para as outras versões de motor, que também inclui pinças de freio vermelhas e discos de freio maiores, além de suspensão com amortecedores ajustáveis, abafador esportivo e o sistema Audi drive select.