sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Citroën C3: compacto premium equipado com motorização 1.4

Lançado no mercado brasileiro em maio último, chega agora às concessionárias da marca a versão GLX do C3 equipada com motorização 1.4 8V.

Com a mesma elegância e personalidade jovem, a nova versão alia agilidade no trânsito, alta tecnologia e grande economia de combustível.

- Publicidade -

Motor – Produzido no norte da França, no complexo industrial de Douvrin, o novo motor 1.4 8V (TU3) oferece ao C3 desempenho superior à média dos carros do segmento.

Somado ao reservatório de 47 litros, o novo motor 1.4 8V permite grande autonomia, tanto em circuitos urbanos como rodoviários.

O novo motor gera 75 cavalos de potência a 5.400 rpm e torque de 12,5 kgfm a 3.400 rpm, levando o Citroën C3 a acelerar da imobilidade aos 100 km/h em 12,4 segundos e chegar à velocidade máxima de 168 km/h.

- Publicidade -

Sua maior virtude é a disponibilidade de generoso torque em todas as condições de utilização, facilitando as retomadas de velocidade e trazendo, como benefícios diretos para o consumidor, agilidade na condução urbana e grande prazer ao dirigir.

Entre as principais características de construção deste motor, destacam-se o bloco e cabeçote constituídos 100% em alumínio, que contribuem para a redução de seu peso.

O gerenciamento é feito pela central eletrônica multiponto S2 PM-380, desenvolvida pela SAGEM.

- Publicidade -

Com filtro de óleo ecológico, que pode ser trocado sem esvaziar o cárter, e pré-catalisador, o motor 1.4 8V atende inteiramente as normas brasileiras e européias.

O motor possui sistema eletrônico de controle de aceleração: quando o motorista pisa no pedal, a aceleração é transmitida por impulsos elétricos a uma central eletrônica, que comanda, por meio de um motor elétrico, a abertura da borboleta de modo progressivo.

A embreagem, com comando hidráulico, garante suavidade no acionamento e a manutenção da carga.

Moderno e confiável, o novo motor 1.4 foi totalmente adaptado às condições de utilização brasileiras, recebendo nova calibragem do calculador motor e alterações na cartografia do pedal de acelerador.

Estilo – O Citroën C3 é um carro compacto de estilo sedutor e amplo espaço interno – Um carro de personalidade alegre e marcante, realçada pelo perfil em forma de arco da carroceria.

Os arcos determinam o formato curvo do teto, criando uma notável harmonia entre a frente e a traseira e destacando a altura do veículo.

As linhas são suaves, mas, no entanto, sugerem robustez, proteção e segurança. Na parte inferior da carroceria, a linha formada pelos pára-lamas fluem pela lateral, sugerindo estabilidade.

As soluções empregadas na parte dianteira, como a tampa do motor alta, a generosa grade do radiador e os pára-choques envolventes formando conjunto harmonioso com os faróis de grande área, despertam a sugestão de dinamismo.

As rodas de aro 15 de desenho exclusivo reforçam a sensação de estabilidade e resistência.

Na traseira, a linha de tração ascendente criada pelas grandes lanternas integradas à carroceria acentua ainda mais as formas suaves do veículo, destacando a altura do carro.

Os volumes arredondados e a generosa área reservada aos vidros, especialmente no pára-brisa, logo despertam a atenção para a atmosfera clara e arejada do interior.

Multiplexagem – O sistema de multiplexagem que equipa o Citroën C3 GLX 1.4 permite simplificar o esquema elétrico do veículo, reduzindo a quantidade de fios e conexões em 30%, e oferecer ao usuário novas funções de gerenciamento e conforto, tais como a detecção de obstáculo traseiro (DOT), travamento automático de todas as portas e do porta-malas quando o carro está em movimento (acima de 10 km/h).

O sistema permite ainda o gerenciamento das funções do painel de instrumentos, do sistema de áudio, do mostrador multi-funções e do ar-condicionado, além de controlar o funcionamento dos air bags, da direção elétrica, sistema de freios e faróis, entre outras atribuições.

É também graças à multiplexagem que eventuais problemas no veículo podem ser diagnosticados em menor tempo nas revendas da marca.

Outro ponto de destaque do sistema é oferecer ao motorista comandos inteligentes que melhoram o nível de conforto e de segurança. O comando intermitente do limpador de pára-brisa, por exemplo, funciona conforme a velocidade imprimida ao veículo.

Outra função, entre as inúmeras apresentadas pelo C3, é o corte automático de todos os equipamentos que consomem energia, como áudio e luzes, 30 minutos após o motor ter sido desligado.

Para maior comodidade nas viagens noturnas, o comando do painel em preto, back panel, permite que o motorista desative a iluminação dos dados não essenciais no painel de instrumentos.

Conjunto mecânico – Direção: A direção elétrica, item de série também na versão GLX 1.4, apresenta vantagens em comparação aos sistemas hidráulicos convencionais, como:

– Maior precisão garantida pelo gerenciamento eletrônico do sistema que processa informações como velocidade do veículo e ângulo de esterçamento do volante para definir os parâmetros de direção;

– Maior prazer e segurança na condução na cidade ou na estrada porque o volante mantém o peso correto em qualquer circunstância;

– Por não depender do esforço do motor, proporciona economia de combustível.

Câmbio: o Citroën C3 GLX 1.4 8V utiliza a transmissão MA, manual de cinco marchas mais ré com relações escalonadas para o mercado brasileiro e comprovada suavidade de funcionamento.

Assim como nas versões equipadas com motorização 1.6 16V, a versão sofreu redução de 12,5% no diferencial para dotar o modelo de maior disposição nas arrancadas.

Os bons níveis de consumo rodoviário e o conforto de rodagem também foram preservados com o alongamento da 4a e 5a marchas.

Freios: O sistema de freios do C3 GLX 1.4 é formado por discos planos na dianteira e tambores com lonas autocentrantes e regulagem automática de folga na traseira.

Suspensão: O conjunto de suspensão dianteiro, do tipo McPherson, é montado em um subchassi, recurso que filtra melhor os impactos transmitidos aos compartimento dos passageiros, com dois braços horizontais inferiores e uma barra estabilizadora independente conectada diretamente aos amortecedores.

A suspensão traseira inova pelo desenho, formado por um eixo flexível, dois braços em formato de ômega e uma barra estabilizadora côncava.

Esse tipo de arquitetura estabiliza o comportamento dinâmico do carro e mantém pleno controle em qualquer situação de rodagem.

Pneus: Os pneus são os mesmos das versões equipadas com motorização 1.6 16V, com medida 185/60 R15.

Segurança – O C3 pode ser equipado com dois air bags para proteção de motorista e passageiro. A alimentação de combustível é cortada, no caso de qualquer um dos air bags ser acionado.

Os cintos de segurança dianteiros, ajustáveis verticalmente, são equipados com reguladores de tensão pirotécnicos e limitadores de esforço, para reduzir a pressão no tórax em caso de impacto e para maior nível de proteção.

Os três cintos de segurança traseiros são de três pontos. O cinto central, na parte traseira, está instalado no próprio banco para facilitar o uso e proporcionar maior segurança na instalação de cadeiras para crianças.

No C3 a segurança da criança é tratada com especial atenção. A versão GLX 1.4 é equipada com travas de segurança para crianças nas portas traseiras controladas por uma função elétrica no painel. A mesma função neutraliza o acionamento dos vidros traseiros quando elétricos.

O C3 está bem protegido contra furtos e roubos. Entre os dispositivos de proteção, o carro conta com imobilizador “rolling-code engine”, já em uso no C5, travamento central das portas e porta traseira, uma unidade de controle remoto HF e transponder, uma função que retrava o veículo automaticamente caso ele seja destravado acidentalmente pelo controle remoto (desde que nenhuma porta seja aberta) e, uma função que trava as portas e o porta-malas automaticamente, assim que o carro entra em movimento.

Gama, equipamentos e acessórios – O Citroën C3 GLX 1.4 traz de série direção elétrica, quadro de instrumentos digital, pneus 185/60 R15, sistema elétrico multiplexado, ajuste elétrico dos faróis, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura, chave com dispositivo antifurto transponder, entre outros.

Entre os itens opcionais estão air bag para motorista e passageiro, ar condicionado, rádio com cd player e comando no volante, rodas em liga leve, pack-elétrico e pintura perolizada.

Além da generosa gama de equipamentos de série e opcionais, há, ainda, outros itens que o cliente Citroën pode acrescentar ao seu Citroën C3 para deixá-lo do jeito que ele quer.

São eles: kit faróis de neblina, disqueteira para até 5 cds, revestimento interno “aluminium”, porta bicicleta, protetor de maçaneta, protetor de soleira, rack, tapete acarpetado, tapete reversível para porta-malas e DOT (detector de obstáculo traseiro).

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn