A Ford começa o ano com o lançamento da Linha 2003 do Fiesta Street Sedan, que chega com visual modernizado na traseira para conquistar o consumidor que busca um sedã compacto bem equipado de série por um preço atrativo.
As mudanças reforçam os atrativos da linha, e em especial do modelo 1.6 L, aproveitando a nova tabela do IPI, com um produto de preço acessível, ótima dirigibilidade e desempenho, design moderno, econômico e com amplo espaço para passageiros e bagagem, que surpreende também pelo padrão superior de acabamento e conforto.
Além da nova lanterna traseira, com lentes de cor branca nos piscas, o Ford Fiesta Street Sedan 2003 incorpora luz elevada de freio como item de série.
Internamente, o carro ganhou novo revestimento, com tecido padrão “Ocean”. A eficiência da motorização Zetec RoCam, 1.0 L (de 65 cv) ou 1.6 L (de 95 cv), é outra vantagem do sedã da Ford.
O modelo, sucesso em vários países, é produzido atualmente na Índia (com o nome Ikon), na África do Sul e no México, e será lançado em breve também na China, com as mesmas características da linha 2003 apresentada agora no Brasil. O traço marcante do Fiesta Street Sedan continua a ser o visual da traseira.
O espaçoso porta-malas de 400 litros, além da praticidade para transportar a bagagem, confere ao sedã um ar robusto e imponente.
Junto com as novas lanternas, de desenho bonito e moderno, acompanhando os recortes angulares da carroceria, ele dá ao modelo a aparência de carro de segmento superior. Os pára-choques, envolventes, são da cor do veículo, complementados por molduras laterais de desenho aerodinâmico.
O espaço interno é outro diferencial importante do Fiesta Street Sedan, principalmente no conforto proporcionado para as pernas dos passageiros que viajam no banco de trás. Isso se deve à sua distância entreeixos de 2.486 milímetros, superior aos concorrentes categoria.
Desempenho, economia e segurança
A principal característica dos motores Zetec RoCam 1.0 e 1.6 L, produzidos pela Ford em Taubaté, assim como a transmissão IB-5, de cinco velocidades, é o alto torque em baixas rotações – responsável pela sensação de maior potência na condução na cidade.
Seu sistema de oito válvulas, com trem de balancins roletados, garante ao mesmo tempo economia, robustez e simplicidade na manutenção.
O Ford Fiesta Street Sedan com motor 1.0 L, de 65 cv, atinge a velocidade máxima de 152 km/h. O modelo 1.6 L, de 95 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos e alcança velocidade máxima de 177 km/h.
Ao volante, esses números se traduzem em um veículo de respostas rápidas, gostoso de dirigir, que transmite a sensação de potência e segurança quando é exigido, principalmente em ultrapassagens e subidas, sem deixar de lado a economia de combustível e de manutenção, qualidades já conhecidas da família Ford Fiesta Street.
O carro destaca-se, ainda, pelo alto nível de segurança e conforto. Todas as versões do Fiesta Street Sedan possuem barra estabilizadora frontal, que contribui para o seu padrão superior de dirigibilidade, trava para crianças nas portas traseiras, freios de circuito duplo diagonal, barras de proteção lateral, cintos de segurança de três pontos e carroceria concebida dentro do conceito de “célula de sobrevivência”, com áreas de deformação programada.
Bem equipado
O preço do Ford Fiesta Street Sedan foi posicionado para garantir o melhor custo-benefício em sua faixa de mercado.
“O objetivo é oferecer a melhor alternativa no segmento de entrada de sedãs, com um automóvel de preço acessível e bem equipado desde a versão básica”, diz Oswaldo Ramos, gerente de Marketing de Carros da Ford.
O Ford Fiesta Street Sedan 1.0 L traz, como itens de série: ar-condicionado, direção hidráulica, trava elétrica das portas e banco traseiro bipartido (60/40), além de acendedor de cigarros, alça de segurança dianteira, aquecedor com comandos iluminados, rodas de aço raio 13″ e pneus 175/70, calotas integrais, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, cintos de segurança traseiros de três pontos retráteis, trava para crianças nas portas traseiras, jogo de chave/cilindro antifurto, desembaçador do vidro traseiro, pára-sol do motorista e passageiro biarticulado com espelho de cortesia, espelhos retrovisores com controle manual interno, pára-choques e moldura da grade do radiador na cor da carroceria, luz direcional lateral transparente, preparação para instalação de rádio com dois alto-falantes e antena, painel com indicador do nível de temperatura e luz de advertência de reserva de combustível, relógio digital, limpador do pára-brisas com temporizador, painel de portas com acabamento em tecido e vidros verdes plus.
O Ford Fiesta Street Sedan 1.6 L vem equipado, também, com vidro elétrico, sistema antifurto PATS, rodas de alumínio aro 14″ e pneus 175/65.
A linha é produzida em seis cores: branco Ártico e preto Ebony (sólidas), prata Geada e cinza Trancoso (metálicas), e vermelho Luxor e azul Mônaco (perolizadas).