sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Up! I-Motion é o primeiro modelo no Brasil com motor 1.0l a oferecer câmbio automatizado

[box type=”info” align=”aligncenter” ]Nova transmissão automatizada SQ100 está disponível a partir da versão move up! (com duas ou quatro portas).[/box]

- Publicidade -

A Volkswagen apresenta o up! equipado com transmissão I-Motion, primeiro modelo do Brasil com motor 1.0l a oferecer câmbio automatizado. O up! I-Motion também se torna o veículo mais acessível do País equipado com câmbio de operação automática.

A transmissão é oferecida a partir da versão move up!, que com o recurso tem preço sugerido de R$ 30.990. Com a chegada desse câmbio, combinada à oferta de carroceria de duas portas (disponível para as versões take up! e move up!), a linha do up! vem a atender de forma ainda mais completa as necessidades do consumidor.

Totalmente novo, o câmbio I-Motion que equipa o up! é denominado SQ100 e foi desenvolvido com os objetivos de proporcionar maior conforto, precisão de respostas, eficiência (inclusive colaborando para a redução no consumo de combustível), baixo peso e manter o elevado padrão de manutenção e durabilidade Volkswagen.

Novo câmbio I-Motion – Com peso de aproximadamente 30 kg e capacidade de torque de 120 Nm, o novo câmbio SQ100 é um dos mais leves e compactos automatizados já construídos. Um dos aspectos que diferenciam o câmbio SQ100 é a utilização de atuadores eletromecânicos para a operação de acolamento e desacoplamento da embreagem e a troca de marchas.

- Publicidade -

Isso ajuda a reduzir o peso e o tamanho do conjunto. Os atuadores são montados diretamente na caixa de câmbio e estão divididos basicamente em dois grupos: o mecanismo de mudança de marchas e a unidade que regula a abertura e o fechamento da embreagem.

O mecanismo de mudança é composto por dois motores elétricos independentes: um para a seleção e outro para a troca de marchas. Eles, respectivamente, acionam a árvore para seleção de marchas, na qual é localizado o dedo seletor – o responsável pela ativação da marcha selecionada.

Para reduzir o consumo de energia, esses motores elétricos só são energizados quando em utilização. Quando a marcha está selecionada, é interrompida a alimentação desses motores. A unidade reguladora da embreagem é operada por outro motor elétrico.

Com a aplicação de uma mola de compensação (que compensa a força contrária realizada pela mola do platô da embreagem), consegue-se a abertura e o fechamento controlado da embreagem com um motor elétrico relativamente pequeno e leve, garantindo a suavidade de operação e o conforto por meio de um sistema compacto e robusto.

O motor elétrico do regulador da embreagem também só recebe energia quando em funcionamento – com a embreagem fechada, sua alimentação é interrompida, reduzindo o consumo.

- Publicidade -

Graças ao uso de sensores de posição nos três motores elétricos e de um sensor suplementar separado que detecta a velocidade de rotação da árvore primária, o câmbio fica sob monitoramento constante pela unidade de controle da transmissão (TCU), permitindo ser comandado de forma rápida, dinâmica e precisa.

Por meio da nova alavanca sem cabos (“shift by wire”) no console o motorista seleciona “D”, “M”, “N”, “R. No modo automático “D”, a caixa seleciona os pontos de troca que melhor atendam critérios de economia de combustível, conforto e segurança.

O software de gerenciamento da transmissão foi feito em parceria com a Porsche, sendo que os mapas foram elaborados a partir dos dados de eficiência do motor e das vias urbanas, estando adaptadas às necessidades do consumidor brasileiro.

Se necessário, a qualquer momento, é possível trocar a marcha escolhida pela TCU manualmente, por meio da alavanca, movendo-a no sentido longitudinal (para a frente e para trás). Ou seja, apesar de estar rodando em modo automático, a TCU sempre dá prioridade ao desejo do motorista.

Após algum tempo, dependendo das condições de rodagem, o sistema volta automaticamente a gerenciar em modo “D”. Caso o motorista precise de mais esportividade, pode selecionar o modo “M” e trocar de marchas manualmente de forma definitiva.

Nesse caso, a interferência da TCU ocorre somente em caso de segurança. A unidade de controle da transmissão (TCU) também permanece em conexão direta com os controles eletrônicos do motor e do freio, por meio de rede CAN.

As trocas de marchas são feitas baseadas no modo de condução do motorista e na posição do pedal do acelerador. Essa unidade de controle está posicionada separadamente da caixa de câmbio e protegida de água, calor e vibração. As relações de marchas são específicas da caixa SQ100 e diferentes das do câmbio MQ200, que equipa a versão manual do up!.

Foram implementados degraus menores entre as marchas iniciais, de forma a melhorar as trocas em baixas velocidades e aumentar ainda mais o conforto.

Motor do Ano 2014 – O up! chega ao mercado equipado com o motor 1.0l MPI de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos. Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros.

A premiação, uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira, é organizada pela revista Autoesporte, da Editora Globo. Trata-se do motor mais potente da categoria, com bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto, e quatro válvulas por cilindro.

O motor dispõe de tecnologias como o sistema de partida a frio “e-flex”, que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho). Sua potência é de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque.

O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Sendo que 85% do torque máximo já está disponível a partir de apenas 2.000 rpm, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.

O motor EA211 1.0l está combinado à nova transmissão SQ100. As relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução na emissão de CO2.

Essa característica colabora para tornar o up! um dos veículos com menor consumo de combustível no Brasil, com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO (referência janeiro/2014). Seu tanque de combustível tem 50 litros de capacidade, o que lhe confere excelente autonomia.

Desempenho – O desempenho do up! é digno de modelos de classes superiores. Com a transmissão I-Motion, o up! acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundos com gasolina (E22) e em 12,8 segundos com etanol (E100). A velocidade máxima é de, respectivamente, 166 km/h e 168 km/h.

A posição de dirigir é favorecida pelo banco “one shape”, que acomoda perfeitamente o condutor. Há ainda ajustes de altura para o banco do motorista (milimétrico) e para a coluna de direção, o que reforça a boa ergonomia do modelo.

O up! também conta com bom apoio para o pé esquerdo do motorista. Com ótima empunhadura, seu volante tem formato inspirado no do Fusca, com a base reta – na versão high up! o volante possui apliques na cor preto brilhante.

Nas versões black up!, red up! e white up! há apliques em chrome effect, com o nome do modelo. Segurança com 5 estrelas – O up! é o primeiro automóvel de entrada feito no País a obter 5 estrelas na proteção de adultos e 4 estrelas na proteção de crianças no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos.

Dessa forma, o up! repete no Brasil o excelente desempenho em segurança do modelo europeu, o que evidencia o alto nível de qualidade do modelo brasileiro. O up! começa sua história no Brasil com uma importante conquista.

O novo Volkswagen é o primeiro veículo de entrada feito no País a conquistar a melhor qualificação possível tanto na proteção para adultos quanto na para crianças – cinco e quatro estrelas, respectivamente – no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos.

Essa conquista torna o up! não apenas o veículo mais seguro de sua categoria, mas um dos mais eficientes na proteção aos ocupantes, entre todos os automóveis à venda no País.

A segurança é reforçada pela oferta, de série em todas as versões, de freios ABS com EBD, dois airbags dianteiros, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de carga e fixação do tipo ISOFIX® / top tether para dispositivo de retenção infantil (cadeirinha).

Melhor reparabilidade – O up! conquistou índice 11 no CAR Group 2014, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão.

Isso torna o novo Volkswagen o melhor automóvel do Brasil – entre todos os participantes do estudo – no quesito reparabilidade. O Car Group é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

O índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e ao custo de seu reparo. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com off-set de 40% na dianteira esquerda contra uma barreira rígida a um ângulo de 10°.

As mesmas condições são aplicadas para o impacto da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).

Após cada impacto, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group.

O índice serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros dos veículos.

O modelo equipado com câmbio I-Motion está disponível em cinco versões: move up!, high up!, black up!, white up! e red up!.

Duas portas – A Volkswagen do Brasil apresenta a versão com carroceria de duas portas do up!, que chega ao mercado brasileiro apenas três meses após a opção de quatro portas para complementar a família do modelo.

Com preço sugerido a partir de R$ 26.900, o up! duas-portas é R$ 2.000 mais barato que o de quatro portas, ressaltando sua já excelente relação custo-benefício.

O up! duas-portas estará disponível a partir deste mês nas mais de 630 concessionárias Volkswagen em todo o País nas versões take up! e move up! – que tem preço sugerido de R$ 28.300. As opções high up!, black up!, white up! e red up! permanecem com oferta apenas de carroceria quatro portas.

O modelo também estreia a nova transmissão I-Motion (SQ100), o que o torna o modelo equipado com câmbio de operação automática mais acessível do País. O up! também se torna o primeiro veículo com motor 1.0l do Brasil a ofecerecer transmissão automatizada.

O recurso é opcional a partir da versão move up! de duas portas.

Confira o vídeo demonstrativo do carro Up! I-Motion no link:https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=7xBK8uH5VHA

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança