A boa lubrificação é um dos aspectos mais importantes para a longevidade do motor. Usar óleos de boa qualidade e respeitar os prazos de troca que constam no manual do proprietário é fundamental.
Na hora de escolher o melhor lubrificante, é preciso saber não apenas o significado das siglas e dos números relacionados à viscosidade e ao nível de aditivos, mas também os tipos de óleo disponíveis.
Confira o que cada um deles significa e qual é o tipo mais adequado para o motor do seu carro.
MINERAIS MULTIVISCOSOS: são os mais comuns no mercado. Adequados para motores convencionais de qualquer cilindrada, têm a viscosidade adaptada à temperatura de funcionamento do motor, atingindo os principais pontos de lubrificação com eficiência mesmo no inverno, quando há maior resistência ao escoamento do lubrificante pelas galerias de óleo.
Mas, com o tempo, provocam carbonização principalmente no cabeçote e nas sedes de válvula, caso não sejam usados aditivos especiais para evitar o problema.
SEMI-SINTÉTICOS: são os de base sintética e mineral, recomendados para motores mais potentes e que atingem um nível de rotação acima da média.
Por terem menor quantidade de compostos de carbono mineral, provocam menos carbonização das câmaras de combustão, o que facilita a entrada e saída dos gases de admissão e escape, além de evitar problemas de batida de pino.
Outra propriedade desse tipo de óleo é a de formar uma película protetora nas paredes dos cilindros, diminuindo o atrito entre as partes móveis durante a partida.
SINTÉTICOS: são os mais caros, usados nos carros das categorias mais importantes do automobilismo mundial pela curva de viscosidade constante, independentemente da temperatura de funcionamento do motor, e por não provocarem carbonização.
Também podem ser usados nos modelos esportivos com alta taxa de compressão ou nos turbinados.
Devem ser usados desde os primeiros quilômetros, por causa dos aditivos dispersantes, que desprendem a carbonização (o uso tardio pode entupir as galerias de óleo). O único problema em usá-los em carros convencionais é o desperdício de dinheiro.
Importante: Ao contrário do que muitos pensam, os óleos sintéticos NÃO SÃO os mais indicados para os carros 1.0, só porque estes trabalham em regime de alto giro.
Para escolha do óleo, o que conta é o nível de potência e a taxa de compressão, e não a faixa de giro do motor. Portanto, carros econômicos pedem óleos também de preço mais acessível, como os minerais.
SAIBA O SIGNIFICADO DAS LETRAS E NÚMEROS
O número colocado antes da letra W (de winter, inverno em inglês) corresponde ao código da temperatura mínima que o óleo é capaz de suportar sem perder suas propriedades lubrificantes, e o número que vem em seguida está relacionado à temperatura máxima em que pode ser usado.
O número depois da letra W varia de 0 a 25. Quanto menor ele for, menor será a temperatura que ele suportará.
O outro, fica entre 30 e 60, seguindo a mesma lógica: quanto maior ele for, maior será a temperatura a que ele irá resistir.
Citando um exemplo: um óleo 0W30 vai lubrificar o motor com a mesma eficiência entre -60ºC e 300ºC (há uma tabela que indica a correspondência entre os números e a temperatura.
Já o nível de aditivos é medido pela norma API (American Petroleum Institute). Da seguinte forma: sempre depois da letra S existe uma outra letra correspondente à quantidade de aditivos.
Quanto mais próxima da letra Z, maior será a quantidade de aditivos. Assim, um óleo API SJ terá mais aditivos do que um SE. Por isso é importante respeitar os códigos de óleo indicados pelo fabricante do carro, no manual do proprietário.
TUDO BEM, VOCÊ É UM ÓTIMO MOTORISTA…
Lançado sensor de proximidade que evita batidinhas
A Olimpus, maior fabricante de antenas automotivas da América Latina, está lançando a nova versão do Back Sonar, sensor de proximidade que facilita as manobras, principalmente dos veículos maiores como as Vans e Pick Ups, prevenindo as famosas batidinhas traseiras na hora de estacionar.
O lançamento da Olimpus ficou ainda mais eficiente e conta agora com três sensores que são ativados toda vez que a marcha a ré é engatada: conforme o veículo vai se aproximando do obstáculo, o motorista é alertado por um som de bip que fica dentro do veículo: a 90 centímetros do obstáculo, o bip do sensor começa a tocar.
Com 60 centímetros, o som do bip aumenta a freqüência e perto dos 40 centímetros de distância, o sinal sonoro torna-se contínuo.
Fácil e rápido de instalar é imperceptível e não afeta o design do carro. Além dos veículos tipo Vans e Pick Ups, o Back Sonar pode ser instalado em qualquer carro, nacional ou importado.
O kit do Back Sonar é composto por três sensores de microondas, uma central eletrônica, um alimentador de 12 volts e o bip que emite o som de alerta.
Os sensores, no formato oval, são colados, um em cada uma das extremidades da traseira do veículo e, outro no meio.
São ligados à luz da ré. A central eletrônica pode ser instalada dentro do carro ou do porta-malas e o bip fica no interior do veículo.
O Back Sonar da Olimpus pode ser encontrado e instalado em todo o Brasil, nas melhores lojas de som e acessórios.
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