A Mercedes-Benz apresenta no Brasil o avançado piloto automático adaptativo – ACC, já disponível para os chassis rodoviários O 500 RS e RSD. O Mecânica Online® foi até a fábrica em São Bernardo do Campo, conhecer de perto os itens de tecnologia de segurança que o modelo apresenta.
Por meio de sensores na dianteira, o piloto automático adaptativo da Mercedes-Benz ajuda o motorista a manter o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente. Se o condutor não reagir, o sistema entra em ação, freando ou acelerando automaticamente o veículo para evitar o impacto.
O ACC se desabilita a uma velocidade menor que 15 km/h. Independentemente de sua ativação, o motorista tem total autonomia para acelerar ou frear, bastando usar os pedais para isso. Ou seja, o condutor tem sempre o domínio do veículo.
Esse equipamento vai mais além do que um piloto automático convencional, que mantém uma velocidade constante do veículo conforme determinado pelo motorista, proporcionando mais segurança e diminuição do stress do condutor.
“O piloto automático adaptativo reduz o risco de acidentes, trazendo mais segurança para os passageiros, os motoristas e os outros veículos da via”, ressalta Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Graças à atuação de sensores, esse avançado sistema identifica os veículos à frente até 200 metros, mesmo numa situação de neblina, vantagem muito importante nas estações frias do ano, aumentando a segurança e conforto nas estradas. Além disso, pelo fato de atuar automaticamente, o ACC alivia o stress do motorista, que pode se concentrar mais à condução e ao tráfego”.
“A introdução do ACC na linha rodoviária O 500 representa um importante passo da nossa Empresa no rumo do ônibus autônomo com sistemas ativos de segurança no Brasil. Isso também ocorreu com o sistema de frenagem de emergência AEBS, disponível para modelos O 500”, afirma Walter Barbosa.
“Assim estamos antecipando tecnologias já presentes no inovador Future Bus Mercedes-Benz na Europa, que demonstrou sua eficiência e confiabilidade em trechos de circuito fechado de BRT na Holanda.
Ou seja, sensores, câmeras, sistema de navegação GPS controlado por satélite e conectividade, elementos do Future Bus, naturalmente serão a referência para o desenvolvimento e operação do nosso futuro ônibus autônomo aqui no Brasil. Temos conhecimento e ampla experiência para isso”.
O piloto automático adaptativo da Mercedes-Benz é indicado para médias e longas distâncias rodoviárias, especialmente para aquelas caracterizadas por retas muito longas e declives acentuados, muito comuns no Brasil e na América Latina.
Também é ideal para trechos de serra, com muitas curvas e neblina, pelo fato de identificar veículos à frente e, automaticamente, frear ou acelerar, conforme a situação.
“Com a introdução do ACC, os ônibus rodoviários O 500 passam a oferecer 14 itens de segurança, ficando a critério do cliente escolher o pacote mais adequado a suas demandas e operações de transporte”, diz Walter Barbosa.
“Assim como olham com atenção para o desempenho, consumo de combustível e custo operacional, as empresas de ônibus valorizam cada vez mais os itens de tecnologia, conforto e segurança, visando oferecer um serviço de qualidade aos passageiros e que assegure sua satisfação e fidelidade. Nossos ônibus O 500 contribuem cada vez mais para isso, especialmente pela ampla e abrangente oferta de itens de segurança”.
14 itens de segurança em ônibus rodoviários O 500
• ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo
• AEBS (Advanced Emergency Braking System) – sistema de frenagem de emergência
• LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa
• TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus
• Retarder – sistema auxiliar de freio
• Top-Brake – freio-motor auxiliar
• Suspensão com sistema anti-tombamento
• ABS – sistema anti-travamento
• ASR – sistema de controle de tração
• EBS – sistema eletrônico de freios
• ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente
• ESP – controle eletrônico de estabilidade
• Eixo ERA direcional: maior estabilidade
• Freio a disco
“Com todos esses itens, a linha rodoviária Mercedes-Benz é referência em segurança e conforto no mercado brasileiro e exportação. Essa família O 500 é a mais moderna e avançada, desenvolvida no conceito modular, que permite receber todos os tipos de carroçarias desejadas pelos clientes”, reforça Walter.