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‘Piloto automático’ detecta neblina e baixa visibilidade

Tudo começou com um sistema automático de manutenção de velocidade constante destinado a aliviar o esforço físico de motoristas nas quase intermináveis e retas estradas interestaduais americanas.

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Pouco depois, apareceu o controle de velocidade de cruzeiro adaptivo, com capacidade de perceber obstáculos à frente, cortar aceleração e até mesmo acionar os freios indepentemente da vontade, ou da reação, do motorista. Agora, aparece a terceira geração do sistema.

A Siemens VDO apresenta um ‘piloto automático’ (não é realmente um piloto automático, mas esta denominação já entrou em uso popular virtualmente no mundo inteiro) que alerta o motorista da distância insuficiente de seu veículo em relação ao que vai à sua frente em condições de baixa visibilidade.

O segredo é um sensor óptico chamado LIDAR (LIght Detection And Ranging, detecção por luz e amplitude, ou alcance) dotado de capacidade de avaliação excepcionalmente alta, com possibilidades de ser suficientemente barato para poder ser colocado em automóveis médios ou mesmo compactos, já em 2008.

Em relação aos sistemas adaptivos dotados de radar, este sensor consegue detectar chuva, neblina, borrifos pesados e neve. Ele é também adaptivo, seu usuário podendo regula-la de acordo com sua preferência.

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O LIDAR, na realidade, é parte de uma rede de sistemas de ajuda ao motorista da Siemens chamado de pro.pilot, projetado para aumentar o conforto, a conveniência e a segurança dos motoristas em condições críticas.

Ele consiste de emissores de infra-vermelho, um fotodiodo como receptor que passa as informações da luz infra-vermelha invisível à eletrônica de avaliação, medindo continuamente o tempo de propagação dos raios infra-vermelhos transmitidos, indo do sensor ao veículo à frente e voltando.

Baseado nesses tempos de propagação, o sistema eletrônico calcula a distância ao veículo à frente.

A imagem eletrônica diferencia entre os diversos tipos de objetos, distinguindo automóveis, caminhões e motocicletas de objetos estacionários.

Porque ele trabalha num comprimento de onda semelhante ao da luz visível ao olho humano, consegue reconhecer restrições de visibilidade causadas pelas condições climáticas, baseando nelas as funções de alerta ao motorista e de ajuste de velocidade.

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Até hoje, os controles de distância embutidos nos ‘pilotos automáticos’ adaptivos têm tido sua instalação exclusivamente em carros muito caros – mas seus sensores de proximidade (por radar) não conseguem mensurar a visibilidade.

A Siemens VDO vem perseguindo estes objetivos de tecnologia e preço, desde 2003.

Os engenheiros e pesquisadores da Simens VDO partiram de uma idéia de que mais importante do que manter distância é reconhecer e avaliar o ambiente ao redor do veículo – e o maior desafio a interação entre o motorista e o sistema.

Esta interface homem-máquina será decisiva na aceitação ou não dos sistemas de ajuda oferecidos e na real prevenção de acidentes.

O alcance do sistema LIDAR é de 250 metros, muito perto daquele oferecido pelos sistemas de radar.

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