quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Mercedes-Benz lança 15 novos recursos para a linha de caminhões Accelo na Fenatran

Atendendo a demandas dos clientes, os caminhões Mercedes-Benz Accelo – modelos 815 e 1016 do segmento de leves e o 1316 da categoria de médios – ganham 15 novos recursos, com destaque para a nova versão de cabina estendida e a transmissão automatizada, o que agrega ainda mais valor a uma linha de produtos já consagrada no País pela eficiência na coleta e entrega urbana e no transporte rodoviário, bem como pelo reduzido custo operacional.

Entre as novidades do Accelo – que serão lançadas ao mercado na Fenatran 2017, o maior e mais completo Salão de Transporte Rodoviário de Carga da América Latina – também se destacam o sistema de partida em rampa (HSA), além de controle de tração (ASR), banco pneumático para o motorista, painel de instrumentos com novas funções, tanque adicional de combustível de 150 litros e novas cores de cabina.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“Com essas novidades, o Accelo está cada vez mais atrativo e aprimorado, em total sintonia com os desejos dos clientes e o atual perfil do mercado, reforçando uma linha de veículos já consagrada por sua versatilidade e eficiência no transporte de carga e distribuição de produtos em áreas urbanas”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Os aprimoramentos da linha Accelo decorrem da evolução do ECONFORT, filosofia de desenvolvimento dos caminhões da nossa marca que assegura um alto padrão de economia, conforto, força e desempenho no transporte”.

De acordo com o executivo, os aprimoramentos na linha Accelo demonstram ainda que a Empresa segue atenta às exigências e sugestões dos clientes, bem como às tendências do mercado, fazendo dele um dos caminhões mais completos e confortáveis do seu segmento. “Com base nisso, estamos fazendo muito bem a lição de casa, transformando cada necessidade dos clientes em novas soluções eficientes e rentáveis. Ou seja, estamos cumprindo o compromisso estabelecido no slogan As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”.

Os 15 novos recursos introduzidos no Accelo asseguram vantagens para o motorista e os acompanhantes no dia a dia de trabalho. “A nova cabina estendida oferece melhor ergonomia e mais espaço para os ocupantes e para a acomodação de objetos”, destaca Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso se traduz em bem-estar a bordo e mais conforto, o que significa mais produtividade na operação de transporte. Já o novo câmbio automatizado com grande inteligência otimiza a troca de marchas, melhorando o desempenho e a economia no consumo, além de aumentar o conforto e a segurança”.

- Publicidade -

Cabina estendida oferece mais conforto e praticidade para o motorista – O lançamento da inédita cabina estendida para a linha Accelo, nos modelos 815, 1016 e 1316, aumenta as opções de escolha para os clientes, que continuam contando com a versão básica de cabina. Isso amplia a versatilidade da linha Accelo, possibilitando o atendimento a diversas preferências e necessidades dos transportadores.

“A cabina estendida coloca o Accelo em um novo patamar, posicionando-o entre os mais confortáveis do seu segmento”, ressalta Ari de Carvalho.

A nova cabina estendida do Accelo se caracteriza por um prolongamento de 180 mm na parte traseira. Com isso, o banco do motorista ganhou uma nova posição, recuada em 25 mm e com ajuste longitudinal de 210 mm, ampliando assim o espaço para as pernas. A regulagem do encosto foi aumentada de 12 graus para 25 graus. Tudo isso resulta em maior espaço e uma melhor ergonomia, principalmente para pessoas de maior estatura,  adequando o habitáculo aos mais diversos biotipos de motoristas.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O encosto do banco do acompanhante também ganhou mais 6 graus de inclinação. Além disso, o Accelo recebeu um novo tapete com enchimento de +30 mm para elevação da altura do piso, facilitando o apoio do pé para pessoas de baixa estatura. Essas melhorias proporcionam maior conforto e melhor ergonomia também para os demais ocupantes.

O prolongamento de 180 mm da cabina estendida também permitiu a instalação de 3 porta-objetos atrás dos bancos. Há também uma rede na parede traseira – uma excepcional solução para a guarda de objetos e bagagens e que contribui para melhor organização do espaço disponível.

Outro item importante admirado pelos motoristas, o banco pneumático agora é oferecido como opcional na versão com cabina estendida. Possui várias regulagens e sua suspensão absorve com excelência as irregularidades da pista, oferecendo assim um alto padrão de conforto e ergonomia na condução do caminhão.

Esse conjunto de melhorias atende a diferentes biotipos de condutores do veículo, elevando a linha Accelo como um dos caminhões mais completos e confortáveis do seu segmento.

Inteligência embarcada é destaque no câmbio automatizado – Outra grande novidade da Mercedes-Benz para o segmento de leves e médios é a introdução do câmbio totalmente automatizado de 6 marchas, sem pedal de embreagem, para os caminhões Accelo, como opcional. “A partir de março de 2018, esse item estará em produção”, afirma Ari de Carvalho. “Dessa forma, nossa marca passa a oferecer transmissões automatizadas para toda família de produtos, ampliando ainda mais o leque de ofertas para os clientes”.

O Accelo 815, o “Mercedinho”, receberá o câmbio totalmente automatizado Eaton 6106A. Já os modelos Accelo 1016 e Accelo 1316 6×2 serão equipados com a versão Eaton 6206A. Estes câmbios de 6 marchas se caracterizam pelo excelente escalonamento de marchas com primeira reduzida de 6,20 e última marcha com overdrive 0,78, combinando excelente partida em rampa e altas velocidades operacionais, tornando os caminhões Accelo aptos para trafegarem no intenso tráfego urbano, assim como em rodovias.

Essa novidade tecnológica dos caminhões Accelo é a combinação de um câmbio mecânico com acionamento automatizado das trocas de marchas, sem pedal de embreagem. A grande vantagem do sistema automatizado é a otimização do consumo de combustível, pois o câmbio tem potencial para minimizar as diferenças de condução entre os motoristas de uma frota, fazendo com que a média de consumo da frota cresça significativamente.

Para os autônomos e proprietários particulares, o câmbio automatizado auxilia na operação do caminhão com economia e conforto, sem exigir um alto nível de capacitação e experiência de condução. Sem o pedal de embreagem, o sistema elimina esforços, gerando menor fadiga do motorista, que pode ficar mais atento a outros itens de desempenho e segurança da condução do veículo, além de proteger o câmbio de eventuais imperícias.

O câmbio automatizado é a solução perfeita para os caminhões que trafegam no intenso tráfego urbano, onde as trocas de marchas são constantes, pois alivia o estresse do motorista, tornado a condução muito mais segura e produtiva.

O câmbio automatizado do Accelo, assim como os demais modelos aplicados na linha de caminhões Mercedes-Benz, conta com uma grande inteligência embarcada, com destaque para:

Sistema de reconhecimento da inclinação da pista – identifica a situação da via e realiza a troca de marcha de forma mais adequada.

Modos de condução Eco e Power – Na função Eco, ao se acionar a tecla “automático” o sistema já opera no modo de economia, realizando as trocas de marchas nas situações de menor consumo de combustível, oferecendo assim, mais rentabilidade. Acionado por uma tecla no painel, o modo Power privilegia mais desempenho e, neste caso, as trocas de marchas acontecem em rotações mais altas.

Kickdown no pedal do acelerador – quando este pedal é pressionado até o fim de seu curso, o sistema entende e reduz a marcha para melhorar as respostas do motor.

Sistema de auxílio de partida em rampa (HSA – Hill Start Aid) – Acionado por tecla no painel, o sistema de freio é acionado por até 3 segundos até que se acelere o caminhão.

Sistema de sobrecarga da embreagem – Uma luz de aviso no painel de instrumentos informa o condutor de condições de excessiva sobrecarga (alta temperatura) da embreagem. Isso protege a embreagem contra má operação e preserva sua vida útil ou a troca prematura.

O câmbio automatizado do Accelo também agrega a função ASR (Anti Slip-Regulation), sistema de controle de tração que garante melhor dirigibilidade e mais segurança.

Esses novos câmbios vêm equipados, de série, com o módulo PSM, que faz a interface entre o caminhão e o acionamento de tomada de força, itens montados por terceiros.

Painel de instrumentos com funções adicionais – No Accelo, a interatividade foi aumentada por meio de novas funções no painel de instrumentos. Entre elas destacam-se: pressão da turbina, alarme de velocidade, tempo/consumo em marcha lenta e consumo em litros. Com isso, o painel aumentou sua praticidade, com melhoria no monitoramento de parâmetros de condução do caminhão.

 Tanque adicional e novas cores são atrações na Fenatran – A Mercedes-Benz reservou mais atrações da linha Accelo para a Fenatran. Entre elas, o tanque adicional de combustível de 150 litros, disponível como opcional para os modelos com entreeixos de 4.400 mm. Isso eleva para 300 litros a capacidade total do Accelo, oferecendo a maior autonomia dos segmentos de leves e médios para o cliente rodar por mais tempo, diminuindo as paradas para abastecimento.

Os dois caminhões Accelo que estarão expostos no evento demonstrarão novas cores de cabina disponíveis para o mercado, que dão ao caminhão um design mais bonito e elegante. O Accelo 815 apresentará a cor Laranja Setter e o Accelo 1316 6×2 trará uma nova cor azul Rigel.

Na Fenatran também será apresentado o conjunto de válvula reguladora e distribuidora de 4 vias com filtro secador de ar e separador de óleo. Essa solução protege o sistema de freio contra umidade e óleo, eliminando a necessidade de manutenção diária.

15 novos recursos incorporados na linha Accelo e lançados na Fenatran

  • Nova cabina estendida (+180 mm de prolongamento, banco do motorista reposicionado em +25 mm e com +13 graus de ajuste do encosto; +6 graus de inclinação do encosto do banco do acompanhante
  • Novo tapete com enchimento de 30 mm para elevação do piso
  • Três porta-objetos atrás do banco
  • Rede na parede traseira
  • Banco do motorista pneumático (opcional)
  • Câmbio automatizado sem pedal de embreagem – câmbio Eaton com versões para o Accelo 815 e para os modelos 1016 e 1316 6×2, sistema de reconhecimento de inclinação de pista e funções Eco, Power e Kickdown
  • HSA (Hill Start Aid) – auxílio de partida em rampa
  • ASR (Anti Slip-Regulation) – controle de tração das rodas
  • Painel de instrumentos com novas funções
  • Luz de aviso de sobrecarga da embreagem
  • Modulo PSM interface veículo/implemento
  • Tanque adicional de combustível de 150 litros – para entreeixos de 4.400 mm, aumentando a capacidade total para 300 litros (150 + 150)
  • Novas cores de cabina – laranja Setter, Azul Rigel, Cinza Galcon e Azul Griffon
  • Conjunto de válvula reguladora e distribuidora de 4 vias com filtro secador de ar e separador de óleo
  • EBD – Eletronic Brake Force Distribution

Destaques dos caminhões Accelo

  • Caminhões leves – Accelo 815 (8.300 kg de PBT) e Accelo 1016 (9.600 kg de PBT)
  • Caminhão médio – Accelo 1316 6×2 (13.000 kg de PBT)
  • O trem de força mais robusto do mercado, com destaque para o motor Mercedes-Benz OM 924 LA, o mesmo utilizado nos caminhões semipesados Atego de 17 toneladas – mostra assim toda a sua robustez, resistência e durabilidade.
  • Maiores intervalos de troca de óleo – no serviço severo são 45.000 km, o que reduz os custos operacionais e aumenta a disponibilidade do caminhão
  • As maiores plataformas de carga da categoria
  • Devido a suas dimensões compactas, o Accelo é perfeito para o trânsito intenso das grandes cidades, atendendo às legislações de restrição de circulação, como a categoria VUC
  • Com o menor círculo de viragem da categoria, o Accelo movimenta-se com extrema facilidade, mesmo em vias estreitas e no interior dos bairros.
Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil