domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Usar o carro em São Paulo ficou 1,3% mais caro em março

Pesquisa feita pela Agência AutoInforme aponta aumento da “Inflação do Carro” na cidade. IPVA e combustível representaram os maiores gastos.

- Publicidade -

Usar e manter o carro em São Paulo ficou 1,3% mais caro em março. O índice é resultado da pesquisa feita pela Agência AutoInforme, que desde dezembro do ano passado passou a calcular o custo de uso e manutenção do carro na cidade e a evolução desse custo mês a mês.

O novo serviço prestado pela agência chama-se “Inflação do Carro” AutoInforme (ICA), e pretende dar uma referência ao consumidor sobre os gastos mensais que ele tem com o veículo.

A pesquisa – sob supervisão do instituto Franceschini Análises de Mercado (www.franceschini.com.br) – vem sendo feita em caráter experimental desde o início de 2002 e desde dezembro último os preços passaram a ser apurados e tabulados regularmente.

A partir deste mês vamos divulgar o índice da Inflação do Carro da AutoInforme (ICA) mensalmente, nos primeiros dias úteis do mês seguinte ao pesquisado.

- Publicidade -

Os gastos do carro são maiores nos primeiros três meses do ano, quando o proprietário tem que pagar o IPVA.

O imposto representou em março 26% de todo o gasto com uso e manutenção do carro, equivalente a 1/3 do total (a maior parte do contribuinte recolhe o IPVA em três vezes).

O aumento de 1,3% nos custos em março foram provocados principalmente pela alta dos preços de pneus (+ 14%) e de itens de sistema de freio, como lonas (+16%) e pastilhas (+10%).

Alguns itens, como bateria (- 8%) e gasolina (- 1,5%), tiveram queda em março, embora acumulem alta no ano.

A bateria subiu 6% de janeiro a março e a gasolina teve alta de 10% nos três primeiros meses do ano.

- Publicidade -

IPVA faz Inflação do Carro chegar a 52% no ano
O imposto pesa muito no bolso do consumidor (26%) nos três primeiros meses do ano. Com o fim do pagamento, o índice deve cai drasticamente em abril.

O aumento do custo do uso e manutenção do carro – a Inflação do Carro, da AutoInforme (ICA) – foi de 52% no acumulado do ano.

O excessivo aumento é resultado do acúmulo de despesas que o dono do carro tem nesse período, quando vence o principal tributo estadual: o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotores, o IPVA, que representa 26% das despesas totais em janeiro, fevereiro e março.

Para cálculo da inflação, dividimos o IPVA em três parcelas, já que essa opção é dada pela Secretaria da Fazenda e é a mais utilizada pelos proprietários de veículos. Assim, o índice teve um salto de 48,6% em janeiro, quando venceu a primeira parcela. Em fevereiro a alta foi de 0,9%, provocada principalmente pela alta nos itens “balanceamento”, “velas” e “lona de freio”.

Com o fim do pagamento do IPVA em março, a tendência é de uma queda drástica do índice da Inflação do Carro da Agência AutoInforme.

Metodologia
O método utilizado na pesquisa da Inflação do Carro da AutoInforme (ICA) é de amostragem. São pesquisados os preços dos principais itens de uso e manutenção do carro em todas as regiões de São Paulo, num total de 60 estabelecimentos do setor.

A base é a categoria de carro com motor 1.0, que é a maior parte da frota e das vendas no mercado brasileiro.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança