sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Painel do futuro foi apresentado na SAE Brasil

Um dos destaques da SAE BRASIL 2003 foi o Pure Vision 2.0 da Siemens VDO Automotive, um cockpit-conceito composto de avançadas tecnologias.

- Publicidade -

O elemento central do Pure Vision 2.0 é um display de 10 polegadas, instalado no centro do sistema, junto a um controlador, um botão de controle rotativo que funciona como uma central de operações pela qual a maioria das funções disponíveis são selecionadas.

Praticamente todas as funções de conforto podem ser selecionadas pelo controlador, desde o ar-condicionado até navegação e sistemas de multimídia.

Com projeção traseira de imagens no display, ganha-se mais espaço e cria-se novas possibilidades de design, já que permite que o monitor possa ser adaptado à superfície do cockpit, sem que as imagens sejam distorcidas.

O cockpit-conceito da Siemens VDO também contribui para a redução no peso do veículo, já que o alto nível de integração exige a utilização de menos fios condutores, que são fixados diretamente no plástico expandido.

- Publicidade -

Este conceito “no-wire” elimina a necessidade de isolamento dos cabos condutores, diminuindo o peso.

Painéis de última geração

Além do cockpit-conceito, a Siemens VDO Automotive também apresentou painéis de instrumentos de última geração, já utilizados em veículos topo-de-linha de marcas como BMW, Mercedes-Benz, Alfa Romeo, Porsche e Audi.

Destaque para o painel de instrumentos do Audi A8, que conta com o avançado sistema de Multi Media Interface (MMI).

O sofisticado sistema digital MMI torna o Audi A8 um dos automóveis mais avançados tecnologicamente dentre os disponíveis no mercado.

- Publicidade -

Projetado para literalmente revolucionar a relação entre máquina e condutor, o sistema permite ao motorista interagir com o automóvel por meio de uma tela digital de sete polegadas, escamoteável, ergonomicamente posicionada no centro do painel.

Por meio de comandos posicionados no console central, o condutor pode, entre outras coisas, controlar a altura da suspensão, verificar a pressão dos pneus, assistir TV, configurar a iluminação interna e externa do veículo, controlar o funcionamento do sistema de auxílio às manobras, verificar a condição de carga da bateria, discar ou receber chamadas telefônicas, entre outros.

Tudo muito fácil e prático, depois que os diversos controles são memorizados pelo motorista.

Painéis para veículos comerciais

A Siemens VDO Automotive também tem forte atuação no segmento de painéis para veículos comerciais.

Na Série F modelo 2004 da Ford, a empresa passou a fornecer o painel de instrumentos com novo tacógrafo padrão DIN 1, que possui tamanho equivalente a um aparelho de rádio.

Outro novo cliente da Siemens VDO Automotive neste segmento é a Volvo Caminhões. O recém-lançado Volvo VM já sai de fábrica equipado com painel de instrumentos, tacógrafo eletrônico e aparelho de áudio AR 644 da marca. Os modelos FH e NH também passaram a utilizar o tacógrafo da empresa.

Alta tecnologia em multimídia sobre quatro rodas

Outra novidade apresentada pela Siemens VDO Automotive é o kit multimídia, composto de um monitor de sete polegadas, DVD, computador de bordo com acesso à internet, TV e aparelho de áudio com MP3.

Já o kit viva-voz, produto único no mercado, permite a conexão entre os aparelhos de som da Siemens VDO Automotive e o celular.

Com isso, o motorista não precisa segurar o aparelho, enquanto estiver dirigindo, pois o microfone é instalado na coluna de direção do veículo. A empresa disponibiliza conectores para vários modelos de aparelhos da Siemens, Nokia, Gradiente, Motorola e Sony Ericson.

Tecnologia exclusiva da Siemens VDO para diesel

O Sistema Piezo Common Rail (PCR) é uma tecnologia exclusiva da Siemens VDO Automotive, utilizado em motores diesel de 4 e 6 cilindros. No Brasil, este sistema será utilizado nos motores eletrônicos International NGD 3.0 E.

A tecnologia Piezo, cuja função é o acionamento dos injetores, possibilita maior precisão de injeção – de 0,3 mm³/curso -, maior velocidade e pressão – até 1600 bar -, maior volume e número de injeções por ciclo (até 120 mm³ de 200 a 1600 bar em até 5 injeções), o que proporciona reduzido consumo de combustível, melhor desempenho e menores ruído, vibração e emissão de poluentes, permitindo atender à Euro 4.

O PCR possibilita que se trabalhe o sistema de injeção de maneira diferenciada, conforme cada situação do motor como rotação, fator de carga, situação de aceleração ou desaceleração e temperatura, sendo o mesmo calibrado para obter o melhor desempenho em cada uma das situações, variando o tempo de injeção, pressão e volume de combustível, número de injeções etc.

Melhor performance para motores a gasolina

A Siemens VDO Automotive apresenta o coletor de admissão com geometria variável para motores a gasolina de injeção direta, desenvolvida para atender à Euro 4, e o coletor de admissão em plástico injetado para motores diesel.

São produtos que mostram o domínio tecnológico da empresa para proporcionar aos motores melhor performance – torque e potência – e diminuir o consumo de combustível e emissões de poluentes.

Motores elétricos

A Siemens VDO Automotive é líder absoluta no mercado mundial de motores elétricos para aplicação HVAC – Sistemas de Ar Condicionado para veículos.

No SAE, a empresa mostra a última palavra em tecnologia de motores elétricos, com os conceitos PWM e Brushless.

O conceito PWM permite o ajuste da velocidade progressiva de forma contínua, eliminando os saltos.

Já o Brushless é um motor que não emite nenhum ruído, já que não possui escovas, eliminando o atrito com o coletor, além de também contar com o ajuste de velocidade progressiva.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança