sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Solução WABCO para as portas traseiras do semirreboque reduz a resistência do ar

A WABCO, fornecedora global líder em tecnologias que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, desenvolveu a solução para reduzir a resistência do ar localizada na traseira do semirreboque, por exemplo, sobre as portas do modelo furgão.

- Publicidade -

O OptiFlow™ Tail, é uma exclusiva solução aerodinâmica que direciona o fluxo de ar de modo a reduzir os efeitos da resistência. Ao diminuir a resistência do ar, o produto WABCO aumenta a eficiência do veículo na estrada, ajudando a reduzir o consumo de combustível, e assim  contribuindo para proteção do meio ambiente (reduz emissão de gás carbônico).

Com tecnologia e design patenteados pela WABCO, o OptiFlow™ Tail foi rigorosamente testado em estradas, túneis de vento e até em simulações de computador.

“Os resultados de todos os testes são excelentes”, diz Germano Collobialli, gerente de aplicação, treinamento e assistência técnica da WABCO. Em velocidades típicas de rodovias, o OptiFlow™ Tail reduz o consumo de combustível em cerca de 1,1 litro por 100 quilômetros rodados (dados estatísticos para aplicações europeias), o que gera enorme economia ao longo da vida útil do veículo e provoca uma diminuição da emissão de carbono.

A economia de combustível ocorre independentemente do tipo de semirreboque, da tonelagem e capacidade da carga, e até do motorista.

- Publicidade -

Com os atuais níveis de preço do diesel, a projeção é que o investimento no OptiFlow™ Tail se pague em pouco tempo. Por exemplo, na Europa e em condições legais de condução (controles da velocidade e da máxima capacidade de carga), a redução do consumo de combustível tem efeito direto nas emissões.

É esperado que o OptiFlow™ Tail proporcione redução nas emissões de gás carbônico de aproximadamente 2,8 toneladas por caminhão, anualmente.

A resistência do ar sobre o veículo em velocidade é uma dificuldade para o motorista na estrada e um gasto a mais na conta do combustível para o frotista.

Os caminhões dividem a resistência aerodinâmica de modo uniforme entre o cavalo mecânico e o semirreboque. O OptiFlow™ Tail dá ao semirreboque uma forma aerodinâmica mais eficiente.

Posicionado na traseira do semirreboque, o design das abas direciona corretamente o fluxo de ar proveniente do movimento do veículo. Seu correto alinhamento produz o efeito aerodinâmico perfeito.

- Publicidade -

Assim como os OptiFlow™ SideWings – revestimentos da WABCO que oferecem proteção lateral contra o efeito do ar sobre o semirreboque –, o OptiFlow™ Tail apresenta a mesma característica de redução da resistência do ar.

Feitos de material robusto, são recomendados para as mais diversas aplicações, principalmente para semirreboques modelo furgão.

Para mais informações assista ao vídeo http://wabco-optiflow.com/tail/ ou telefone para 0800 70 70 885.

Veja mais dicas sobre produtos WABCO no Facebook. https://pt-br.facebook.com/wabcobrasiloficial.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança