terça-feira, 21 maio , 2024
28 C
Recife

Motoristas têm mais chances de desenvolver hérnia de disco

Motoristas profissionais têm mais chances de desenvolver hérnia de disco. Isto porque, passando muitas horas sentados, a tendência dos motoristas é relaxar o tronco, depositando todo o seu peso sobre os ossos da coluna lombar e da bacia.

- Publicidade -

“A melhor dica para quem passa muitas horas sentado é corrigir a postura e tonificar os músculos abdominais. A posição ‘barriga para dentro’ também ajuda na sustentação do tronco”, diz o ortopedista Lafayette Lage.

No Programa de Saúde Ocupacional que a Radial Transporte Coletivo, de Ferraz de Vasconcelos, implantou no ano passado, há um módulo dedicado à prevenção de problemas relacionados à coluna.

“Apesar de haver cerca de dois ou três casos ao ano de funcionários nossos pedirem afastamento por problemas na coluna, esse é um assunto que nos preocupa bastante. Temos um motorista afastado há um ano com hérnia de disco e um cobrador que há um mês vem enfrentando dores nas costas”, diz Maria Auristênia Ferreira, gerente de Recursos Humanos da Radial.

“Os discos são como ‘amortecedores’ que existem entre as vértebras. São compostos por um anel exterior, que reveste o centro macio (núcleo), quase todo composto por água. As lesões de disco podem ser resultado de um rompimento do mesmo. Isso faz com que o centro macio seja forçado para fora ou se rompa, algumas vezes chegando a pressionar os nervos dos canais da coluna. Essa é a chamada hérnia de disco”, explica o dr. Lafayette Lage.

- Publicidade -

Mecânica Online e Ex-Libris Assessoria e Edições

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais