Em sua primeira visita ao continente, robô humanóide da Honda participou
de simpósio científico na Alemanha, onde demonstrou suas avançadas tecnologias
Um dos robôs humanóides mais evoluídos do mundo, o Asimo foi apresentado recentemente pela primeira vez na Europa.
A estréia ocorreu em um congresso científico, realizado pela universidade de Darmstadt, na Alemanha.
Desenvolvido pela Honda, o robô Asimo (Advanced Step in Innovative Mobility – passo avançado e inovador em mobilidade, em inglês) pode caminhar para frente, para trás e lateralmente, subir escadas e virar esquinas.
Com sua “inteligência”, ele é o robô que mais se aproxima do movimento de caminhar natural dos seres humanos, como demonstrado em duas apresentações ao vivo durante o simpósio.
Na ocasião, os participantes receberam todos os detalhes sobre a avançada tecnologia aplicada ao Asimo, como a sua capacidade de reconhecer pessoas, objetos e gestos e calcular distâncias e direções de objetos distintos em movimento.
Isso permite ao robô uma ampla gama de possibilidades, como se aproximar de pessoas e cumprimentá-las, acompanhá-las movendo-se na direção que elas indicam, reconhecer seus rostos e chamá-las pelo nome. Ele pode também identificar vozes e responder a determinadas instruções.
A Honda reforçou que ainda há um longo caminho a percorrer antes que papéis específicos possam ser atribuídos aos robôs humanóides.
Entretanto, eles já poderiam fornecer auxílio e dar maior independência a portadores de deficiência física e idosos. O Asimo já está sendo alugado por diversas organizações no Japão para exercer papéis como o de dar boas-vindas a visitantes.
O simpósio forneceu aos principais acadêmicos do campo da robótica a oportunidade de ver pela primeira vez e ao vivo uma demonstração do Asimo na Europa, de aprender mais sobre os avanços tecnológicos contidos nele e trocar informações com os representantes da equipe de pesquisa e desenvolvimento da Honda.
O evento foi apenas uma amostra do que será o programa de demonstrações públicas do Asimo pela Europa, que iniciará no Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro deste ano.