sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Range Rover: luxo e versatilidade em um único modelo

Com design arrojado e novas tecnologias inseridas nos sistemas de tração, a Nova Range Rover, mais recente lançamento da Land Rover, é um modelo luxuoso que se adapta a qualquer tipo de pista Fabricado na unidade de Solihull, na Inglaterra, a nova Range Rover – terceira geração da família em mais de 30 anos – abre novos horizontes em termos de luxo e performance, tanto no conceito on road como no off road.

- Publicidade -

Imponente, com linhas mais suaves e detalhes únicos, a Nova Range Rover adiciona requinte à tradicional linha Land Rover.

Desenvolvido em robusto monobloco, com três subchassis em aço, o novo modelo, classificado como utilitário esportivo de luxo, dispõe de tração 4×4 permanente e estará disponível no mercado brasileiro somente a partir de 2003, nas versões gasolina e diesel, com preço superior a R$ 300 mil.

Mais longo e mais alto que a versão anterior, o carro combina linhas modernas, como as entradas laterais de ar, e maior espaço interior com o estilo tradicional do Range Rover familiar: capô sobre-elevado, porta traseira dividida horizontalmente e carroceria em alumínio.

Os novos motores 4.4 V8 de 32 V à gasolina, com 286cv, e 3.0 turbo diesel common-rail de 6 cilindros, com potência de 177 cv, garantem melhor performance, menores emissões, maior economia de combustível e mais refinamento.

- Publicidade -

Uma das principais novidades do modelo é o diferencial Torsen, que permite alternar a velocidade entre os eixos do veículo, de acordo com o nível de aderência à pista.

O sistema dispõe de diferencial central e tem o recurso de bloquear automaticamente uma das rodas, aumentando o nível de rotação das demais. Essa função pode ser aplicada, por exemplo, em caso de atolamento.

Oferece também um avançado sistema de transmissão automática Steptronic de cinco velocidades. A caixa de transferência modelo NV (New Venturi Gear) tem a capacidade de alternar a relação de baixa para alta com o veículo em movimento.

A suspensão dianteira McPherson e traseira modelo “Double Wishbone”, pneumática, garante o equilíbrio do veículo em qualquer superfície e proporciona melhor desempenho e conforto.

A maior altura ao solo também garante a performance off road, enquanto o sistema de válvulas de ligação cruzada resulta em curso da suspensão mais suave para maior conforto na estrada.

- Publicidade -

O sistema de suspensão é ajustável e permite, por exemplo, que o carro seja suavemente rebaixado para facilitar entradas e saídas, fazendo com que o veículo selecione automaticamente a altura correta.

O sistema de freio é o ABS nas quatro rodas e conta com a tecnologia EBD (distribuição eletrônica de frenagem), que proporciona maior equilíbrio durante a parada do veículo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança