sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Propulsões alternativas podem ajudar nova política industrial

Com o fim do Inovar-Auto este ano e a formalização do programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística, a nova política industrial a partir de 2018, as propulsões alternativas tendem a ganhar papel preponderante no setor automotivo brasileiro, assim como já é uma realidade, ainda que em proporções restritas, em mercados mais evoluídos.

- Publicidade -

Esta foi a tônica da 3ª edição do Seminário de Propulsões Alternativas, promovida pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, realizada ontem no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, que trouxe o tema “Aplicações atuais e futuras das novas propulsões”, com a participação de cerca de 140 profissionais da indústria e representantes do Governo e de universidades.

A nova célula de combustível alimentada 100% a etanol, denominada “E-Bio Fuel Cell System”, também tema da apresentação ministrada por Ricardo Abe, gerente de produto da Nissan, foi apresentada ao público presente.

Trata-se de um ciclo neutro de carbono que emite gás limpo na atmosfera com autonomia similar a de carros com motor à gasolina e que dispensa carregamento em um posto de recarga.

“Esta tecnologia utiliza um combustível líquido fácil de manusear que produz eletricidade carregando a bateria para alimentar o motor elétrico. O hidrogênio é produzido a partir de etanol e água por meio da reação principal e a eletricidade é gerada pela reação do hidrogênio com oxigênio do ar”, afirmou Abe.

- Publicidade -

Um projeto cujo objetivo é prover serviços baseados em tecnologias inovadoras e ecologicamente sustentáveis com foco em melhorias para a mobilidade, segurança e comodidade a trabalhadores, empreendedores, visitantes e turistas em prol da consolidação do Parque Tecnológico Porto Digital foi exibido por Angelo Leite, da Sertell em apresentação “Fortaleza Car Sharing”.

O negócio de carro compartilhado que utiliza aplicativo para cadastro e para abertura dos veículos elétricos, inclusive, apresentou em seis meses, segundo o palestrante, resultados como 2.374 cadastrados, 20 km distância média por viagem e 1.165 viagens.

O subsecretário de Energias Renováveis do Governo do Estado de São Paulo, Antonio Celso de Abreu, marcou presença durante o evento com apresentação “Programa Paulista de Biogás (uso veicular)”, iniciativa que traz como objetivo o aumento da participação das energias renováveis na matriz energética paulista.

“O Plano Paulista de Energia estabelece políticas públicas capazes de estimular o crescimento econômico com um uso menos intensivo de energia, por meio da eficiência energética, da ampliação do uso de energia renováveis. Dentro deste contexto, o ‘Programa Paulista de Biogás’, por exemplo, determina a adição de um percentual mínimo de biometano ao gás canalizado comercializado no Estado de São Paulo”, disse o subsecretário.

Em palestra “BMW iPerformance: Plug-in hybrids with BMW i know-how”, o diretor de engenharia da BMW Elmar Hockgeiger exibiu o conceito modular de bateria adotado nos BMW i3 e BMW i8 e o design bastante compacto do conjunto integrado do motor elétrico com a eletrônica de potência, também usado nos modelos de performance da montadora.

- Publicidade -

No período da tarde, o seminário apresentou quatro palestras, com trabalhos da Universidade Federal do ABC, da Itaipu Binacional, da Air Liquide e da BYD.

Sergio Avelleda, secretário municipal de Transporte de São Paulo, falaria sobre a “Retomada do Programa Eco Frotas”. No entanto, diante do iminente dia de greve nacional, Avelleda não pôde comparecer ao evento.

Desde as primeiras horas desta quinta-feira, o secretário atendeu à Imprensa.

O professor Daniel de Florio, da Universidade Federal do ABC, defendeu a tese de que “é preciso acabar com o uso de combustíveis fósseis. É uma questão de saúde pública”.

E discorreu sobre a extração de hidrogênio a partir de etanol e de gás natural, para abastecer as células a combustível como fonte energética em veículos automotores.

Há 17 anos à frente dos estudos científicos de células a combustível na UFABC, Florio reconhece o elevado custo de produção dessa fonte energética, mas – de outra parte – mostrou cases de sucesso na Califórnia, parte da Europa e no Japão.

Marcio Massakiti Kubo, coordenador de P&D da Itaipu Binacional, falou sobre o Programa Veículo Elétrico, que nasceu em 2006 na empresa. Segundo Kubo, os motores a combustão, por meio de combustível fóssil, apresentam eficiência energética de apenas 15%, se considerada “do poço à roda”, enquanto os veículos elétricos 40%.

“Trata-se de um ganho extraordinário… Nossos estudos indicam que se transformássemos toda a produção de autoveículos – 3,4 milhões de unidades, em 2011 – em elétricos, o impacto seria um adicional de apenas 3,3% na demanda por energia elétrica do País”, elucida.

Kubo salienta que o Brasil não pode ficar fora do programa de mobilidade elétrica, uma tendência irreversível, em sua avaliação. “Se considerarmos ainda que usuário comum de automóvel percorre apenas 54 km/dia, 80% dos veículos podem ser recarregados em casa e que o custo da energia elétrica é de US$ 4 para cada 100 km rodados, o carro elétrico é mais que viável”.

As últimas duas palestras do seminário foram os cases de sucesso da Air Liquide e da montadora chinesa BYD. Em “Geração de hidrogênio sustentável a partir de gás natural renovável”, Caio Mogyca discorreu sobre a reforma de gás natural na obtenção de hidrogênio, processo utilizado na produção dessa fonte energética em mais de 80% dos casos.

Carlos Roma, da BYD, por sua vez, falou sobre a inauguração das recentes fábricas de painéis solares fotovoltaicas e de chassis de ônibus e caminhões, elétricos, na cidade de Campinas, e também sobre o caminhão de lixo elétrico, uma realidade já na cidade de Indaiatuba.

O Seminário de Propulsões Alternativas foi encerrado por Gustavo Noronha, um dos integrantes da comissão organizadora do evento.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança