quinta-feira, 20 junho , 2024
28 C
Recife

Robô Asimo estréia na Europa

Em sua primeira visita ao continente, robô humanóide da Honda participou
de simpósio científico na Alemanha, onde demonstrou suas avançadas tecnologias

- Publicidade -

Um dos robôs humanóides mais evoluídos do mundo, o Asimo foi apresentado recentemente pela primeira vez na Europa.

A estréia ocorreu em um congresso científico, realizado pela universidade de Darmstadt, na Alemanha.

Desenvolvido pela Honda, o robô Asimo (Advanced Step in Innovative Mobility – passo avançado e inovador em mobilidade, em inglês) pode caminhar para frente, para trás e lateralmente, subir escadas e virar esquinas.

Com sua “inteligência”, ele é o robô que mais se aproxima do movimento de caminhar natural dos seres humanos, como demonstrado em duas apresentações ao vivo durante o simpósio.

- Publicidade -

Na ocasião, os participantes receberam todos os detalhes sobre a avançada tecnologia aplicada ao Asimo, como a sua capacidade de reconhecer pessoas, objetos e gestos e calcular distâncias e direções de objetos distintos em movimento.

Isso permite ao robô uma ampla gama de possibilidades, como se aproximar de pessoas e cumprimentá-las, acompanhá-las movendo-se na direção que elas indicam, reconhecer seus rostos e chamá-las pelo nome. Ele pode também identificar vozes e responder a determinadas instruções.

A Honda reforçou que ainda há um longo caminho a percorrer antes que papéis específicos possam ser atribuídos aos robôs humanóides.

Entretanto, eles já poderiam fornecer auxílio e dar maior independência a portadores de deficiência física e idosos. O Asimo já está sendo alugado por diversas organizações no Japão para exercer papéis como o de dar boas-vindas a visitantes.

O simpósio forneceu aos principais acadêmicos do campo da robótica a oportunidade de ver pela primeira vez e ao vivo uma demonstração do Asimo na Europa, de aprender mais sobre os avanços tecnológicos contidos nele e trocar informações com os representantes da equipe de pesquisa e desenvolvimento da Honda.

- Publicidade -

O evento foi apenas uma amostra do que será o programa de demonstrações públicas do Asimo pela Europa, que iniciará no Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro deste ano.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente