quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Carro que atende ao comando do dono

“Computador: estime a distância entre a ponte X e a rua Y” ou “existem vagas disponíveis nesta rua?” ou ainda “como foi o desempenho de minhas ações na bolsa?” Em breve motoristas vão contar com computadores móveis capazes de atender comandos humanos e oferecer informações.

- Publicidade -

Pelo menos são os planos do serviço de internet móvel da MobileAria.

A empresa californiana desenvolveu um sistema em parceria com a Palm, fabricante de portáteis, e a Delphi Automotive Systems, de soluções de telemática.

- Publicidade -

Acompanhado de palmtop e celular, o motorista pode emitir comandos de voz para receber dados de forma inteligente pela internet.

A solução da MobileAria também serve de base de conectividade para o CommuniportMPC Pro, da Delphi.

Via conexão celular, o portátil recebe conteúdo multimídia áudio e vídeo, realizar compras sem fio, consultar o mercado de ações, receber mensagens e, no futuro, manter conexão com redes corporativas de dados para acesso remoto a dados.

- Publicidade -

BMW com navegação por satélite chega ao Brasil-A BMW anunciou por meio de comunicado que o modelo BMW Série 7, que foi mundialmente lançado em setembro, na Alemanha, chegou ao Brasil.

O modelo é um dos poucos à venda no país com o maior número de recursos eletrônicos disponíveis em automóveis.

A série traz o sistema ”iDrive”, tecnologia de comandos da Siemens que envolve navegação por satélite, assistência a distância e câmbio.

Pela tela do terminal de bordo, o usuário pode controlar todo o funcionamento do carro e, em algumas cidades, consultar mapas e rotas on-line de cidades, bem como receber informações sobre o trânsito.

A Microsoft anunciou esta semana uma parceria com a Siemens para oferecer uma versão compacta do Windows para automóveis que possuem o sistema ”iDrive”, mas não há previsão da chegada do sistema ao BMW.

Sistema de computação pode acusar motoristas bêbados, diz pesquisador-Um sistema de computação de bordo capaz de monitorar o atraso entre os movimentos dos olhos de um motorista e a direção tomada poderia ser utilizado para identificar motoristas bêbados, de acordo com um cientista inglês.

Segundo informações de edição on-line da revista ‘New Scientist’, Dilwyn Marple-Horvat, pesquisador da Universidade de Bristol, chegou a esta conclusão depois de testar a coordenação dos olhos para direção em pessoas que estavam jogando games de automóveis e que tinham ingerido bebidas alcoólicas.

Uma pesquisa anterior mostrou que motoristas normalmente olham para uma esquina aproximadamente 0.85 segundos antes de virar o volante na direção desejada.

Marple-Horvat descobriu que esse tempo cai significativamente com a ingestão de álcool.

– O problema é que, quando você fica bêbado, começa a movimentar os olhos mais tarde – explicou o pesquisador.

– Com duas doses de Vodka, o tempo entre olhar a esquisa e virar o volante cai para 0.5 segundos ou menos. Em alguns casos, porém, tomar quatro doses de Vodka não resulta em qualquer diferença – acrescentou.

Uma câmera foi utilizada para monitorar os movimentos dos olhos e um computador para comparar estes com os movimentos das rodas do carro.

Marple-Horvat afirma que um sistema similar poderia ser instalado em automóveis para automaticamente alertar a polícia ou ainda diminuir a velocidade do carro, caso fosse detectado que a coordenação do usuário está prejudicada.

De acordo com outro pesquisador da Universidade de Sussex, um sistema como este pode custar mais de R$ 100 mil. Michael Land, não muito confiante na aplicação da pesquisa, acredita que pode ser um problema fazer os motoristas cooperarem:

– Não consigo acreditar que um motorista sóbrio vá querer um sistema assim no seu carro. Motoristas que bebem certamente também não – afirmou o cientista à ‘New Scientist’.

Mecânica Online

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança