O melhor custo/benefício proporcionado pelo caminhão extrapesado Axor 2644 6×4 Econfort da Mercedes-Benz conquistou total aprovação da Budel Transportes, uma das maiores do País no transporte dos segmentos sucroalcooleiro, cargas líquidas e secas, bem como na locação de máquinas e serviços de terraplanagem. Tradicional parceiro da marca, o cliente adquiriu 53 unidades deste cavalo mecânico Axor para ampliação e renovação de frota.
Estes veículos estão sendo utilizados em composições rodotrem de 9 eixos e 74 toneladas de PBTC no transporte de cana de açúcar no interior de São Paulo. Operam principalmente em vias fora de estrada, além de alguns trechos mistos.
“A Mercedes-Benz tem uma longa história conosco desde 1967, quando meu pai, Darci Budel, começou a trabalhar como autônomo com um L-312”, afirma o diretor Marcus Vinicius Budel. “Quem tem Mercedes-Benz como nós, há tanto tempo, sabe que a marca cada vez mais vem acreditando e ouvindo o cliente, o que faz com que os seus caminhões também evoluam mais”.
Na avaliação do diretor, o melhor veículo é o que assegura o maior custo/benefício para o cliente. “Nesse sentido, a Mercedes-Benz foi a única que investiu no relacionamento com nossa empresa desde o começo, o que reconhecemos novamente nesta nova negociação. Nossa operação é extremamente severa e para isso precisamos de um veículo robusto e com baixo custo de manutenção, características às quais o Axor se encaixou perfeitamente”.
A Budel Transportes foi um dos primeiros clientes a adquirir o Axor 2644 logo que o veículo chegou ao mercado. “Mesmo assim, testamos quase todos os cavalos mecânicos da Mercedes-Benz, o que nos deu parâmetro de comparação com outras marcas. Recentemente, experimentamos os modelos 6×2, os quais tiveram uma evolução em termos de consumo de diesel. Na aplicação rodoviária, por exemplo, saímos de um consumo de 2 para 2,15 km/l com um caminhão sem redução nos cubos, o que nos deu uma economia em torno de 7,5%”, explica Marcus.
A resistência e durabilidade dos caminhões Axor também ganharam a aprovação da Budel Transportes, assim como a eficiência na reposição de peças. “Temos caminhões rodoviários ano 2007 ainda em operação. Em 2003, quando compramos o primeiro pesado com motor OM 457, a Mercedes-Benz deu um salto na questão da durabilidade. Chegamos a renovar a frota com veículos que já tinham 1.300.000 km sem ter feito reparo no motor”, afirma Marcus. “Além disso, no que se refere a peças de reposição, as outras marcas ainda estão muito atrás da Mercedes-Benz”.
Mercedes-Benz tem forte presença na frota da Budel Transportes
Os caminhões Mercedes-Benz sempre ocuparam papel de destaque na trajetória da Budel Transportes. Além do L-312 em 1967, Darci Budel adquiriu um L-1111 ano 1968 e depois um L-1313 ano 1972, veículos utilizados no transporte de madeira. Em 1976, comprou seu primeiro caminhão zero, um 1513, passando a trabalhar com caminhão caçamba.
Em 1983 foi fundada a Budel Transportes e, a partir daí, a empresa começou a comprar veículos em maior escala. Hoje, conta com uma frota própria de 195 veículos. São 141 unidades Mercedes-Benz: 113 caminhões Axor (modelos 2831, 2544 e 2644), 10 Actros e 10 Atego, além de 4 microônibus LO-915, 2 ônibus OF-1721 e 2 Sprinter. Ela transporta uma média de 52.800 toneladas por mês na operação rodoviária e de 625.000 toneladas por mês na atividade fora de estrada.
Caminhões Axor são reconhecidos pela alta produtividade
Os caminhões Axor Econfort da Mercedes-Benz são reconhecidos no mercado pelo reduzido custo operacional e ampla disponibilidade para o transporte rodoviário de carga em curtas, médias e longas distâncias, bem como para as severas aplicações fora de estrada.
“O Axor Econfort combina perfeitamente força, extrema robustez e resistência com alto nível de conforto e economia”, destaca Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso resulta em excelente desempenho e alta produtividade, assegurando rentabilidade para os clientes”.
Entre os destaques do Axor Econfort incluem-se o câmbio automatizado Mercedes PowerShift com funções EcoRoll e Power Mode, suspensão traseira pneumática no chassi, suspensão a ar nas cabinas leito, interior totalmente renovado com novo banco do motorista, disponibilidade de eixos traseiros sem redução nos cubos, opções de freio a tambor ou a disco, ar condicionado e freio ABS.
Oferecido ao mercado nas versões 6×2 e 6×4, a linha Axor de caminhões rodoviários atende plenamente às configurações de semirreboques de 3 eixos convencionais ou distanciados com PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 48,5 a 53 toneladas, bitrem com PBTC de 57 toneladas e bitrenzão/rodotrem com PBTC de 74 toneladas.