domingo, 6 outubro , 2024
28 C
Recife

Sensor de distância facilita dia-a-dia de motoristas

Recente lançamento da empresa DNI atua na prevenção de atropelamentos e acidentes provocados pela falta de visibilidade traseira dos carros.

Trânsito caótico, vagas escassas e motoristas estressados fazem parte, infelizmente, da rotina dos motoristas que circulam diariamente por grandes cidades como São Paulo.

- Publicidade -

Mas um aparelho tem auxiliado quem passa grande tempo dentro do carro, perde muito tempo para estacionar e, muitas vezes, se envolve em pequenas colisões.

Trata-se do sensor de distância da empresa DNI, que começa a se popularizar entre os motoristas, devido a sua capacidade de prevenir acidentes e agilizar as manobras.

Lançado este ano, o aparelho consiste em um módulo eletrônico de controle, dois sensores para serem acoplados na parte traseira do veículo e um sinalizador acústico (buzzer) para ser instalado no painel.

- Publicidade -

A partir do momento em que o motorista engata a marcha à ré, o aparelho consegue detectar, automaticamente, obstáculos a menos de dois metros.

O buzzer emite avisos sonoros, alertando o motorista que uma pessoa ou um objeto está próximo, como mostra a escala abaixo.

80 cm a 1 metro – Aproximação segura – Alerta sonoro em intervalos longos
40 a 80 cm – Aproximação cuidadosa – Alerta sonoro em intervalos curtos
10 a 40 cm – Aproximação perigosa – Alerta sonoro contínuo

- Publicidade -

O aparelho, que pode ser encontrado em lojas de acessórios automotivos, já foi aprovado por quem testou, como a empresária Daniela Steimberg, proprietária de um utilitário esportivo com estepe na parte traseira do veículo, fato que dificulta as manobras, segundo a empresária.

“É uma tranqüilidade e tanto, principalmente para quem possui um carro como o meu. Posso dar marcha à ré sem atingir outro veículo”, relata Daniela, que antes de instalar o aparelho, sempre procurava vagas maiores, para ficar longe de outros carros e evitar pequenas colisões.

“Agora estaciono com muito mais facilidade. Sem contar que o sensor também ajuda, e muito, na hora de sair da vaga. Se um pedestre passa atrás sem que a gente perceba, o equipamento também é acionado”, afirma.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT