sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Orientações ao Consumidor » Como ser um fiscal-cidadão?

Qualquer cidadão tem o direito de denunciar à ANP irregularidades encontradas em um posto revendedor (revenda varejista). Saiba mais sobre as regulamentações e obrigações que o posto revendedor deve atender.

- Publicidade -

1 | Pode ser explorada outra atividade comercial ou de prestação de serviços na área ocupada pelo posto?

Sim, desde que não haja prejuízo à segurança, saúde, meio-ambiente e ao bom desempenho da atividade de revenda varejista.

2 | Quem pode exercer a atividade de revenda varejista?

A atividade de revenda varejista de combustível automotivo somente poderá ser exercida por pessoa jurídica constituída sob as leis brasileiras que atender, em caráter permanente, aos seguintes requisitos:
I – possuir registro de revendedor varejista expedido pela ANP;
II – dispor de posto revendedor com tancagem para armazenamento e equipamento medidor de combustível automotivo, em tanque subterrâneo, exceto no caso de posto revendedor flutuante.

- Publicidade -

3 | O distribuidor de combustíveis pode ser revendedor varejista?

É vedado ao distribuidor de combustíveis líquidos derivados de petróleo, álcool combustível e outros combustíveis automotivos o exercício da atividade de revenda varejista, exceto quando o posto revendedor se destinar ao treinamento de pessoal, com vistas à melhoria da qualidade do atendimento aos consumidores.

Nesse caso, deverá atender às disposições da Portaria ANP nº 116 de 2000 e ter autorização específica da ANP, como posto revendedor escola.

4 | Quais as proibições expressas ao revendedor varejista?

É vedado ao revendedor varejista:
I – alienar, emprestar ou permutar, sob qualquer pretexto ou justificativa, combustível automotivo com outro revendedor varejista, ainda que o estabelecimento pertença à mesma empresa;
II – condicionar a revenda de combustível automotivo ou a prestação de serviço ao consumidor à revenda de outro combustível automotivo ou à prestação de outro serviço;
III – estabelecer limites quantitativos para revenda de combustível automotivo ao consumidor;
IV – misturar qualquer produto ao combustível automotivo.

- Publicidade -

4 | Quem é responsável pela qualidade dos combustíveis automotivos comercializados?

O revendedor varejista deve garantir a qualidade dos combustíveis.

5 | Como deve ser feito o fornecimento de combustível automotivo aos consumidores?

Somente por intermédio de equipamento medidor, denominado bomba abastecedora, aferida e certificada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO ou por empresa por ele credenciada.

6 | É possível o posto entregar combustível no domicílio do consumidor?

É vedada a entrega no domicílio do consumidor.

7 | Que tipo de informação deve estar ostensivamente exibida no posto?

Na bomba: deve estar identificado, de forma destacada, visível e de fácil identificação para o consumidor, o combustível comercializado, informando se o mesmo é comum ou aditivado.

Em painel: com dimensões adequadas, na entrada do posto revendedor, de modo destacado e de fácil visualização à distância, tanto, ao dia quanto à noite, devem ser exibidos os preços dos combustíveis automotivos comercializados.

Em quadro de aviso: em local visível, de modo destacado, com caracteres legíveis e de fácil visualização, exibir as seguintes informações:
a) o nome e a razão social do revendedor varejista;
b) o nome do órgão regulador e fiscalizador das atividades de distribuição e revenda de combustíveis: Agência Nacional do Petróleo – ANP;
c) o telefone 0800 900 267 do Centro de Relações com o Consumidor – CRC da ANP, informando que a ligação é gratuita e indicando que para o CRC deverão ser dirigidas reclamações que não forem atendidas pelo revendedor varejista ou pelo(s) distribuidor(es)

8 | O revendedor varejista também deverá informar ao consumidor, de forma clara e ostensiva:

– a origem do combustível automotivo comercializado, podendo optar por exibir ou não a marca comercial do distribuidor de combustíveis líquidos derivados de petróleo, álcool combustível e outros combustíveis automotivos.
– a novicidade e/ou periculosidade do produto, bem como as informações sobre o uso do combustível automotivo.

9 | Como deve ser o painel de preços?

O painel de preços deve proporcionar boa visibilidade mediante o emprego de letras e símbolos de forma, tamanho e espaçamento adequados, assegurando a percepção à distância, para leitura e rápida compreensão, pelo consumidor, dos preços dos combustíveis praticados no posto revendedor.
Deverá ter as seguintes características:
I – dimensões mínimas de 95 cm de largura por 180 cm de altura;
II – placa de polietileno de baixa densidade, chapa metálica pintada ou qualquer outro material a critério do revendedor varejista, desde que seja garantida a qualidade das informações contidas no painel. Para qualquer material utilizado, deve-se adotar proteção ultravioleta;
III – cor de fundo a critério do revendedor varejista;
IV – família tipográfica normal ou itálica, em negrito ou não, com altura e espaçamento compatíveis com as dimensões do painel de preços;
V – distância mínima de 15 cm entre o texto e a borda do painel de preços.

10 | Como deve ser o quadro de aviso?

O quadro de aviso, acima citado, deve proporcionar boa visibilidade mediante o emprego de letras e símbolos de forma, tamanho e espaçamento adequados, assegurando a percepção à distância, para leitura e rápida compreensão dos seus dizeres, pelo consumidor.
O quadro de aviso deverá ter as seguintes características:
I – dimensões mínimas de 50 cm de largura por 70 cm de altura;
II – impressão eletróstática em vinil auto-adesivo, placa de polietileno de baixa densidade, chapas metálicas pintadas ou qualquer outro material a critério do revendedor varejista, desde que seja garantida a qualidade das informações contidas no quadro. Para qualquer material utilizado, adotar proteção ultravioleta;
III – cor de fundo a critério do revendedor varejista;
IV – família tipográfica normal ou itálica, em negrito ou não, com altura e espaçamento compatíveis com as dimensões do quadro de aviso;
V – distância mínima de 5 cm entre o texto e a borda do quadro de aviso.

11 | Pode o posto revendedor exibir uma marca comercial (bandeira) do distribuidor de combustíveis e vender combustíveis de outro distribuidor?

Não. Caso o revendedor varejista opte por exibir a marca comercial do distribuidor de combustíveis líquidos derivados de petróleo, álcool combustível e outros combustíveis automotivos, deverá vender somente combustíveis fornecidos pelo distribuidor detentor da marca comercial (bandeira) exibida.

12 | Se o revendedor varejista optar por não exibir a marca comercial (bandeira) do distribuidor de combustíveis, como deverá ser feita a identificação da origem do combustível?

Deverá identificar, de forma destacada e de fácil visualização, em cada bomba abastecedora, o distribuidor de combustíveis líquidos derivados de petróleo, álcool combustível e outros combustíveis automotivos do fornecedor do respectivo combustível.

13 | Quem é responsável pelo funcionamento e conservação dos equipamentos medidores e tanques de armazenamento de sua propriedade?

O posto revendedor é obrigado a manter em perfeito estado de funcionamento e conservação os equipamentos de sua propriedade, bem como os de terceiros cuja manutenção sejam de sua responsabilidade. É obrigado também a notificar o distribuidor proprietário de equipamentos medidores e tanques de armazenamento, quando houver necessidade de manutenção dos mesmos.

14 | O posto revendedor pode vender óleo lubrificante usado ou contaminado?

Somente pode vender às empresas coletoras cadastradas na ANP.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança