quinta-feira, 25 julho , 2024
28 C
Recife

Importância do pivô de suspensão para segurança veicular é destacada por especialistas

Componente vital conecta chassi a outros elementos cruciais da suspensão, garantindo estabilidade e dirigibilidade.

Especialistas reforçam a crucial importância do pivô de suspensão, peça essencial que conecta chassi e carroceria a componentes como telescópios e mangas de eixo, para a segurança veicular e estabilidade do veículo.

Conhecido também como articulação ou pino esférico, o pivô desempenha um papel fundamental no sistema de suspensão dos veículos. Produzido em metal e borracha, ele pode ser fixado por rebites, parafusos ou prensado na bandeja de suspensão. Sua função principal é permitir o movimento vertical das rodas enquanto limita o movimento lateral, essencial para manter o alinhamento e controlar as forças nas curvas, arrancadas e frenagens.

- Publicidade -

Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata, alerta para os riscos de um pivô desgastado. Além de comprometer a segurança dos ocupantes, um pivô danificado pode causar danos sérios à bandeja de suspensão e aos pneus. Ele enfatiza a importância de estar atento aos ruídos provenientes da suspensão, que podem indicar problemas não apenas no pivô, mas também em buchas e até mesmo trincas na bandeja.

Adicionalmente, impactos e o desgaste natural podem empenar a bandeja de suspensão, exigindo cuidado extra por parte dos motoristas. Para evitar problemas, recomenda-se dirigir em velocidade compatível com as condições do piso, evitar vias deterioradas e tomar cuidado ao subir em calçadas.

Em caso de quaisquer sinais de problemas, especialistas aconselham uma inspeção minuciosa de todos os componentes de suspensão para garantir a segurança e o bom funcionamento do veículo.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão