domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Sensor de distância facilita dia-a-dia de motoristas

Recente lançamento da empresa DNI atua na prevenção de atropelamentos e acidentes provocados pela falta de visibilidade traseira dos carros.

- Publicidade -

Trânsito caótico, vagas escassas e motoristas estressados fazem parte, infelizmente, da rotina dos motoristas que circulam diariamente por grandes cidades como São Paulo.

Mas um aparelho tem auxiliado quem passa grande tempo dentro do carro, perde muito tempo para estacionar e, muitas vezes, se envolve em pequenas colisões.

Trata-se do sensor de distância da empresa DNI, que começa a se popularizar entre os motoristas, devido a sua capacidade de prevenir acidentes e agilizar as manobras.

Lançado este ano, o aparelho consiste em um módulo eletrônico de controle, dois sensores para serem acoplados na parte traseira do veículo e um sinalizador acústico (buzzer) para ser instalado no painel.

- Publicidade -

A partir do momento em que o motorista engata a marcha à ré, o aparelho consegue detectar, automaticamente, obstáculos a menos de dois metros.

O buzzer emite avisos sonoros, alertando o motorista que uma pessoa ou um objeto está próximo, como mostra a escala abaixo.

80 cm a 1 metro – Aproximação segura – Alerta sonoro em intervalos longos
40 a 80 cm – Aproximação cuidadosa – Alerta sonoro em intervalos curtos
10 a 40 cm – Aproximação perigosa – Alerta sonoro contínuo

O aparelho, que pode ser encontrado em lojas de acessórios automotivos, já foi aprovado por quem testou, como a empresária Daniela Steimberg, proprietária de um utilitário esportivo com estepe na parte traseira do veículo, fato que dificulta as manobras, segundo a empresária.

“É uma tranqüilidade e tanto, principalmente para quem possui um carro como o meu. Posso dar marcha à ré sem atingir outro veículo”, relata Daniela, que antes de instalar o aparelho, sempre procurava vagas maiores, para ficar longe de outros carros e evitar pequenas colisões.

- Publicidade -

“Agora estaciono com muito mais facilidade. Sem contar que o sensor também ajuda, e muito, na hora de sair da vaga. Se um pedestre passa atrás sem que a gente perceba, o equipamento também é acionado”, afirma.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança