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V2V, a nova sigla do futuro próximo

V2V significa Vehile-to-Vehicle communication, comunicação veículo a veículo, e faz parte de um programa de pesquisas de três anos em conjunto com a National Highway Traffic Safety Administration, administração nacional de segurança de tráfego rodoviário.

É parte do Programa Inteligente de Sistemas de Transporte da agência, que se propõe desenvolver e avaliar sistemas automáticos permanentes de comunicação entre os veículos numa via qualquer.

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As montadoras que se aliaram ao consórcio Crash Avoidance Metric Partners, associados métricos para evitar colisões (GM, Ford, DaimlerChrysler, Toyota e Honda) ficam com 20% do custo total do projeto e o governo federal americano com o resto.

A GM já tem mais de uma dúzia de protótipos em testes de campo nos Estados Unidos e na Europa – e de acordo com Patrick Popp, diretor global de eletrônica de carroçaria e segurança, poderá ter este sistema em todos os seus veículos de produção no máximo até 2014.

O V2V é um sistema de ajuda ao motorista que evita que ele seja surpreendido pelo aparecimento ou manobra inesperada de um outro veículo a seu redor.

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O sistema transmite a localização de seu carro e monitora a posição de centenas de outros igualmente equipados, dentro de um raio de 300 metros, três vezes mais longe do que um radar tradicional, 10 vezes por segundo.

É o mesmo princípio da utilização do sistema de aproximação utilizado na aeronáutica, que por definição deve evitar que uma aeronave possa bater em outra no ar.

Isso, é claro, se algum idiota não o desligar ou andar com ele inoperante, como aconteceu com o jatinho que bateu no Boeing da Gol.

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O sistema da V2V da GM usa um transceptor no espectro 5,9 GHz, uma antena específica e um microchip que controla o sistema todo.

Para maior condição de controle do veículo, o V2V está acoplado a um sistema de controle eletrônico de estabilidade e ao excelente sistema de navegação, comunicação e rastreamento OnStar – o primeiro do mundo em produção (Cadillac, 1999) e ainda hoje muito provavelmente o melhor existente.

O V2V ‘enxerga’ ao redor de curvas e de veículos maiores (caminhões, ônibus) que estejam a seu redor, comunicando posição, velocidade e direção deles.

Quando você está chegando perto de um outro veículo à sua frente, mas as condições atmosféricas e de iluminação não permite que você o veja a tempo, o sistema lhe avisa do problema.

Se você estiver distraído, cansado ou talvez equipado demais com alguma outra coisa (celular, acompanhante etc), o sistema passa a vibrar forte seu banco e, se assim mesmo você não reagir, entra sozinho nos freios e evita a colisão.

O esquema todo não é para já, e pelo menos inicialmente será apenas para carros muito caros. Os atuais sensores são caríssimos, os radares agem somente em direção diretamente à frente (esqueça o que está à frente da curva) e são ‘burrinhos’, destinados a apenas uma função.

O V2V faz isso tranqüilamente, graças ao OnStar, que conecta o seu veículo aos satélites do GPS. Se por qualquer razão ele perder a conexão, o StabiliTrak permite que o sistema determine a posição dos mais próximos por dedução.

O espectro de 5,9 GHz foi definido pela FCC, comissão federal de comunicações americana, para o protocolo deste projeto de comunicação de curto alcance, com 10 canais reservados para ele. Alguns desses canais poderão ser reservados para trabalhos de diagnóstico, informação e entretenimento.

Fonte: TechTalk

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