Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS existem cerca de 500 milhões de pessoas deficientes em todo mundo, que enfrentam barreiras físicas, sociais e culturais que se opõem a sua plena participação no meio em que vivem, obrigando-as a levar uma vida marcada pelo isolamento.
No Brasil, sabe-se que, diariamente, cerca de 500 pessoas se tornam portadoras de algum tipo de deficiência, sendo os principais vilões desse índice o acidente de trânsito e a violência urbana.
Muitas pessoas com necessidades especiais não têm conhecimento sobre a variedade de produtos e serviços que o mercado oferece, principalmente no setor de adaptação veicular.
É de conhecimento da sociedade que pessoas portadoras de qualquer tipo de deficiência devem ter os mesmos direitos e oportunidades que as pessoas que não possuem nenhum tipo de limitação.
Um desses direitos é o direito de dirigir. Muitos portadores têm plena capacidade de conduzir um veículo, principalmente, com a vasta gama de produtos de altíssima qualidade disponíveis no mercado para adaptações de carros.
A Cavenaghi é uma destas empresas que nasceu com o objetivo de oferecer aos deficientes equipamentos de adaptações para veículos.
Líder no mercado e atuante há mais de 35 anos no Brasil, a empresa adapta em média 200 carros por mês.
As adaptações vão de freios manuais até comandos elétricos criando possibilidades para que pessoas com paraplegia ou tetraplégicas possam dirigir seu próprio carro.
Os equipamentos da Cavenaghi não se limitam apenas aos acessórios para auxiliar a dirigibilidade do deficiente.
A facilidade de acesso ao interior do veículo também faz parte das adaptações. Assentos especiais, almofadas, apoio de cabeças, rampas e até “plataformas” foram desenvolvidas para o deficiente não encontrar dificuldades ao dirigir.
Além disso, a Cavenaghi possui uma loja onde os clientes podem encontrar desde acessórios, como cadeiras de rodas, manuais e motorizadas e muletas, até um serviço exclusivo de conserto e a manutenção. A loja conta ainda com uma variedade de produtos de auto-ajuda.
A empresa possui uma linha de aproximadamente 20 equipamentos, elétricos e manuais, projetados e produzidos na sua própria fábrica, criada especialmente para atender as necessidades específicas do setor de adaptação de veículos. Confira abaixo alguns desses produtos:
Pomo 2 Pontos – equipamento que auxilia a apreensão e giro do volante para usuários com limitação dos movimentos de preensão das mãos.
Pomo 3 Pontos – equipamento que auxilia a apreensão e giro do volante destinado às pessoas com limitações nos movimentos de preensão da mão, extensão e flexão do punho.
Pomo giratório – auxilia o manuseio do volante quando se utiliza apenas um dos membros superiores.
Pedal removível – utilizado pra remover provisoriamente o pedal da embreagem original é destinado aos portadores de deficiência no membro inferior direito.
Prolongamento da alavanca – aproxima a empunhadura da alavanca de troca de marcha, indicado pra motoristas com encurtamento de membros superiores.
Empunhadura Copo – instalado na alavanca de troca de marchas para uso dos motoristas com amputação da mão.
Prolongamento de pedais – aproxima os comandos de acelerador, freio e embreagem. Possui um sistema de engate e desengate rápidos para o desativamento do sistema para uso dos pedais convencionais. Indicado para motoristas de baixa estatura.
Embreagem Standart – equipamento que automatiza o sistema de embreagem indicado para portadores de deficiência dos membros inferiores.
Embreagem manual a vácuo – aciona a embreagem por um gatilho fixado no câmbio, indicado para portadores de deficiência dos membros inferiores.
Embreagem computadorizada 2000 – automatiza o sistema de embreagem do veículo para portadores de deficiência dos membros inferiores.
Comando Manual Universal – o equipamento transfere os comandos de acelerador e freio para a mão direita (ou esquerda) do motorista com deficiência nos membros inferiores.
Freio Manual – transfere o comando de freio para a mão esquerda do condutor. Indicado às pessoas com deficiências nos membros inferiores.
Limitador de pedais – impede o acionamento dos pedais originais do veículo pelos motoristas que apresentam movimentos involuntários de membros inferiores.
Pedal removível – equipamento utilizado para remover provisoriamente o pedal da embreagem original do veículo.
Acelerador esquerdo – transfere o comando do acelerador para o lado esquerdo do pedal de freio, sem anular o pedal original.
Controle de Comandos Elétricos – disponibiliza todos os comandos elétricos do painel de veículo em um pequeno “controle” acoplado ao volante.
Informações ao deficiente que deseja tirar sua habilitação – A Cavenaghi, empresa reconhecida por sua seriedade e qualidade nos serviços prestados, também auxilia as pessoas com necessidades especiais na hora de procurar uma auto-escola que viabilize o processo de habilitação.
A Cavenaghi também alerta sobre a insenção de alguns impostos para os deficientes que adquirirem um carro 0 km, podendo ter uma redução de até 30% no valor do veículo.
Concessionárias Autorizadas Cavenaghi – A Cavenaghi mantém uma parceria com centros automotivos de todo país, chamadas de Concessionárias Autorizadas Cavenaghi.
As concessionárias disponibilizam profissionais qualificados e treinados pela Cavenaghi para a instalação e assistência técnica dos produtos da empresa em veículos de pessoas portadoras de deficiência com a mesma qualidade encontrada na própria sede da empresa, em São Paulo.
Confira as cidades onde a Cavenaghi dispõe de concessionárias autorizadas: Porto Alegre, Caxias do Sul, Joinville, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Criciúma, Campinas, Mirassol, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, Santo André, São José dos Campos, Sorocaba, Juiz de Fora, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Niterói, Vila Velha, Goiânia, Brasília, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Belém e Parnamirim.
Hoje, a Cavenaghi em parceria com a Volkswagen do Brasil participa do projeto Mobilidade com a Volkswagen e em conjunto com a Fiat faz parte do programa Fiat Autonomy, ambos, de atendimento especial aos portadores.
Também já contou com o reconhecimento da General Motors para a produção e instalação de duplo comando para carros de auto-escolas em mais de 1650 veículos.