quinta-feira , 19 outubro 2017
ACELERANDO
Capa » Seu Veículo » Carro poluindo? Veja quais sinais indicam falha no catalisador
Carro poluindo? Veja quais sinais indicam falha no catalisador

Carro poluindo? Veja quais sinais indicam falha no catalisador

Carro poluindo? Veja quais sinais indicam falha no catalisador – Em um País com uma frota de 51 milhões de veículos, a preocupação com as emissões de poluentes é constante.

Por esse motivo, o bom funcionamento do catalisador automotivo, componente responsável por converter até 98% dos gases tóxicos provenientes da combustão em vapores inofensivos, é essencial para o meio ambiente e saúde da população.

Principal fabricante do componente do Brasil, a Umicore, alerta motoristas e reparadores automotivos sobre os sinais de que a peça está perdendo eficiência.

Barulho no escape – De acordo com Cláudio Furlan, gerente comercial da Umicore, barulhos no sistema de escapamento podem indicar problemas físicos no catalisador.

“Se o motorista perceber algum ruído incomum vindo do escapamento, é recomendado que ele vá até uma oficina de confiança para verificar a integridade do componente”, explica.

Da mesma forma, caso o reparador automotivo receba alguma queixa relacionada a isso, deve priorizar a inspeção da peça.

Perda de potência – A perda de potência do veículo também é um sinal de que pode haver deficiência no catalisador. Nesse caso, o problema pode ser o derretimento parcial da face da peça.

“Quando isso ocorre, as sondas lambdas não conseguem detectar o problema, pois a estocagem de oxigênio continua acontecendo. Porém, a transformação dos gases não ocorre de maneira eficiente e o automóvel passa a emitir gases tóxicos acima dos limites legais”, explica Miguel Zoca, gerente de Aplicação do Produto da Umicore.

Além da perda de desempenho, o derretimento parcial do catalisador pode causar um aumento no consumo de combustível.

Luz da injeção eletrônica – O indício mais grave de que o catalisador precisa ser substituído é o acionamento da luz da injeção eletrônica no painel.

“O acionamento da luz de diagnose pode indicar problema em qualquer componente do sistema de emissões. Quando essa falha é no catalisador, significa que o componente já está com uma degradação avançada e precisa ser substituído”, diz Zoca.

Para garantir que o componente tenha a mesma vida útil do veículo é preciso que o veículo passe pelas revisões periódicas, conforme especificação da montadora.

“Em geral, o catalisador é prejudicado pela falta de manutenção de outros itens do veículo ou do uso de produtos inadequados como combustível de má qualidade, por exemplo. Por isso, é preciso ter atenção com os cuidados com o carro”, finaliza Cláudio Furlan.

Sobre Equipe Mecânica Online®

Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.