sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Inscrição para teste da ASE vai até 12 de abril

Aproximadamente 36 mil profissionais automotivos já se inscreveram para o exame de certificação da ASE (Automotive Service Excellence) no Brasil. Deste total, 17.972 mecânicos foram certificados em todo o País – totalizando 23.897 habilitações.

- Publicidade -

Portanto, onde o consumidor encontrar o símbolo da ASE, no uniforme do mecânico ou na fachada de uma oficina ou concessionária de veículos, ele poderá ter certeza quanto à capacitação do profissional que lhe estará atendendo.

O próximo teste da ASE acontecerá no dia 26 de maio e as inscrições para esse exame irão até o dia 12 de abril.

A prova da ASE abrange as áreas de Reparo de Motor, Sistema Elétrico/Eletrônico, Freios, Funilaria, Pintura, Motor Diesel, Especialista em Autopeças (comércio), Suspensão/Direção, Freios de Veículos Pesados e Sistema de Escapamento (Undercar).

Informações sobre a ASE podem ser obtidas pelo telefone 0300-789-2119. O valor para um teste é de R$ 70,00 (incluindo a inscrição) e as provas adicionais custam R$ 35,00 cada.

- Publicidade -

Os testes da ASE acontecerão nos seguintes locais: Bauru, Belém, Belo Horizonte, Campinas, Campo Grande, Caxias do Sul, Cuiabá, Curitiba, Erexim, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Jaraguá do Sul, Londrina, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Presidente Prudente, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Taguatinga, Uberlândia e Vitória.

RESULTADO DO 11º-No último teste da ASE – que aconteceu no dia 18 de novembro de 2001 – ocorreram 4.052 inscrições e foram certificados 1.790 profissionais.

Em relação ao setor de trabalho dos profissionais que se inscreveram nesse teste a maioria pertence ao setor de oficinas independentes, com 1.411, o segundo maior grupo vem das concessionárias, 861 profissionais.

TOTAL DE HABILITAÇÕES ASE – 1º AO 11º TESTE
Reparo de Motor 6.817
Freio 5.177
Sistema Elétrico/Eletrônico 3.746
Motor Diesel 2.390
Pintura 1.323
Funilaria 894
Especialista em Autopeças 977
Suspensão/Direção 2.355
Freios Veículos Pesados 51
Sistema de Escapamento (Undercar) 167

COMO É O TESTE DA ASE-Todos os testes de certificação da ASE no Brasil são elaborados com fundamentação prática, visando medir os conhecimentos do profissional automotivo na habilidade de diagnosticar e reparar os problemas que possam surgir em um veículo.

- Publicidade -

As questões são formuladas por especialistas da área automobilística indicados pelo Conselho da ASE, tais como: técnicos da indústria de autopeças, das montadoras, fabricantes de equipamentos, da área de serviços e técnicos da área educacional.

Os candidatos aprovados no teste da ASE recebem um certificado com validade de 5 anos – depois desse período deve ser revalidado, passando-se por um novo exame – e podem usar o emblema da ASE na roupa e no local de trabalho.

COMO SURGIU A ASE-Até meados dos anos 70, os consumidores dos Estados Unidos não tinham meios de distinguir os mecânicos competentes dos “aventureiros”.

Em 1972, a Automotive Service Excellence foi criada justamente para suprir essa necessidade, iniciando uma nova era no segmento americano de reparação de veículos.

Hoje, já existem mais de 600 mil profissionais certificados pela ASE nos EUA, em várias áreas.

A ASE também foi implantada no Brasil com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços de reparo em veículos, através da certificação para os profissionais do setor.

Estes profissionais trabalham em todos os segmentos do setor automotivo: concessionárias de veículos de passeio e caminhões, oficinas independentes, redes de serviços, frotistas, indústria e comércio de autopeças, entre outros.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança