segunda-feira, 2 dezembro , 2024
28 C
Recife

Conhecendo melhor a tecnologia do motor Honda de 150cc

A tecnologia está em constante evolução em todas às áreas. Nas motocicletas não poderia ser diferente. A Honda realizou um worksho sobre a tecnologia do motor de 150 cm3.

Acompanhe os detalhes dessa evolução.

- Publicidade -

Energia química que se transforma em energia térmica e depois energia mecânica – O motor de 150 cm3 da Honda possui sistema OHC (Over Head Camshaft), com seu comando de válvulas apoiado em rolamentos no cabeçote.

Seu antecessor, o OHX de 125 cm3, apresenta comando lateral e varetas para acionamento das válvulas. Essa tecnologia inovadora é proveniente de motocicletas consagradas da marca, como a CRF 450R, campeã no motocross e a importada CBR 600RR.

Uma das principais novidades do propulsor é o sistema de balancins com roletes, que diminui o atrito com o comando e alivia o esforço na abertura das válvulas, resultando em suavidade em seu funcionamento e maior durabilidade.

- Publicidade -

Para garantir o perfeito funcionamento do comando e das válvulas, a corrente que transmite o movimento da árvores de manivelas possui tensor de acionamento automático, de grande extensão, garantindo longa vida útil ao equipamento.

Vejamos os oprincipais atributos desse motor:

Menor consumo de combustível e manutenção de componentes – Devido mudanças no layout do duto e da câmara de combustão, que provoca o tamboreamento da mistura ar e combustível.

- Publicidade -

Ausência de vibração e maior durabilidade do conjunto – Sistema de balanceiro com engrenagem e amortecimento.

Melhor desempenho e força de impulsão, com menor rotação e maior economia de combustível – Nova concepção “quadrada” do motor (relação do diâmetro do pistão igual ao curso).

Praticidade, precisão e suavidade no engate das marchas – Garfos de transmissão com dois eixos independentes.

Resistência ao aquecimento no interior do pistão – Jato de óleo na parte interna do pistão para arrefecer e manter a temperatura ideal de trabalho

Moto tunada de fábrica – A Honda utiliza esse termo nas motos que recebem eixos com ressaltos e ângulos de permanência mais acentuados que proporcionam maior abertura e permanência das válvulas para admitir maior fluxo de mistura ar/combustível e expelir os gases resultantes da combustão com maior eficiência.

Motos que utilizam a nova tecnologia dos motores OHC

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno