quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Banco Mercedes-Benz dá início às aulas do Projeto Inclusão Digital

Projeto oferece conhecimentos básicos de informática para jovens carentes. Serão treinados 12 adolescentes selecionados na comunidade próxima ao Banco.

- Publicidade -

Colaboradores do Banco foram treinados para ministrar o curso, que terá duração inicial de seis meses

Treinar jovens carentes de uma comunidade da cidade de São Paulo para o mercado de trabalho é o principal objetivo do novo projeto do Banco Mercedes-Benz.

O programa ‘Inclusão Digital’ ensinará a 12 adolescentes de baixa renda conhecimentos básicos em informática.

Com idades entre 14 e 17 anos, os alunos terão aulas de introdução ao Windows, Word, Excel, PowerPoint e Internet.

- Publicidade -

“Para conseguir uma vaga no mercado de trabalho, é imprescindível saber utilizar um computador. Estamos criando oportunidade para que alguns jovens tenham contato com esta tecnologia”, comenta Sueli Dantas dos Santos, gerente de Crédito de Clientes Especiais e Concessionários do Banco Mercedes-Benz.

O projeto, realizado em parceria com a empresa Impacta Tecnologia, teve início em outubro deste ano e previsão de duração de seis meses, dependendo do rendimento dos alunos.

As aulas acontecem duas vezes por semana, no próprio Banco Mercedes-Benz, e serão ministradas por funcionários voluntários da instituição.

Foi feito um treinamento com os colaboradores do Banco para que eles pudessem aplicar o curso.

O Banco Mercedes-Benz, além do treinamento, disponibiliza transporte para buscar e levar os adolescentes e almoço nos dias do curso.

- Publicidade -

Os alunos foram selecionados em duas comunidades próximas: Peinha e Monte Azul.

Os critérios adotados para escolha dos jovens foram faixa etária (de 14 a 17 anos) e rendimento escolar.

“Além de aprender uma importante ferramenta para seu futuro profissional, estes jovens poderão vivenciar o dia-a-dia de uma empresa e conhecer de perto como funciona um ambiente de trabalho”, enfatiza Sueli.

Os dois adolescentes que mais se destacarem durante o treinamento serão incluídos em outro projeto social do Banco, o Menor Aprendiz.

Com a conclusão do treinamento também serão doados microcomputadores, usados pelo Banco Mercedes-Benz, para a comunidade de Peinha.

“Esta doação visa a proporcionar continuidade no acesso à informática, assim como permitir que estes jovens se tornem multiplicadores de conhecimento. Queremos que este projeto tenha continuidade e beneficie outros jovens, além dos 12 que estamos treinando”, complementa a gerente.

Participação ativa – O apoio dos colaboradores da empresa vem sendo fundamental para o sucesso do programa de responsabilidade social do Banco Mercedes-Benz.

O projeto ‘Inclusão Digital’ é prova disto e, da concepção até a realização, contou com a participação ativa dos funcionários do Banco.

O Banco Mercedes-Benz conta com mais dois projetos sociais: ‘Grupo de Voluntários’ e o ‘Menor Aprendiz’.

O ‘Grupo de Voluntários’ é formado por funcionários do Banco Mercedes-Benz e tem o objetivo de desenvolver iniciativas que promovam a auto-suficiência das organizações sociais atendidas.

Já o ‘Menor Aprendiz’, por meio de uma lei do Governo Federal, capacita adolescentes de 14 a 18 anos em técnicas comportamentais, procedimentos organizacionais, idiomas e experiência prática.

Mais do que auxiliar financeiramente instituições beneficentes e comunidades carentes, o Banco Mercedes-Benz privilegia projetos que influenciem o futuro destas pessoas.

“O projeto ‘Inclusão Digital’ dará a estes jovens algo que ninguém poderá lhes tirar: conhecimento”, finaliza Michael Kempa, presidente do Banco Mercedes-Benz.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança