sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Gol chega a seu 18º ano consecutivo de liderança e ultrapassa a marca de 4 milhões de unidades vendidas no mercado interno

Maior sucesso na história da indústria automotiva brasileira, modelo ainda atingiu em 2004 recorde de exportações.

- Publicidade -

O VW Gol alcançou vendas de 285.444 unidades completas em 2004 – incluindo mercado interno e exportações -, um volume 7,7% maior que o registrado em 2003 (265.015).

No Brasil, o campeão de vendas da Volkswagen chegou a seu 18º ano consecutivo de liderança, com 177.892 unidades comercializadas (quase o mesmo volume de 2003: 180.146).

O Gol encerrou o ano de 2004 novamente como número 1 com uma larga vantagem, colocando quase 50.000 carros à frente (36,6%) do segundo colocado.

Em 2004, o Gol ultrapassou a marca de 4 milhões de unidades comercializadas desde o seu lançamento, em 1980.

- Publicidade -

Em julho de 2003, o Gol já havia atingido a marca de 4 milhões de unidades produzidas no Brasil.

Já as exportações do Gol foram recorde absoluto de todos os tempos em 2004: 107.552 unidades embarcadas, um volume 26,7% maior que o alcançado em 2003 (84.869).

Com isso, o Gol consolidou-se como o carro mais exportado do Brasil e chegou à marca expressiva de 500.000 unidades embarcadas desde o início de sua fabricação.

O modelo está presente em 50 países diferentes das Américas, da Europa, da África e da Ásia.

Ainda em 2004, o Gol seguiu como líder absoluto de vendas na Argentina, com 33.353 unidades comercializadas – mais que o dobro do 2º colocado.

- Publicidade -

As vendas no país vizinho saltaram 103% em relação ao total vendido em 2003 (16.437 unidades), quando o Gol também liderou.

No México, com o nome de Pointer, Gol foi o 2º carro mais vendido (59.412 unidades) e o líder absoluto entre os importados.

Além de Brasil, México e Argentina, outros países onde as vendas do Gol foram destaque em 2004 são Chile (2.687), Venezuela (1.789), Marrocos (1.778) e Rússia (1.609).

O modelo brasileiro também é fabricado em Shangai (China) e na cidade de Bam (Irã), a partir de conjuntos de peças desmontados exportados pela Volkswagen do Brasil (CKD).

“Está para surgir no mercado algum carro capaz de superar o Gol na soma de atributos como robustez, durabilidade, confiabilidade, esportividade, economia, facilidade de manutenção e valor de revenda”, declarou Paulo Sérgio Kakinoff, diretor de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.

“A diferença é que agora vários outros países também estão conhecendo e apreciando a qualidade do nosso campeão de vendas”, afirmou.

Cronologia

1980 – lançamento do primeiro Gol com motorização 1.3 refrigerada a ar. Já no primeiro ano a VW comercializou 46.733 unidades do Gol.
1987 – Assume a liderança de vendas do mercado doméstico com 59.740 unidades comercializadas no ano.
1988 – Alcança a marca de 500 mil unidades vendidas na sua história. Neste ano o Gol foi o primeiro veículo nacional a contar com o sistema de injeção eletrônica.
1992 – Alcança a marca de 1 milhão de unidades vendidas no Brasil.
1994 – É lançado no mercado o Gol Geração II.
1996 – Alcança a marca de 2 milhões de unidades vendidas no Brasil. O Gol é o primeiro carro do Brasil equipado com um motor 16 V (Gol GTi 2.0 16V)
1999 – É lançado no mercado o Gol Geração III.
2001 – Atinge a marca de 3,2 milhões de unidades comercializadas no Brasil e torna-se o carro mais vendido da história do País, ultrapassando o Fusca.
2003 – Torna-se o primeiro veículo bicombustível do Brasil, com o lançamento do Gol Total Flex em março. Bate recorde de produção: em julho a Volkswagen comemorou a fabricação do Gol 4 milhões.
2004 – A Volkswagen comemora 500 mil Gol exportados para mais de 50 países. O Gol completa 18 anos consecutivos de liderança e alcança a marca de 4 milhões de unidades vendidas no Brasil.

Grupo Volkswagen comercializa 5.079 milhões de veículos em 2004 – Em 2004, o Grupo Volkswagen entregou 5.079 milhões de veículos aos seus consumidores em todo o mundo.

“Este é um bom resultado de vendas se considerarmos a situação fraca nos principais mercados automotivos mundiais”, afirmou Dr. Bernd Pischetsrieder, presidente mundial do Grupo Volkswagen em Detroit, EUA.

Pischetsrieder comentou que o Grupo sentiu os efeitos dos ventos contrários nos mercados da Alemanha, China e Estados Unidos em particular.

Ele disse não esperar nenhum impulso substancial ou crescimento significativo nesses mercados durante este ano.

Devido aos aumentos de preço do petróleo e às agressivas batalhas de preços que continuam a ser praticadas no setor, a situação nos principais mercados mundiais deverá permanecer difícil em 2005.

Pischetsrieder anunciou que o Grupo irá lançar 20 novos modelos em 2005. O novo Jetta (nome do VW Bora no mercado norte-americano) acaba de estrear nos EUA durante o Salão do Automóvel de Los Angeles.

O novo Passat fará sua avant-première na Alemanha em fevereiro. O compacto Fox também será lançado na Europa no primeiro semestre deste ano.

Com esses novos modelos, o Grupo prevê manter sua posição no mercado mundial em 2005.

A marca de 5.079 milhões de veículos comercializados representa um aumento de 1.3 % em comparação com o ano anterior (em 2003 foram 5.015 milhões).

De acordo com Pischetsrieder, o crescimento foi especialmente atingido em mercados onde novos modelos foram lançados.

O aumento das vendas do Grupo VW foi particularmente forte na região América do Sul/África do Sul, onde as entregas aos consumidores cresceram 25.2%, totalizando 533.000 unidades.

O desenvolvimento no Brasil foi especialmente positivo, com incremento de vendas de 14.9 % (um total de 362.000 veículos).

Na Europa, a comercialização alcançou 3.085 milhões de unidades, um crescimento de 0.8%. Na Alemanha, as vendas do Grupo aumentaram 1.2 %, totalizando 954.000 veículos.

Entretanto, os resultados declinaram na América do Norte (572.000 unidades em 2004, uma queda de 9.3 % sobre 2003) e Ásia-Pacífico (757.000 veículos em 2004, – 6.3 % sobre o ano anterior).

Com 3.064 milhões (2003: 3.075 milhões), as vendas da marca Volkswagen veículos de passageiros (automóveis e comerciais leves, segundo critérios adotados no Brasil) se mantiveram no mesmo nível do ano anterior.

As entregas ao consumidor da marca Skoda cresceram 0.4%, somando 452.000 veículos (em 2003 foram 449.758 unidades). Pela primeira vez, a marca Bentley superou a barreira de 6.000 unidades comercializadas (em 2003, foram vendidos 995 veículos).

A Audi novamente registrou vendas recordes, comercializando 779.000 veículos (aumento de 1.2 % sobre 2003, quando vendeu 769.900 unidades).

As entregas ao consumidor da marca SEAT declinaram 3.9 % (foram 442.000 unidades em 2004 contra 460.151 em 2003).

A Lamborghini aumentou suas vendas em 22%, totalizando 1.600 carros esportivos.

Já as vendas da marca Volkswagen Veículos Comerciais somaram 333.000 unidades, um crescimento de 28,8 % em relação a 2003, quando foram comercializados 258.822 veículos.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança