sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Espanha: co-piloto automático evita acidentes

MADRI – Uma nova tecnologia, criada pelo Instituto Nacional de Tecnologia Espacial (INTA), pode pôr fim aos acidentes de trânsito provocados por falhas humanas.

- Publicidade -

O TCD (Tech Co Driver) é um sistema inteligente capaz de medir o grau de distração e de cansaço do motorista e até de tomar atitudes mecânicas para evitar acidentes.

O co-piloto tecnológico está equipado com 4 sensores situados no exterior do veículo, próprios para medir variações durante a tragetória do automóvel.

Apresenta ainda um pequeno computador escondido no interior do carro para analisar as informações dos sensores.

O TCD é capaz de testar também a resposta do motorista a estímulos externos, como espelhos retrovisores e ainda os que são emitidos pela sinalização da rodovia.

- Publicidade -

O projeto deve estar pronto em dois anos, data em que o TCD começará a ser comercializado pelo preço estimado de 1.200 euros (US$ 1.048)

Britânicos encontram futuro em feira de alta tecnologia-LONDRES – Deprimido, sozinho, precisando de animação? Tente ‘conversar’ com o Paro. Cansado de fazer trabalhos domésticos? Arrume um Aibo.

A economia do Japão pode estar em desaceleração mas a inovação no país não, disse Atira Itoh, autoridade do governo japonês para os setores de indústria e tecnologia, na abertura da exposição no Museu de Ciência de Londres, na quinta-feira.

O evento, batizado de ‘Japan: Gateway to the Future’ (Japão: Portão de entrada para o futuro) dá uma idéia da casa, do carro e dos animais de estimação dos próximos anos.

O Paro, uma espécie de robô terapeuta, é apenas algo para acalmar uma pessoa após um dia estressante de trabalho, disse o inventor Takanori Shibata.

- Publicidade -

– É gentil e carinhoso e pega sentimento por tudo…os robôs ampliam a qualidade da existência – afirmou. O robô branco e com penugem está animando a vida de crianças em hospitais – e estará à venda nas lojas em breve, disse Shibata.

Já os cachorros Aibo, da Sony, já estão no mercado, equipados com uma memória de oito megabytes, o que faz com que eles possam organizar uma casa, disse o gerente de marketing da Sony Carton Price.

A fabricante de automóveis Toyota também marca presença em Londres. A montadora afirma que os carros que não vão precisar de motorista ainda estão 10 anos a frente, mas a companhia disse que está trabalhando no projeto.

As pessoas que vão até a exposição, principalmente adolescentes e jovens adultos, podem sentar num carro ‘inteligente’, que tem sensores programados para detectar solavancos na estrada e frear para evitá-los, disse o gerente da Toyota Kohei Yamada.

E enquanto o visitante fica sentado e curte o carro, o Monet, sistema móvel de rede, fornece informações sobre trânsito, previsão de tempo, mapas rodoviários, música e e-mail dentro de um ‘cockpit’ futurista.

O curador da exibição Doron Swade disse que escolheu tecnologias para dar aos britânicos um gostinho do futuro.

– Alguns dos itens estão à venda no Japão, alguns estão em produção e outros são experimentos – disse Swade.

Mecânica Online

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança