sexta-feira, 17 maio , 2024
28 C
Recife

A hora e a vez dos portadores de deficiências

No Brasil existem cerca de 20 milhões de pessoas portadoras de deficiências (PPDs), sejam física, mental, visual, auditiva ou múltiplas. Conforme a ONU, diariamente 500 pessoas se tornam PPDs no Brasil e a principal causa é a violência urbana, sendo que 46% destas pessoas são da classes A e B.

- Publicidade -

Discriminados até pouco tempo pela sociedade, as PPDs tem uma rotina diária de superar obstáculos e mostrar ao mundo que são pessoas que merecem respeito e um lugar ao sol.

Conforme Rodrigo Antônio Rosso, editor da maior revista especializada do País para portadores de deficiências, a Reabilitação, muita coisa já mudou, mas ainda existe um oceano a ser atravessado.

Consciência elevada de alguns, hoje não é difícil encontrar empresas que não tenham em seu quadro de funcionários pelo menos um portador de deficiência. Lojas, restaurantes, shopping-centers e supermercados estão cada vez mais preocupados em adaptar suas áreas para que eles possam usufruir a mesma igualdade de ir e vir de outras pessoas.

O mercado de aparelhos, acessórios e produtos em geral para este setor cresce e se especializa a cada momento. Prova disto é que as PPDs ganharam este ano uma feira só para atender suas necessidades. Trata-se da ReaTech 2002, a Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação e Inclusão, organizada pelo Grupo Cipa Congressos & Feiras Comerciais, e promoção da Revista Reabilitação, que acontece nos dias 21 a 24 de Março, no Centro Imigrantes de Exposições, em São Paulo.

- Publicidade -

Serão cerca de 70 expositores apresentando diversas novidades e lançamentos em produtos, serviços, tratamentos e medicamentos do Brasil e exterior, que visam melhorar a qualidade de vida das PPDs.

Entidades e associações como a APAE, AACD, AVAPE, Força Sindical e muitos outros, apóiam o evento que deve receber cerca de 10 mil visitantes.

Entre as empresas participantes estão a Allergam (fabricante mundial do Botox), Ortofor, Freedon, Baxmann, Ortobras, Otto Bock, Tok Leve, Cober, Cajumoro, Morumbi Equipamentos, Condutrom e muitos outros.

Diversas atrações estão agendadas para acontecer durante os quatro dias do evento. Shows com mágicos, cantores de música sertaneja e MPB, coral de surdos-mudos, dança com cadeiras de rodas, etc., serão realizados diariamente por artistas portadores de deficiências.

Também será montada uma pista para test-drive de carros adaptados de empresas como Honda, GM, Volkswagen, Fiat e Mercedes-Benz e pista para demonstração da Equoterapia, terapia que utiliza o cavalo como agente terapêutico.

- Publicidade -

Damaris M. Lago

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Fiat Toro

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais