A Blaupunkt, unidade de Car Multimedia da Robert Bosch que comercializa CD players, DVD’s, monitores e outros equipamentos para entretenimento, apresenta sua linha de som automotivo com novo design e novas funções incorporadas.
MP3
O Bremen MP74 é o aparelho MP3 mais completo da marca, com tecnologia exclusiva Blaupunkt de sintonizador TwinCeiver.
Com frontal motorizado basculante e destacável, o aparelho possui também a função RDS (transmissão de propaganda no display).
Potência de 200 watts e com quatro saídas pré-amplificadas (4 V) e uma saída para subwoofer, controlador de CD Changer, cinco equalizações pré-programadas, cinco efeitos de palco e controle remoto.
Vale destacar também as duas entradas auxiliares para expansão com sistema de vídeo, o equalizador interno com 27 freqüências e com ajuste independente dos canais frontais e traseiros, três memórias de equalizações personalizadas, o DAS (ajuste automático da equalização) e o DNC (compensação automática de ruídos). Preço sugerido ao consumidor: R$ 4.200,00
O Acapulco MP54 é mais uma opção da marca para os apaixonados por música.
Painel Flip Down e removível, potência de 200 W, quatro saídas pré-amplificadas (4V), entrada auxiliar de 2V, função RDS, equalizador com sete ajustes personalizado por tipo de veículo (compacto, 4 portas, utilitário, conversível, van, caminhão e ônibus) e equalizador pré-programado. Preço sugerido ao consumidor: R$ 2.300,00
Outro lançamento é o Bahamas MP34: frontal basculante e destacável, potência de 180W, três equalizações pré-programadas, X Bass, quatro saídas pré-amplificadas (2 V), entrada auxiliar, controle remoto incluso e Volume On (função que ajusta o volume para começar sempre no mesmo tom); o aparelho chega no mercado com preço competitivo e é uma boa opção para as pessoas que gostam de ouvir suas próprias coletâneas. Preço sugerido ao consumidor: R$ 719,00.
CD PLAYERS
Na linha de CD Players, a Blaupunkt traz duas novidades o Indianápolis CD34 e o Montreal CD34.
O Indianápolis tem painel frontal removível, potência de 180 W, loudness, 18 canais de memórias para FM e 12 AM e três equalizações pré-programadas.
O Montreal CD34 a apresenta ainda duas saídas pré-amplificadas e controle remoto; potência de 180 W, laudess, memórias 18 FM e 12 AM e três equalizações pré-programadas. Preço sugerido ao consumidor: R$ 479,00 e R$ 549,00 respectivamente.
IN CAR VIDEO
A Blaupunkt apresenta primeiro modelo de monitor retrátil da marca no mercado nacional – o Chicago IVDM 7002.
Com frontal destacável, 18 canais de memória FM e 6 AM; monitor de 7″ integrado motorizado, controle remoto, sete opções de fundos de tela, seis efeitos de palco e sistema automático de resfriamento.
Com potência de 200 Watts (5 canais de 40W cada), seis saídas pré-amplificadas (2 V), duas saídas extras para monitores, apresenta também uma alta definição e performance de vídeo.
Na parte de áudio, possui saída Digital (DTS 5.1), Dolby Digital e Prologic. O Chicago tem ainda equalizador de sete freqüências integrado, sete equalizações pré-programadas e controlador de CD Changer. Preço sugerido ao consumidor: R$ 10.500,00
A Blaupunkt lança ainda os monitores de encosto de cabeça IVMS 5802 e o de teto IVMR 9002, com display de cristal líquido com alta definição e tela de 5.8” e 9.0”, respectivamente. Preço sugerido ao consumidor do IVMS é R$ 3.375,00; já o IVMR é de R$ 5.800,00.
ACESSÓRIOS
A marca traz a nova linha de amplificadores Classe T – TS Series. O TSA 2121 tem dois canais de 120W e o TSA 460 conta com quatro canais de 60W; há ainda o amplificador ODA Surround com decodificador Dolby Digital e DTS, e o conversor de sinais IVSC 5502 que tem cinco entradas para áudio e quatro para vídeo.
Crescimento – A Blaupunkt faturou em 2003 R$ 10 milhões e planeja aumentar em 30% seu faturamento este ano por conta do lançamento da sua nova linha de produtos.
O mercado de reposição é responsável por cerca de 80% dos negócios de som automotivo e é o principal foco de negócio da Blaupunkt, já que a maior parte dos veículos sai de fábrica sem equipamento de áudio.
“A Blaupunkt está investindo no desenvolvimento e treinamento da rede de distribuição e lojistas, porque é onde a decisão de compra é feita”, explica Augusto Canguçu, gerente de operação da Blaupunkt no Brasil.
A idéia é estimular as vendas e trabalhar a imagem da Blaupunkt no mercado brasileiro e, dessa forma, aumentar a participação no segmento – a marca detém hoje 5% e estima alcançar 7% do mercado de som automotivo ainda este ano.
Carro Show – O carro foi especialmente preparado para demonstrar a qualidade e tecnologia dos produtos Blaupunkt e as novidades da nova linha.
“O carro show da Blaupunkt nasceu da expectativa e demanda de nossos lojistas e consumidores que pediam um veículo personalizado da marca”, explica Augusto Canguçu, gerente da Unidade de Car Multimedia no Brasil.
O carro está todo equipado com produtos da linha 2004/2005 como o DVD com tela retrátil, Chicago IVDM 7002, e os monitores de teto, IVMR 9002, e de encosto de cabeça, IVMS 5802, com displays de cristal líquido.
E para garantir a boa performance e sonorização, há dois kits de voz ODC 660E (6”e 80 Watts de potência RMS); 1 par de alto-falante ODX 402E (4” e 40 watts de potência RMS) e 1 canal central ODCE 20, de 25 Watts de potência RMS.
Além disso, o carro show conta também com dois subwoofers bobina dupla modelo GTR 12 SW (12” e 400 watts), dois amplificadores GTA modelo 450 e dois 290 e um amplificador ODA Surround.
Com spoilers nas laterais e pára-choques personalizados, o veículo tem ainda angel eyes nos faróis dianteiros e rodas aro 17”.
“A idéia de personalizar um carro veio em um momento muito especial para a Blaupunkt na qual estamos trabalhando para consolidar a marca no mercado nacional, e investindo no desenvolvimento e treinamento da rede de distribuição e lojistas”, completa Canguçu.
Tecnologia e pioneirismo no som automotivo – A Blaupunkt, unidade de Car Multimedia da Robert Bosch, conta com uma completa linha de CD players, MP3 Players, Auto-Falantes, DVD’s, monitores e outros equipamentos para entretenimento automotivo.
A Blaupunkt é conhecida mundialmente por seu pioneirismo no desenvolvimento de tecnologia para este segmento e pela qualidade dos seus produtos.
No Brasil, a produção de auto-rádios começou em 1969, em São Paulo, adaptando a tecnologia às necessidades e expectativas do mercado brasileiro.
Com o objetivo de criar uma identidade com os consumidores, a empresa passou a comercializar os aparelhos com o nome Bosch, mas fazendo alusão à tecnologia Blaupunkt.
Em 1998, quando a unidade de auto-rádios foi transferida para a matriz da empresa, em Campinas, os aparelhos passaram a ser comercializados sob uma única marca – Blaupunkt.
A marca é precursora no desenvolvimento de tecnologias em som automotivo, como MP3, DVD’s, sistema de segurança Key Card, entre outros.
Outro grande diferencial é a sua grande rede de serviços autorizados – hoje já são 98 postos de atendimento em todo o território nacional.
Os auto-rádios Blaupunkt podem ser encontrados em lojas especializadas em som e acessórios automotivos, magazines e também como equipamento original em veículos comercializados no País como, por exemplo, na linha Mitsubishi.
HISTÓRICO
1957 – primeiro rádio transistor
1969 – primeiro rádio estéreo para carro
1974 – desenvolvimento e introdução do sistema ARI (informação de trânsito)
1982 – primeiro sistema de gia de rotas
1983 – primeiro CD Player para carro
1988 – primeiro sistema de navegação europeu
1991 – primeiro sistema com memória para informação de trânsito
1994 – primeiro rádio com ajuste digital de som
1995 – primeiro sistema de navegação com guia de rotas
1996 – primeiro rádio totalmente digital
1997 – primeiro rádio-fone
2002 – primeiro auto-rádio com MP3