terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

Carga On-line: o fim das filas de caminhões em Paranaguá

Um projeto inovador que possibilita o controle de cargas, desde a origem até o embarque nos navios, será lançado na Intermodal, em São Paulo, no próximo dia 3 de Abril, pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).

- Publicidade -

Paranaguá é o maior exportador de grãos da América Latina. Denominado “carga on-line”, o novo sistema é resultado de uma parceria entre a Appa, a Secretaria de Estado dos Transportes do Paraná e a Celepar. O gerenciamento é feito através de um software especial, vinculado ao site da APPA na internet, sem interferência em questões comerciais.

O “carga on line” vai agilizar o processo de carga e descarga dos navios no Porto, e aumentar a segurança, através de completo monitoramento pelos exportadores, cooperativas e administração dos Portos, entre outros parceiros.

Os caminhoneiros que vinham sendo prejudicados com os atrasos no embarque serão os grandes beneficiados.

Como funciona: O Projeto viabiliza o cadastro da carga na origem, com a emissão de um código de barras, contendo todas as especificações (dados da nota fiscal e do caminhão).

- Publicidade -

Uma vez afixado no pára-brisas, o código de barras poderá ser interpretado e interagir com o sistema, com a imediata informação do destino de cada carga.

A leitura do código poderá ser feita na praça de pedágio de forma automática, durante a passagem do veículo ou num ponto de parada preestabelecido.

O sistema prevê ainda, a possibilidade de lotação do pátio de triagem, e a conseqüente formação de filas na BR 277.

Neste caso, a coleta de dados e liberação dos caminhões poderá acontecer através do sistema de telefonia celular ou equipamento que permita a transmissão de informações ao sistema central do “carga on-line”.

As mudanças de terminal e a chamada para descarga poderá ser executada diretamente pelo terminal, em tempo real, contribuindo para a agilização do embarque da produção nos navios, e reduzindo o tempo de espera no pátio de triagem.

- Publicidade -

O motorista poderá ainda, administrar sua chegada ao Porto utilizando informações de data e hora prevista para o descarregamento, por meio de equipamento de resposta audível tipo GMK (0800 toll-free).

O Diretor Empresarial da APPA, Lourenço Fregonese está otimista com o “carga on line” e destacou que “este ano cerca de 60 por cento das empresas deverão aderir ao sistema, conseguindo assim, reduzir custos e aumentar ganhos”.

Fregonese lembrou que o fim das filas na rodovia de acesso à Paranaguá será um aspecto importante do Projeto não apenas do ponto de vista econômico, mas também social.

O Porto de Paranaguá estará presente na Intermodal South América entre os dias 3 e 5 de abril.

A Feira Internacional de Tranportes e Serviços de Comércio Exterior, acontece no pavilhão Azul do Expocenter Norte em São Paulo.

Mecânica Online & RS PRESS Assessoria de Imprensa

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança