sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Desempenho global do setor automotivo – Novembro 2015

A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente até novembro de 2015. Sem alterações entre os três primeiros colocados, a China apresentou uma alta mensal de 15,4% e lidera os rankings mensal e acumulado.

- Publicidade -

Os EUA mantêm a 2ª colocação após pequenas variações positivas de 1,1% mensal e de 5,4% no acumulado. Ocupando a 3ª posição em ambos os rankings, o mercado japonês retraiu 6,6% na apuração mensal e 9% se comparado ao volume acumulado no mesmo período de 2014.

É importante destacar que os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países, os números englobam carros e comerciais leves.

Com taxas de crescimento expressivas nos últimos meses, a Espanha novamente apresentou o maior índice positivo na apuração mensal, pouco mais de 29%. O país ganhou uma posição em ambos os rankings e agora aparece na 14ª e 13ª colocações no mensal e no acumulado, respectivamente.

O mercado italiano, que neste mês aparece em 10º lugar, também mostra crescimento significativo e alta mensal de 23,5% e acumulado de 14,9%. A Alemanha permanece na 4ª colocação, seguida por Índia, que passou a ser 5ª colocada em ambos os rankings.

- Publicidade -

O mercado brasileiro ainda sofre retração significativa e, não diferente do restante do ano de 2015, mostra variações negativas de 32,3% no mensal e 24,2% no acumulado. Diante da recessão econômica que afeta todos os setores do País, o Brasil perde espaço mundial frequentemente e agora ocupa a 7ª colocação em ambas apurações.

Desempenho dos grupos – Como no mês de outubro, o líder Grupo Volkswagen apresentou quedas mensal e acumulada de 1,9% e 2%, respectivamente. O Grupo Toyota, que voltou a apresentar um tímido resultado mensal positivo, segue na 2ª colocação seguido por GM e Hyundai.

Destaque para a Honda, que continua crescendo de forma geral e ocupa a 6ª colocação com crescimentos de 8,3% e de 5,4% nas apurações mensal e acumulado, respectivamente. A Nissan, após crescimento mensal de 3,1%, ultrapassou a FCA e agora ocupa a 7ª colocação em novembro.

É importante observar que mesmo diante de poucas baixas mensais, o ranking acumulado ainda apresenta alguns índices vermelhos, destaque novamente para Suzuki, que retraiu 5%.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança