Tomou posse nesse mês de janeiro o novo diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – José Airton Félix Cirilo da Silva para exercer o cargo com mandato de quatro (04) anos na diretoria colegiada da agência.
José Airton que ocupa a vaga deixada por Luiz Afonso dos Santos Senna, foi nomeado pelo Presidente da República no dia 20 de dezembro de 2004, após ser sabatinado e ter seu nome aprovado pelo Congresso Nacional.
Natural de Aracati/CE, José Airton é advogado, com especialização e mestrado em Direito Público.
Também concluiu o curso de Engenharia Civil e já ocupou os seguintes cargos públicos: vereador de Aracati (CE), prefeito de Icapuí (CE) e vereador de Fortaleza (CE).
O novo membro da Diretoria Colegiada da ANTT, em seu discurso de posse, destacou a situação e a importância da infra-estrutura e da logística de transporte “no momento em que o País passa por um contexto raro em sua história: a inflação sob controle, as contas públicas em ordem e as contas externas superavitárias”.
José Airton ressaltou que “muito embora sabendo que a solução dos problemas da infra-estrutura transcendem o escopo de atribuições da ANTT, esta Agência reguladora deve se articular com determinação e ousadia com os demais órgãos competentes no sentido de desenvolver políticas integradas de recuperação dos modais rodoviário e ferroviário, os quais reputo serem vitais à dinâmica do desenvolvimento nacional”.
A cerimônia de posse realizada na sede da ANTT, em Brasília, contou com a presença de várias autoridades do Governo Federal, políticos e representantes do setor de transporte.
Entre os presentes estava o ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, o representante do Ministro dos Transportes, secretário Pedro Carvalho e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.