A Sony Brasil comemora o faturamento de R$ 1.017.448.000,00 em 2004, no ano fiscal encerrado em março, um crescimento de 40% em relação a 2003.
A empresa conta com 1.900 funcionários, distribuídos em dois escritórios (São Paulo e Rio de Janeiro) e nas duas unidades fabris em Manaus, AM, que produzem micro systems, televisores, câmeras fotográficas digitais, câmeras filmadoras, CD players para carros e televisores de plasma.
Em 2004, a Sony iniciou a fabricação de TVs de plasma na Zona Franca de Manaus, para atender ao consumidor brasileiro que está sempre em busca de novas tecnologias e que tinha como única opção os produtos importados.
No mercado de câmeras digitais, do qual é líder no Brasil, a Sony apostou em lançamentos que aliaram alta resolução, capacidade de armazenamento e design inovador, como é o caso dos modelos T7, W5 e W7.
Já no segmento de filmadoras – representado pela linha Handycam – o ano de 2004 foi o melhor em participação de mercado desde 99, com 47%, o que coloca a Sony como líder absoluta do mercado nacional.
A Sony Brasil importou um modelo de filmadora DVD para testar a receptividade do consumidor brasileiro e o sucesso levou a empresa a iniciar a produção de dois modelos em Manaus.
Em 2005, a fábrica na Zona Franca recebe investimentos de US$ 8,7 milhões, destinados prioritariamente para máquinas de injeção de componentes, com o objetivo de incrementar cinco linhas de produção: TV de projeção, TV de tubo, DVD, som automotivo e filmadoras.
A grande novidade fica por conta da ampliação da divisão de portáteis. O primeiro lançamento é o HD Walkman, com capacidade de armazenamento de 13 mil músicas (900 CDs), além de arquivos de imagem.
O novo equipamento é o primeiro da linha “Network Walkman” a ser lançado no Brasil, e tem como destaque a exclusiva tecnologia G Sensor, que detecta se o aparelho está em queda livre e automaticamente protege as áreas mais sensíveis do disco rígido, onde estão registrados todos os dados. O HD Walkman chega às lojas em julho com preço sugerido de R$ 1.999,00.
As novidades não param por aí. Em outubro, o consumidor brasileiro conhecerá outros lançamentos portáteis: dois modelos da linha Network Walkman e três da linha CD Walkman.
Na linha Wega Theatre, o destaque é o lançamento do sistema de home theater HT-DDW1000, mais conhecido como “Muteki”, palavra em japonês que significa “indestrutível”.
Este é o primeiro home theater produzido no Brasil com caixas-torres frontais.
Além disso, conta com sistema Digital Cinema Sound, receiver, conjunto de Caixas Acústicas Microssatélites e Subwoofer para Sistema 6.2 canais. O novo equipamento chega às lojas em julho, com o preço sugerido de R$ 2.599,00 reais.
Já na linha Cyber-shot o grande lançamento é a DSC-T7, a câmera digital mais fina do mundo.
Com pouco mais de 90 milímetros de espessura, tem tela LCD híbrida de 2,5 polegadas e resolução de 5,1 megapixels, além de uma lente de zoom óptico 3X Vario-Tessar® da Carl Zeiss® .
Outra aposta da Sony Brasil para 2005 é o crescimento do setor de som automotivo, acompanhando o bom desempenho de vendas das montadoras.
A empresa está ampliando a linha Xplod, com novos equipamentos e novos modelos, com o objetivo de ampliar sua participação em um mercado que movimentou US$ 200 milhões de dólares em 2004.
O destaque é o Car DVD Player, monitor portátil de 7 polegadas para ser utilizado no carro, que chega em agosto ao mercado brasileiro.