sábado, 25 maio , 2024
28 C
Recife

Revisões periódicas contribuem para economia do motorista

A DPaschoal, maior rede de serviços automotivos do Brasil, alerta os motoristas sobre a importância da manutenção preventiva para veículos. Por isso, a empresa oferece o serviço de checagem automotiva gratuita aos seus clientes.

- Publicidade -

Além de conscientizar a população sobre a importância da análise preventiva das condições dos veículos para melhora no trânsito na cidade, a medida ajuda a evitar acidentes e contribui com o meio ambiente. Segundo dados da CET (Companhia de Engenharia e Tráfego), em março de 2007, foram removidos na cidade de São Paulo, uma média diária de 299 veículos com defeitos mecânicos, 101 com falhas elétricas e seis por falta de combustível.

“Os consertos inesperados, na maioria das vezes têm um gasto superior ao custo da revisão periódica e podem provocar acidentes e outros transtornos”, afirma Ricardo Pereira de Lima, gerente de Engenharia de Produtos e Serviços da DPaschoal. O condutor pode evitar os imprevistos de maneira prática e eficiente com a revisão de alguns componentes, entre eles:

Sistema de freios – essa checagem minimiza as chances de colisão por falha mecânica. Além das pastilhas e do fluido de freio, devem ser conferidos os demais componentes que, juntos, garantem a segurança dos motoristas.

Pneu – neste item, o indicativo é a profundidade do desenho da banda de rodagem. Quanto mais raso o sulco, menor a aderência ao solo.

- Publicidade -

Sem ranhuras, o pneu não se agarra ao asfalto e a água não escoa, o que eleva as chances de aquaplanagem e perda de direção quando o motorista precisa frear o veículo.

Calibragem dos pneus (inclusive o estepe) – a calibragem deve ser feita com a carga total indicada no manual do veículo. É importante lembrar que a calibragem deve ser feita no início da viagem, com os pneus ainda frios.

Rodas – é recomendável a troca quando as mesmas estão tortas, amassadas ou enferrujadas. Este equipamento em más condições pode danificar os pneus do veículo.

Palhetas do pára-brisa – em más condições, elas podem diminuir a visibilidade do condutor em dias de chuvas abundantes. É indicada a troca uma vez ao ano.

· Motor – importante conferir os níveis da água e do óleo se estão de acordo com as recomendações do fabricante. O aquecimento do motor é uma ocorrência de grande probabilidade quando os níveis não estão corretos.

- Publicidade -

Além disso, sob condições extremas, a falta de óleo pode provocar danos nos pistões e, em último caso, o motor chega a fundir. Óleos muito antigos também podem prejudicar o desempenho do motor.

· Alinhamento e balanceamento – manter o carro balanceado e alinhado é fundamental para dirigir com tranqüilidade.

Aumentar a descrição deste tópico. Suspensão – A suspensão também deve ser avaliada. O carro em alta velocidade pode perder a estabilidade se estes pontos não estiverem em ordem. Isso sem falar no desconforto que as suspensões em más condições podem causar nos passageiros.

· Equipamentos de Segurança – chave de rodas, macaco e triângulo estão no veículo e com condições de uso. Problemas com essas peças podem transformar um simples pneu furado em uma longa espera por ajuda.

· Sinalização – checar o funcionamento de lâmpadas de sinalização dianteiras e traseiras é também uma boa medida para minimizar as chances de acidentes.

· Baterias – durante o inverno é comum os condutores terem dificuldade para dar partida no motor, pois o óleo e o combustível estão mais frios e demoram mais para circular. Neste período as baterias que já estavam em más condições costumam falhar.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais