sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Dica de viagem: garanta a segurança de quem você ama

Ancoragem isofix agora é obrigatória no Brasil.

- Publicidade -

Kit adaptador apresenta alternativa econômica para oferecer a segurança ampliada do novo sistema para cadeirinhas com padrão antigo e também para animais de estimação.

Desde 17 de outubro de 2017, todas as cadeirinhas infantis que utilizem a fixação isofix precisam conter o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro.

Os sistemas isofix (o mais comum na Europa) ou latch (mais utilizado nos EUA) representam o padrão internacional para ancoragem e fixação que oferece maior segurança na instalação dos dispositivos de retenção para crianças, sem a utilização dos cintos de segurança do automóvel.

Em comparação aos modelos tradicionais, o padrão isofix é comprovadamente mais seguro, já que é bem mais fácil de usar e, portanto, evita erros (que podem ser fatais) na hora da instalação das cadeirinhas.

- Publicidade -

O sistema é composto de dois engates fixos na base de cada lado do assento e um engate único na parte superior, chamado top tether.

De acordo com a norma brasileira, este conjunto completo deve constar em todos novos modelos de carros nacionais já a partir deste ano e será obrigatório para todos os veículos vendidos no país a partir de 2020.

Apesar da legislação exigir que os novos veículos saiam de fábrica com o padrão internacional Isofix e diversos modelos vendidos no Brasil já contarem com esse sistema, ainda é difícil encontrar cadeirinhas adaptadas a esse novo padrão no país.

Além de mais caras em relação aos modelos que usam apenas a fixação pelo cinto de três pontos, quando disponíveis, as poucas opções de cadeirinhas com isofix custam muito mais caro.

Assentos apenas com a ancoragem antiga, pelo cinto de segurança, ainda são muito mais variados e podem ser encontrados modelos a partir de 150 reais.

- Publicidade -

ALTERNATIVA ECONÔMICA – Para os proprietários que quiserem aumentar a segurança para as crianças, sem a necessidade de gastar muito mais para adquirir cadeirinhas com o novo sistema, uma alternativa econômica é utilizar um conjunto de cintos adaptadores.

Esses kits conectam as cadeirinhas tradicionais nos veículos com padrão de segurança isofix, substituindo a fixação antiga que usa o cinto de segurança.

Com a proposta, exatamente, de oferecer mais economia e mais segurança aos motoristas, não apenas para o transporte de crianças, mas também para animais de estimação, a empresa Isofix Brasil trouxe com exclusividade esses adaptadores para o Brasil.

De acordo com o CEO da Isofix Brasil, Maurício Monducci Jr., “com esses kits, os acentos que contam apenas com a ancoragem antiga poderão usufruir de toda a segurança ampliada que o isofix oferece e com a vantagem de depender de um investimento financeiro muito inferior se comparado à aquisição de uma cadeirinha nova”.

ORIGEM- Por ter sido idealizada a partir de uma “dor” sentida pelo próprio Maurício, fundador da empresa – que sentiu dificuldades em aproveitar a maior segurança do sistema de fixação, que carro dele já oferecia, para o transporte de seus próprios filhos –, a proposta da Isofix Brasil não se restringe a estar “de acordo com as normas”, brasileiras ou estrangeiras.

O CEO ressalta que “nossa motivação é realmente oferecer uma maior tranquilidade e segurança ao motorista”.

Por isso, ele explica que a empresa se empenha a oferecer produtos variados, além de informações e suporte “para pessoas realmente preocupadas com o seu bem-estar e que querem, de fato, garantir uma maior segurança ao dirigir em qualquer situação”.

CERTIFICAÇÃO- De acordo com o executivo, os produtos da Isofix Brasil possuem a mesma origem e as mesmas especificações dos adaptadores comercializados nos EUA e na Europa.

Portanto, são considerados 100% seguros pelos parâmetros internacionais de segurança. Com relação ao INMETRO, no Brasil, somente os Dispositivos de Retenção de Crianças (DRC) são regulamentados.

Portanto, todas as cadeirinhas e bebês conforto vendidos no país precisam conter uma certificação obrigatória.

Os cintos de segurança e adaptadores não são considerados DRCs e, portanto, não se exige que que venham com o selo do INMETRO.

Para dirimir as dúvidas mais comuns sobre a regulamentação e confiança em relação a esse tipo de dispositivo, vale observar alguns pontos importantes:

PADRÃO EUROPEU – Os cintos adaptadores para o sistema Latch/Isofix e os top tether oferecidos pela Isofix Brasil seguem as exigências e normas europeias.

Como a norma norte-americana não exige um “terceiro ponto de fixação” (top tether), muitas das cadeirinhas e dispositivos semelhantes vendidos nos EUA não podem ser comercializados na Europa.

Lá, sim, é exigido um terceiro engate ou apoio, em conjunto com os encaixes inferiores, para garantir uma segurança de fato ampliada.

QUALIDADE SUPERIOR – Todos os testes de segurança, internacionais ou nacionais, são feitos para impactos de até 60 Km/h, no máximo.

Nos EUA, a referência são apenas 30 milhas/hora – o que equivale a menos de 50 Km/h.

Portanto, as consequências de um impacto em uma velocidade maior poderão ser bastante perigosas, independentemente da regulamentação, Inmetro, Isofix ou fabricante da cadeirinha.

Os cintos adaptadores da Isofix Brasil não necessitam de certificação, mas contam com as características de segurança SUPERIORES à recomendada, tanto nacional quanto internacionalmente.

Segundo Maurício Monducci, “quem comparar os padrões e materiais utilizados na fabricação dos produtos Isofix Brasil, em contraste à maioria dos dispositivos e cintos de segurança usados – e aprovados – no Brasil (como os instalados em ônibus de viagens ou em veículos de transporte escolar, por exemplo) poderão constatar facilmente a diferença de resistência e qualidade dos nossos produtos”.

SUPORTE AO MOTORISTA – As cintas e ajustes próprios dos diferentes modelos de cadeirinhas (DRCs) também precisam ser de boa qualidade e estarem bem regulados para garantir a segurança.

O que o sistema latch/isofix agrega é uma maior firmeza – já que é fixo na estrutura do carro e não se desloca com o impacto, tal como acontece com o cinto de segurança – e uma maior facilidade de encaixe, minimizando a chance de erros na instalação.

Pensando nisso, a Isofix Brasil mantém um atendimento online permanente para orientar os consumidores sobre quaisquer dúvidas a fim de contribuir para a segurança de todos – e não apenas em relação aos seus kits e produtos.

Vale observar também que, nos manuais de todas as cadeirinhas com isofix (dentro e fora do Brasil), existe a recomendação de se utilizar também a fixação por meio do cinto de segurança, a fim de redobrar a segurança para a criança.

DIVERSIDADE – O isofix/latch não serve apenas para a segurança das cadeirinhas para crianças.

Os engates poder ser usados para fixar qualquer objeto para o qual se queira uma maior segurança e estabilidade ao dirigir.

Existem, inclusive, regulamentações no Brasil que exigem que determinados volumes carregados no banco traseiro estejam afixados, sob pena de MULTA caso não esteja em conformidade com essa norma.

E essa avaliação é subjetiva, feita “de momento” pelo agente de trânsito.

Assim, a Isofix Brasil, não tem a intenção de se firmar apenas como uma empresa ligada a cadeirinhas infantis.

Agora mesmo, ela já está desenvolvendo OUTROS DISPOSITIVOS adaptados à ancoragem Latch/Isofix para contribuir para a segurança e estabilidade em outros casos de necessidade dos motoristas.

Um exemplo é o kit Isofix Pet, que oferece cintos adaptados ao isofix a fim de firmar coleiras peitorais para o transporte seguro de cães e gatos.

A Isofix Brasil também planeja, em breve, o lançamento de uma caixa para transporte de “pets” já com o encaixe para ancoragem Isofix; além de outros cintos ou bases para estabilizar malas, bolsas e outros volumes no banco de trás dos automóveis com o novo sistema de fixação.

ISOFIX PET – Assim como as pessoas devem sempre usar o cinto de segurança para viajar com mais tranquilidade, o seu animalzinho também precisa estar bem seguro dentro do automóvel.

No caso de algum imprevisto, se o seu pet estiver solto no carro, ele pode acabar causando lesões graves, tanto em outros passageiros quando no próprio bichinho.

Para aumentar a segurança de todos, quando é preciso dirigir com algum animal a bordo do carro, a ISOFIX Brasil lançou o ISOFIX Pet.

Este cinto para transporte de pets é um acessório que traz uma maior segurança para o seu animal de estimação, garantindo que ele não seja arremessado em freadas bruscas ou nas curvas mais acentuadas.

Com uma trava de fixação adaptada ao sistema de ancoragem isofix/latch, o ISOFIX Pet é feito com materiais de alta qualidade, o que garante a ele uma constituição forte, durável e confiável.

Com comprimento ajustável e muito fácil de usar, este cinto de segurança para pets é a opção mais segura para garantir uma viagem tranquila com o seu melhor amigo.

Ele pode ser usado em qualquer carro que tenha o sistema internacional de segurança Isofix disponível.

É importante ressaltar que, para evitar possíveis enforcamentos, o cinto de segurança ISOFIX Pet deve ser usado somente em coleiras do tipo peitoral.

Além disso, para garantir ainda mais estabilidade e segurança, podem ser usados dois cintos ao mesmo tempo, permitindo um verdadeiro ancoramento do animal, afim de impedir deslocamentos laterais.

Como funciona o cinto adaptador da ISOFIX Brasil?
Infográfico - Kit Isofix Brasil

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança