sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Máxima de 180 km/h. Volvo Cars limitará velocidade dos seus modelos 2021

  • Marca vai iniciar discussão sobre o papel das fabricantes de automóveis a respeito do comportamento dos motoristas ao volante;
  • Em evento especial de segurança em Gotemburgo (Suécia), dia 20 de março, a Volvo Cars apresentará ideias para enfrentar o problema de intoxicação e distração.

A Volvo Cars anunciou que limitará a velocidade máxima em todos os seus carros a 180 km/h a partir do ano modelo 2021. Esta decisão é um alerta da fabricante sueca sobre os perigos do excesso de velocidade principalmente nas estradas.

- Publicidade -

A Visão 2020 da empresa, que propõe que ninguém seja morto ou gravemente ferido em um novo Volvo até 2020, é uma das visões de segurança mais ambiciosas na indústria automotiva.

Porém, percebendo que a tecnologia sozinha não é suficiente para atingir esse objetivo, a marca está ampliando seu escopo para incluir o foco no comportamento do motorista.

Pesquisas da empresa identificaram três preocupações remanescentes com relação à segurança, que constituem lacunas em sua ambição de acabar completamente com ferimentos graves e fatalidades em seus carros. O excesso de velocidade é um deles.

“A Volvo é líder em segurança: sempre fomos e sempre seremos”, disse Håkan Samuelsson, presidente e CEO do Grupo Volvo Car. “Em função de nossa pesquisa, sabemos onde estão as dificuldades quando se trata de acabar com ferimentos graves e fatalidades em nossos veículos. A limitação de velocidade não resolve todos os problemas, mas vale a pena fazer se podemos salvar uma vida”.

- Publicidade -

Além de limitar a velocidade máxima, a empresa também está investigando como combinar um controle inteligente de velocidade com a tecnologia que modera automaticamente a velocidade em torno de escolas e hospitais no futuro.

“Queremos iniciar uma conversa sobre se os fabricantes de automóveis têm o direito ou até mesmo a obrigação de instalar tecnologia em carros que alterem o comportamento de seu motorista, para lidar com situações como excesso de velocidade, intoxicação ou distração”, disse Samuelsson. “Não temos uma resposta concreta para essa pergunta, mas acreditamos que devemos assumir a liderança na discussão e sermos pioneiros”.

Acima de determinadas velocidades, a tecnologia de segurança no carro e o projeto de infraestrutura inteligente não são mais suficientes para evitar ferimentos graves e fatalidades em caso de acidente. Por isso os limites de velocidade estão em vigor na maioria dos países ocidentais, mas a velocidade continua onipresente e é uma das razões mais comuns para mortes no trânsito.

Milhões de pessoas ainda recebem multas por excesso de velocidade todos os anos, e dados de acidentes de trânsito da Administração Nacional de Estradas e Segurança de Trânsito mostram que 25% de todas as mortes no trânsito em 2017 foram causadas por excesso de velocidade.

“As pessoas simplesmente não reconhecem o perigo envolvido na velocidade”, diz Jan Ivarsson, um dos principais especialistas em segurança da Volvo Cars.

- Publicidade -

“Como humanos, todos entendemos os perigos com cobras, aranhas e alturas. Com velocidade, nem tanto”, disse Ivarsson. “As pessoas geralmente dirigem muito rápido em certas situações de tráfego e têm pouca adaptação de velocidade em relação a essa situação e suas próprias capacidades como motorista. Precisamos apoiar um comportamento melhor e ajudar as pessoas a perceber e entender que a velocidade é perigosa”.

Além do excesso de velocidade, há duas outras áreas problemáticas que constituem lacunas em direção à meta da empresa. Tão óbvio quanto o excesso de velocidade é a intoxicação. Dirigir sob a influência de álcool ou drogas é ilegal em muitas partes do mundo, mas continua a ser uma das principais razões para lesões e mortes nas estradas de hoje.

A outra área é distração. Motoristas distraídos por seus smartphones ou não totalmente envolvidos na direção são outra das principais causas de fatalidades no trânsito. De muitas formas, eles são igualmente perigosos como motoristas bêbados.

A Volvo Cars apresentará ideias para enfrentar as áreas problemáticas de intoxicação e distração em um evento especial de segurança em Gotemburgo, na Suécia, em 20 de março.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança