O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 14 de março, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, pelo presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, Antonio Filosa, e por Rogério Caboclo, Diretor Executivo de Gestão e presidente eleito da CBF.
O patrocínio tem duração de quatro anos e abrange todas as Seleções de futebol do Brasil: de base, Olímpicas e principais, masculinas e femininas. O vínculo cobre importantes competições internacionais, como a Copa do Mundo Feminina (França) , Copa América Brasil 2019, Copa América de 2020, Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão), em 2020, e a Copa do Mundo de 2022, no Qatar.
“Como a mais brasileira de todas as fabricantes de automóveis, é com muito orgulho que a Fiat se torna Patrocinadora Oficial das Seleções Brasileiras, unindo duas grandes paixões do nosso país: futebol e carros”, afirma Filosa – um italiano de nascença que se descreve como “um brasileiro de família, de residência e de coração”. Para o executivo, “trata-se de uma oportunidade única para a marca Fiat, estreitando ainda mais os seus laços de afinidade e paixão com as brasileiras e os brasileiros.”
“Esse é um patrocínio que une verdadeiros campeões: a mais vencedora de todas as seleções do futebol mundial com uma marca consagrada por sua tradição em produzir veículos inovadores e muito desejados pelos brasileiros”, comenta Caboclo. “Para a CBF, o vínculo com a Fiat é altamente estratégico e chega num momento importante para as Seleções do Brasil: enquanto a equipe feminina entra na Copa do Mundo, o time masculino começa com força o ciclo de preparação para o Mundial do Qatar, em 2022.”
Tabelinha afinada – A afirmação de que a Fiat é a mais brasileira das montadoras tem forte fundamento técnico e industrial: a FCA é a fabricante com maior índice de nacionalização de seus produtos (superior a 90%, em média), ampla base de fornecedores de nível mundial instalados pelo país e a maior capacidade de Engenharia e Design instalada no Brasil – o que a torna a única empresa do setor a deter domínio localmente sobre todo o ciclo de concepção, projeto, desenvolvimento, teste e produção de veículos.
“São mais de 40 anos de presença consolidada no Brasil, com grandes produtos inteiramente desenvolvidos no país ao longo dessa história”, lembra Herlander Zola, diretor do brand Fiat para a América Latina e diretor comercial da Fiat no Brasil.
“O futebol brasileiro é reverenciado mundialmente por sua ousadia e identidade. A Fiat não é diferente: nós nos destacamos na indústria automotiva pela ousadia e pela identidade marcante de nossas soluções em design, desempenho e tecnologia.”
O Diretor de Marketing da CBF, Gilberto Ratto, vê outro ponto em comum entre a Seleção Brasileira e a Fiat. “Ambas trazem uma relação com os brasileiros que reforça o sentimento de confiança e pertencimento”, comenta.
A Fiat terá direito a utilizar o título de Patrocinador Oficial da Seleção Brasileira de Futebol e a dar visibilidade ao patrocínio em suas ações de comunicação e promoção – seja no ambiente virtual ou nas competições e amistosos em que a Seleção atuar.
“Torneios muito importantes, como a Copa do Mundo feminina e a Copa América no Brasil, começam em breve e vão trazer excelentes oportunidades de relacionamento com os nossos públicos”, observa Zola. “Já estamos preparando séries especiais e outras surpresas para celebrar essa parceria campeã entre a Fiat e a Seleção.”